Resumo novela “Chiquititas” 19/02: no capítulo 375(*) da novela “Chiquititas”, resumo de segunda-feira, 19 de fevereiro, Tati sai para encontrar Cícero e Vivi a segue. Cícero de aproxima do local do encontro, mas vê Vivi de longe e vai embora. Pata conversa com Bia e diz ter certeza de que Marian armou toda confusão. Bia concorda. Marian vai até o quarto conversar com Pata e diz que não fez nada. Pata fica brava e parte para cima de Marian. As meninas as separam. Carol apresenta as instalações do Orfanato para Helena, a nova cuidadora. Érika chega de surpresa para almoçar com Armando, se depara com Vitor e conclui que Armando a enganou o tempo todo e foi o responsável pelo roubo da receita dos bolinhos. Érika vai embora decepcionada. Érika chora no Café Boutique e conta tudo que aconteceu para Clarita. Carol apresenta Helena para os meninos, que reclama da bagunça do quarto. Vivi comenta com Mili que está desconfiada que Tati esteja encontrando Cícero e mentindo para ela. Carol continua mostrando o Orfanato para Helena, que vê Pipoca e diz não gostar de animais. Andreia chega ao Café Boutique procurando por Junior e se identifica como uma velha amiga. Junior desce para recebê-la. Eles se abraçam. Ela diz que voltou de vez para o Brasil. Helena passa as novas instruções para as crianças e os examina. Vivi deixa seu vestido em cima da cama e sai.
Marian entra no quarto com o objetivo de estragar o vestido, pega uma tesoura e quando se aproxima da fantasia Cris entra no quarto. Marian disfarça dizendo que ia fazer uns recortes para colar no caderno. Beto e Francis observam Andreia e Junior conversando. Ela pergunta se Junior já casou, ele diz que namora sério e ela comenta que ele sempre foi todo certinho. Junior fala que prefere namorar a perder tempo com pessoas erradas. Andreia pergunta se ela foi uma das pessoas erradas. Junior explica que eles tiveram um relacionamento sério, mas que infelizmente não deu certo. Ela afirma que não deu certo porque ele não quis.
Shirley vai ao Orfanato arrumar Vivi para a festa, elas conversam e Vivi diz estar preocupada com Tati, pois teme que ela esteja encontrando com o pai delas. Vivi explica que o pai era muito violento, que batia nela e em sua mãe e que até já foi preso. Shirley fica pensativa. Eduarda bagunça novamente a casa e Tobias vê. Ele pergunta o porquê ela faz isso. Eduarda diz que não gosta dele, pois ele roubou sua filha. Maria Cecília chega à sala e encontra Tobias e Eduarda discutindo. Eduarda diz que vai embora no dia seguinte. Maria Cecília pede para Tobias ser mais paciente.
(*) edição do SBT, Novela “Chiquititas”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Chiquititas gira em torno do orfanato Raio de Luz, que carrega em sua história um grande segredo envolvendo a família e o dono do orfanato, Dr. José Ricardo Almeida Campos. Em um período anterior à novela, exatos treze anos, sua filha Gabriela se apaixonou e ficou grávida de Miguel, filho de Valentina, empregada da casa dos Almeida Campos. Pouco depois, José Ricardo sequestrou sua neta, pois, como um homem conservador, ele não aceitava a ideia de que sua filha se envolvesse com um empregado. Como sua neta, Milena, apelidada como Mili, precisava de um lugar para morar, ele comprou um casarão e fundou um orfanato, o Raio de Luz.
Mili cresceu lá com outras garotas que chegaram posteriormente: Bia, Ana, as irmãs Tati e Vivi, e Cris. Ao decorrer dos anos, elas se tornam uma família. Elas são supervisionadas por Ernestina, zeladora do orfanato, e Chico, o cozinheiro amado pelas internas. Sofia, ex-governanta da família Almeida Campos, é a diretora do lugar, até que Carmem, irmã de José Ricardo, entre em seu lugar. Chegam ainda mais órfãos: Pata, Mosca, Binho e Rafa, que viviam nas ruas antes de entrarem na instituição. Pata e Mili tornam-se amigas rapidamente, enquanto Mosca, Binho e Rafa são os primeiros garotos a entrar no abrigo. As crianças sem-teto foram ajudadas por uma doce e bela garota que tocam e mudam a vida delas, assim como as das garotas órfãs.