Agência FAPESP – A USP lançou a para seleção de pós-graduandos utilizando o exame internacional Graduate Record Examination (GRE). A iniciativa é resultado de uma com a FAPESP. O GRE é um exame de proficiência que avalia a capacitação do candidato para ingresso em diferentes tipos de cursos e seu potencial de sucesso.
O exame permite avaliar habilidades como raciocínio verbal, raciocínio quantitativo e escrita analítica. A FAPESP disponibilizará bolsas de Doutorado Direto para os candidatos, de quaisquer áreas, que, submetidos ao GRE e à avaliação específica, obtiverem a maior pontuação. Seus orientadores deverão ser pesquisadores responsáveis ou pesquisadores principais em modalidades de auxílio apoiados pela FAPESP que incluam a concessão de Bolsas como Item Orçamentário (BCO).
Os programas de pós-graduação da USP que desejarem aderir ao convênio devem preencher um no site da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) até 15 de março. Para ser elegível, é preciso ter obtido conceito 5, 6 ou 7 na avaliação quadrienal 2017 da Capes e ter uma página web em inglês com orientações aos estrangeiros interessados.
Ao se inscrever no GRE General Test, o candidato deve indicar o DI Code 2348. A instituição que gerencia o exame enviará a pontuação dos candidatos à PRPG, que disponibilizará as informações aos programas de pós-graduação participantes.
O GRE é dividido em seções que avaliam as habilidades de raciocínio verbal, raciocínio quantitativo e escrita analítica. Para serem selecionados, os candidatos deverão ter escores iguais ou superiores a 155 (Verbal reasoning), 158 (Quantitative reasoning) e 4.0 (Analytical writing).
O prazo para a realização do teste é 15 de março, mas os candidatos que já possuírem escores de testes anteriores, a partir de 1º de janeiro de 2017, também são elegíveis. Os resultados dos exames prévios devem ser enviados até o dia 31 de março de 2018 pelo formulário.
O teste é utilizado como critério de admissão em diversos programas internacionais em mais de 160 países. Na primeira chamada, 48 programas de pós-graduação da USP utilizaram as notas do GRE como parte do processo de seleção.
Mais informações: [email protected].