Resumo novela “Chiquititas” 19/09 : no capítulo 527(*) da novela “Chiquititas”, resumo de quarta-feira, 19 de setembro, Matilde vai até o orfanato. Na cozinha, Carol pergunta se foi ela que fez a armação da transferência do dinheiro do orfanato para conta dela. Matilde não responde. Geraldo e Leandra vão até o orfanato buscar as crianças para a viagem para Natal. Matilde pega com Chico sua Brunilda de volta. Maria agradece Paçoca com um abraço e diz que ele é uma boa pessoa. Gabriela, que chegava ao orfanato no mesmo momento, também agradece ao garoto. Marian pede desculpa para Maria contra a vontade para agradar Gabriela. Marian aproveita que está no orfanato para envenenar Tati contra Vivi e Pata contra Duda. Carol vai até a cadeia visitar Ernestina. Gabriela leva Maria para ver a mãe no hospital. Carol pede a permissão de Ernestina para contar toda a verdade para Junior.
Erne permite que Carol conte a verdade para quem ela quiser. Ernestina revela ainda que Cintia, Carmen e Matilde sempre falavam sobre um tesouro. Gabriela conversa com a mãe de Maria. Joana chora e diz que está com medo de não resistir. A mulher diz que Maria não pode ficar sozinha com Milton e faz um apelo emocionado: “Se eu morrer, cuida da Maria pra mim?”. Gabi diz que cuidará muito bem de Maria se algo acontecer com ela. Carmen diz que Marian precisa se comportar urgentemente, pois Gabriela descobriu tudo sobre o passado dela. As chiquititas chegam em Natal, no Rio Grande do Norte. Todos correm até a orla para ver a praia.
(*) edição do SBT, Novela “Chiquititas”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Chiquititas gira em torno do orfanato Raio de Luz, que carrega em sua história um grande segredo envolvendo a família e o dono do orfanato, Dr. José Ricardo Almeida Campos. Em um período anterior à novela, exatos treze anos, sua filha Gabriela se apaixonou e ficou grávida de Miguel, filho de Valentina, empregada da casa dos Almeida Campos. Pouco depois, José Ricardo sequestrou sua neta, pois, como um homem conservador, ele não aceitava a ideia de que sua filha se envolvesse com um empregado. Como sua neta, Milena, apelidada como Mili, precisava de um lugar para morar, ele comprou um casarão e fundou um orfanato, o Raio de Luz.
Mili cresceu lá com outras garotas que chegaram posteriormente: Bia, Ana, as irmãs Tati e Vivi, e Cris. Ao decorrer dos anos, elas se tornam uma família. Elas são supervisionadas por Ernestina, zeladora do orfanato, e Chico, o cozinheiro amado pelas internas. Sofia, ex-governanta da família Almeida Campos, é a diretora do lugar, até que Carmem, irmã de José Ricardo, entre em seu lugar. Chegam ainda mais órfãos: Pata, Mosca, Binho e Rafa, que viviam nas ruas antes de entrarem na instituição. Pata e Mili tornam-se amigas rapidamente, enquanto Mosca, Binho e Rafa são os primeiros garotos a entrar no abrigo. As crianças sem-teto foram ajudadas por uma doce e bela garota que tocam e mudam a vida delas, assim como as das garotas órfãs.