Agência FAPESP – A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) abriu inscrições para a primeira turma da pós-graduação lato sensu em Divulgação da Ciência e da Tecnologia e Promoção da Cultura Científica. As aulas terão início em 10 de agosto de 2018, com duração de três semestres. O curso de especialização é uma parceria do Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI) da UFSCar com o Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão () financiados pela FAPESP.
O objetivo do curso é contribuir para a formação de profissionais que atuem planejando, realizando e avaliando projetos e ações de divulgação científica, em formatos variados, utilizando linguagens diversas e com foco em diferentes públicos.
Um bloco de disciplinas, “Ciência para Poetas”, terá aulas sobre conceitos básicos, questões fundamentais e desafios da Física, Química, Ciências Biológicas, Filosofia e Estatística.
Outro bloco, “Poesia para Cientistas”, será composto pela teoria e prática da divulgação científica, suas linguagens (em texto, vídeo, áudio e plataformas interativas), bem como pela reflexão sobre as relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente.
Segundo os organizadores, a ideia é que os alunos participem da produção de materiais de divulgação ao longo de todo o curso, aprendendo na prática e, também, produzindo conhecimento a partir dessa prática.
Os alunos terão um semestre para a elaboração de monografias e projetos de conclusão de curso, sob orientação de professores. As disciplinas serão ministradas às sextas-feiras à noite e sábados de manhã, no campus São Carlos da UFSCar (rod. Washington Luís, s/n, São Carlos, SP).
As 21 mensalidades do curso custam R$ 500 cada uma. As inscrições estão abertas até o dia 3 de agosto e podem ser feitas pelo . São 37 as vagas oferecidas, e o processo seletivo levará em consideração currículo e carta de interesse.
Mais informações: .