Resumo novela “Chiquititas” 23/02: no capítulo 379(*) da novela “Chiquititas”, resumo de sexta-feira, 23 de fevereiro, Dr. Fernando examina o mestre Chen e constata que ele está com uma virose e desidratado. Diz também que ele precisa ir ao hospital se tratar. Maria Cecília pergunta o que Junior tem, e ele conta tudo que Andreia o revelou há pouco. Maria Cecília diz que ele precisa fazer um exame de DNA e contar toda verdade a Carol. Os meninos aproveitam que o mestre Chen saiu e arrumam toda a casa. Maria e a boneca Laura prometem proteger Pipoca de Helena. Tati e Neco entram na casa da Helena e escutam alguns barulhos, saem correndo assustados e vão embora.
Duda mente para Marian que está em dúvida, entre ela e a Pata. Shirley vai visitar Cícero, pede desculpas e diz que não quer mais se afastar, pois gosta muito dele. Mili leva uma história que Sofia contava para ler para Gabriela. A história faz Gabriela se lembrar de quando os capangas de seu pai a separaram de Miguel. Carmen dá uma carona para Mili e diz que é melhor a menina não ficar contando histórias para Gabi, pois pode piorar o quadro de sua sobrinha. Tobias recebe uma correspondência e fica pensativo.
Pata e Duda combinam de fingir que estão namorando para provocar ciúme em Marian. Helena chega em casa e percebe que alguém esteve por lá. Junior vai até a casa da Carol e conta sobre o filho. Ela fica abalada, mas o apoia. Diz que se o menino for mesmo filho dele terá que assumi-lo e ela estará ao seu lado sempre. Tobias conta para Beto que a gravadora e o ex-empresário quer processa-lo por falsidade ideológica e está pedindo uma fortuna de indenização, por causa do Tomás Ferraz. Junior pede para Andreia para fazerem o exame de DNA.
(*) edição do SBT, Novela “Chiquititas”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Chiquititas gira em torno do orfanato Raio de Luz, que carrega em sua história um grande segredo envolvendo a família e o dono do orfanato, Dr. José Ricardo Almeida Campos. Em um período anterior à novela, exatos treze anos, sua filha Gabriela se apaixonou e ficou grávida de Miguel, filho de Valentina, empregada da casa dos Almeida Campos. Pouco depois, José Ricardo sequestrou sua neta, pois, como um homem conservador, ele não aceitava a ideia de que sua filha se envolvesse com um empregado. Como sua neta, Milena, apelidada como Mili, precisava de um lugar para morar, ele comprou um casarão e fundou um orfanato, o Raio de Luz. Mili cresceu lá com outras garotas que chegaram posteriormente: Bia, Ana, as irmãs Tati e Vivi, e Cris. Ao decorrer dos anos, elas se tornam uma família. Elas são supervisionadas por Ernestina, zeladora do orfanato, e Chico, o cozinheiro amado pelas internas. Sofia, ex-governanta da família Almeida Campos, é a diretora do lugar, até que Carmem, irmã de José Ricardo, entre em seu lugar. Chegam ainda mais órfãos: Pata, Mosca, Binho e Rafa, que viviam nas ruas antes de entrarem na instituição. Pata e Mili tornam-se amigas rapidamente, enquanto Mosca, Binho e Rafa são os primeiros garotos a entrar no abrigo. As crianças sem-teto foram ajudadas por uma doce e bela garota que tocam e mudam a vida delas, assim como as das garotas órfãs.