Agência FAPESP – A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está com inscrições abertas para o curso de especialização no método Treinamento Corretivo Postural (TCP), que será oferecido de 14 de abril de 2018 a 27 de julho de 2019. Segundo a UFSCar, a técnica tem ajudado diversas pessoas a praticarem atividade física sem impacto e com movimentos que não lesionam o corpo. O TCP, que pode ser aplicado tanto em atividades físicas, no esporte de alto rendimento, em práticas pedagógicas ou terapêuticas e também no ambiente de trabalho, é indicado para jovens, adultos e idosos. Os exercícios podem ser realizados em academias, escolas, hospitais e clínicas de recuperação.
O treinamento busca atingir sobretudo indivíduos sedentários, com dores, tímidos e sem preparo físico. A prática do método melhora o sistema cardiorrespiratório, o gasto calórico aliado à liberação de endorfina, perda de gordura, ganho de força, maior eficácia na prevenção de doenças, menos cansaço e, consequentemente, um melhor condicionamento físico.
Vários estudos sobre os benefícios do TCP foram realizados no Laboratório de Nutrição e Metabolismo aplicados ao Exercício da UFSCar, com coordenação da professora , do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana (DEFMH) da UFSCar.
O curso é semipresencial e dividido em quatro módulos, com carga horária total de 396 horas e 12 encontros presenciais. Os custos são para matrícula de R$ 350, com vencimento em 14 de abril, e mais 14 parcelas de R$ 350, com vencimento da primeira parcela em 10 de maio.
As inscrições podem ser feitas pelo . As aulas presenciais serão ministradas nas dependências do DEFMH da UFSCar (rod. Washington Luís, s/n, São Carlos, SP) e empresas parceiras.
Mais informações: .