Resumo novela “Chiquititas” 23/07 : no capítulo 485(*) da novela “Chiquititas”, resumo de segunda-feira, 23 de julho, Mosca e Pata chegam de volta ao orfanato. Chega o aniversário de Carol, mas todos dizem que não podem sair com ela. Na verdade eles estão organizando uma festa surpresa para Carol. Na clínica onde Valentina está internada, Gabriela e Simão chegam no momento em que a enfermeira da medicamentos para que ela não melhore e nem volte a falar. No hospital, Fernando presenteia Carol com um pequeno bolo de aniversário. Na clínica, Gabriela descobre que Carmen mandou essa enfermeira tomar conta de Valentina.
A mulher pede que a clínica troque essa enfermeira. A mãe de Teca vai até o orfanato. Chico e Sabrina se deparam. Chico pede para a mulher não alimentar falsas esperanças em Teca. Todos terminam de ajeitar as coisas na casa de Carol. Beto chega com Tamiris (Bruna Thedy), irmã de Tobias. Os dois estão ficando. Carmen leva Marian para tirar fotos para um falso documento com o nome de Mili. Carmen diz que Marian saberá o motivo do documento falso com o nome de Mili no tempo certo.
Todos vão até a casa de Carol para a surpresa de aniversário. Carol aceita carona de Fernando para a casa dela. Cris ainda sente raiva de Tobias, por ter criado o personagem Tomás Ferraz. Tobias conversa a sós com a menina, que era fã número um do falso cantor português. Tobias explica que naquele momento estava com muita vergonha, que tudo saiu de seu controle e pede desculpa para Cris. A Chiquitita perdoa Tobias. Sabrina diz para Teca que elas não irão morar juntas. Sabrina diz que gostou muito de lhe conhecer, mas que é melhor ela ficar no orfanato.
(*) edição do SBT, Novela “Chiquititas”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Chiquititas gira em torno do orfanato Raio de Luz, que carrega em sua história um grande segredo envolvendo a família e o dono do orfanato, Dr. José Ricardo Almeida Campos. Em um período anterior à novela, exatos treze anos, sua filha Gabriela se apaixonou e ficou grávida de Miguel, filho de Valentina, empregada da casa dos Almeida Campos. Pouco depois, José Ricardo sequestrou sua neta, pois, como um homem conservador, ele não aceitava a ideia de que sua filha se envolvesse com um empregado. Como sua neta, Milena, apelidada como Mili, precisava de um lugar para morar, ele comprou um casarão e fundou um orfanato, o Raio de Luz.
Mili cresceu lá com outras garotas que chegaram posteriormente: Bia, Ana, as irmãs Tati e Vivi, e Cris. Ao decorrer dos anos, elas se tornam uma família. Elas são supervisionadas por Ernestina, zeladora do orfanato, e Chico, o cozinheiro amado pelas internas. Sofia, ex-governanta da família Almeida Campos, é a diretora do lugar, até que Carmem, irmã de José Ricardo, entre em seu lugar. Chegam ainda mais órfãos: Pata, Mosca, Binho e Rafa, que viviam nas ruas antes de entrarem na instituição. Pata e Mili tornam-se amigas rapidamente, enquanto Mosca, Binho e Rafa são os primeiros garotos a entrar no abrigo. As crianças sem-teto foram ajudadas por uma doce e bela garota que tocam e mudam a vida delas, assim como as das garotas órfãs.