Novela “A Terra Prometida” resumo 13/02: no capitulo 144 (*) da novela, quarta-feira, 13 de fevereiro, Elói diz não aguentar mais viver sob o mesmo teto de Mara. Kalu consegue libertar Kira das garras de Zaíra. Aprisionado, Talmal conversa com as crianças do acampamento. Darda aconselha Ruth a se acalmar e aguardar a hora certa para engravidar. Tiléia nota que Orias sumiu. Rune e Livana fazem planos para o futuro. O exército hebreu avança em direção à entrada da cidade. Amedrontados, os moradores correm tentando se esconder. Os guerreiros de Israel arrombam os portões de Ai.
Yussuf grita tentando incentivar os soldados. Melina conversa com Najara e diz que o momento é propício para uma fuga. Com medo, Durgal lamenta a chegada do povo inimigo. Kalu aconselha Tiléia a pedir proteção ao Senhor dos hebreus. Salmon e Quenaz lutam com soldados cananeus e alguns moradores. Kamir chega e começa a lutar com Salmon. Yussuf consegue matar um guerreiro hebreu. Salmon estranha a dificuldade em vencer os homens de Ai. Chaia pede para Deus proteger seu marido.
Kamir ordena que os oficiais continuem lutando contra os hebreus. Tobias tem dificuldade em vencer um soldado inimigo. Yussuf luta com Zaqueu. O arqueiro se assusta ao ver que suas armas não estão suportando o combate. Tobias observa e sorri vitorioso. Yussuf, com um único golpe, consegue quebrar a espada de Zaqueu. O general então enterra a espada no peito do arqueiro. Tobias fica satisfeito.
Salmon se aproxima e tenta amparar o companheiro. Desesperado, ele pede ajuda a Tobias. O Monstro Hebreu se aproxima, finge preocupação e pede para outros guerreiros ajudarem Zaqueu. Tiléia conversa com Kira e tenta explicar sua situação com Arauto. Gibar e Melquias entram na hospedaria e roubam o ouro de Zaíra. Desesperado, Durgal ordena que os súditos formem uma barreira diante dele. O soberano pede para Arauto fingir ser o rei caso os hebreus cheguem à sala do trono. Josué demonstra preocupação devido à conversa que teve com Eleazar.
O líder pede para Elói avisá-lo assim que avistar os guerreiros hebreus retornando. O exército de Israel começa a levar a pior na batalha. Salmon avisa que é preciso recuar. Yussuf provoca Iru e consegue desarmar o jovem guerreiro. Isaque e Temá se mostram surpresos com a derrota. Orias encontra com Salmon e pede para dar um recado à Milah. O guerreiro aconselha Orias a retornar para o acampamento. O sapateiro avisa que não pode voltar para Gilgal. Yussuf desiste de matar Iru e decide aprisionar o guerreiro hebreu.
Zuma tenta correr para socorrê-lo, mas é impedido por outros soldados cananeus. O exército de Israel abandona o reino de Ai. Desacordado, Zaqueu é levado por outros guerreiros. Kamir chega até a sala do trono e avisa que estão derrotando os hebreus. Ravena diz que seus deuses jamais os abandonariam. O prefeito avisa que irão atrás dos hebreus para aproveitarem o momento e guerrearem em campo aberto. As mulheres hebreias aguardam ansiosas pelos guerreiros. Iru é levado para a masmorra do palácio. Durgal avisa que partirá com os oficiais em busca dos guerreiros hebreus que fugiram. Alguns chefes tribais criticam a estratégia usada por Josué.
(*) edição da Rede Record, Novela “A Terra Prometida”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
“A Terra Prometida” – Após a morte de Moisés, Josué é o novo líder dos hebreus. Ele é um guerreiro experiente, dotado de coragem, determinação e de uma fé poderosa. Mas não é tarefa fácil conduzir um povo ao seu destino! Com seus aliados mais próximos e de confiança, o sacerdote levita Eleazar e o líder da tribo Judá Calebe, Josué tem que cumprir uma difícil missão ordenada por Deus: comandar as doze tribos de Israel na conquista de Canaã, “A Terra Prometida”.