Resumo novela “Chiquititas” 16/10 : no capítulo 546(*) da novela “Chiquititas”, resumo de terça-feira, 16 de outubro, Shirley visita Eduarda e fica irritada ao ver que Paçoca está na casa dela. Shirley lembra que ele já lhe roubou. Eduarda explica que Paçoca melhorou. Geraldo vai até a escola tentar conversar com Bia. Os dois vão até o Café Boutique. Na quadra da escola, Robson assiste ao vídeo de Thiago dançando a música “Sossego” no programa Eliana. Cintia chama Carol na diretoria do orfanato, diz que refez as contas e que não possui verba para que Carol continue a trabalhar no Raio de Luz. Lúcia sente fome e sai andando pelo orfanato até ir à cozinha. A garota se esconde ao escutar que outras pessoas estavam se aproximando. Neco vê a menina e fica tenso que as demais chiquititas a descubram.
No Café Boutique, Geraldo e Bia conversam. “Eu tinha medo que você me rejeitasse”, conta o empresário, que também desmente a história que teria abandonado a mãe dela, pois nem sabia que ela estava grávida. Os dois se emocionam. “Eu não sabia que você existia. Se eu soubesse teria ido atrás de você”, diz Geraldo que ainda pede perdão. “Me dá um tempo para pensar?”, pede Bia. “O tempo que você precisar, minha filha”. Carol vai até o escritório de Junior no Café Boutique e diz que Cintia lhe afastou do cargo de faxineira. Carol revela todas suas desconfianças sobre o esquema entre Matilde, Carmen e Cintia. Revela ainda que Matilde é irmã gêmea de Ernestina. Tobias consegue terminar de fazer a jangada. Os dois sobem na jangada e começam a remar no mar para tentar chegar em algum lugar para serem salvos.
(*) edição do SBT, Novela “Chiquititas”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Chiquititas gira em torno do orfanato Raio de Luz, que carrega em sua história um grande segredo envolvendo a família e o dono do orfanato, Dr. José Ricardo Almeida Campos. Em um período anterior à novela, exatos treze anos, sua filha Gabriela se apaixonou e ficou grávida de Miguel, filho de Valentina, empregada da casa dos Almeida Campos. Pouco depois, José Ricardo sequestrou sua neta, pois, como um homem conservador, ele não aceitava a ideia de que sua filha se envolvesse com um empregado. Como sua neta, Milena, apelidada como Mili, precisava de um lugar para morar, ele comprou um casarão e fundou um orfanato, o Raio de Luz.
Mili cresceu lá com outras garotas que chegaram posteriormente: Bia, Ana, as irmãs Tati e Vivi, e Cris. Ao decorrer dos anos, elas se tornam uma família. Elas são supervisionadas por Ernestina, zeladora do orfanato, e Chico, o cozinheiro amado pelas internas. Sofia, ex-governanta da família Almeida Campos, é a diretora do lugar, até que Carmem, irmã de José Ricardo, entre em seu lugar. Chegam ainda mais órfãos: Pata, Mosca, Binho e Rafa, que viviam nas ruas antes de entrarem na instituição. Pata e Mili tornam-se amigas rapidamente, enquanto Mosca, Binho e Rafa são os primeiros garotos a entrar no abrigo. As crianças sem-teto foram ajudadas por uma doce e bela garota que tocam e mudam a vida delas, assim como as das garotas órfãs.