Novela “Cordel Encantado”: A história começa com uma profecia. Em Brogodó, pequena cidade no sertão do Nordeste, o pregador Miguezim (Matheus Nachtergaele), santo para uns, mendigo e louco para outros, tem um sonho. Nele, uma bola de fogo aparece no céu em uma noite escura e cai na mata do sertão. O fogo se espalha e a devasta. De manhã, no meio das cinzas, a chuva faz brotar uma pequena e delicada flor vermelha: a açucena, ou lírio. Miguezim acredita que o sonho seja um aviso. Segundo ele, está para surgir um rei no sertão, que transformará tristeza em alegria; fome em fartura.
Quem também tem esse sonho é o monarca Augusto (Carmo Dalla Vecchia). A diferença é que ele está do outro lado do Atlântico, na velha Europa, mais precisamente no reino de Seráfia do Norte. Ao acordar angustiado, ele procura o conselheiro Amadeus (Zé Celso Martinez) para ajudá-lo a decifrar o significado do sonho. O velho sábio lhe diz que as imagens representam uma longa viagem que Augusto fará ao hemisfério sul. Ele conta que, nessa viagem, haverá um conflito que o fará deixar por lá um bem precioso, mas que, graças a isso, esse lugar tão longínquo finalmente poderá conhecer a felicidade e a justiça.
É em Seráfia do Norte que nasce a protagonista dessa história: a princesa Aurora Catarina Ávila de Seráfia (Bianca Bin), filha de Augusto e da rainha Cristina (Alinne Moraes). E esse nascimento ganha ares de milagre, pois pode trazer a solução para os conflitos entre reinos vizinhos e inimigos. A cisão entre Seráfia do Norte e Seráfia do Sul, em guerra há anos, ocorreu após uma revolução popular, e, desde então, os dois reinos vivem conflitos que parecem não ter fim. O acordo para o término dos combates é selado no leito de morte do rei Teobaldo (Thiago Lacerda), monarca de Seráfia do Sul.
Vendo o marido muito ferido, depois de mais uma terrível batalha, a rainha Helena (Mariana Lima) vai ao castelo inimigo amaldiçoar toda a família do rei Augusto. Faz isso grávida de Inácio (Maurício Destri) e acompanhada de seu filho mais velho, Felipe (Jayme Matarazzo). O monarca se comove com a dor de Helena e, por sugestão de Cristina, propõe um acordo a Teobaldo, ferido mortalmente: seus primogênitos Aurora e Felipe devem se casar quando atingirem a maior idade, unificando e trazendo paz aos dois estados. Teobaldo aceita o acordo e morre logo depois. As duas crianças são apresentadas publicamente como os futuros reis de Seráfia.
Autor: Thelma Guedes e Duca Rachid
Escrita por: Duca Rachid, Thelma Guedes e Thereza Falcão
Colaboração: Manuela Dias e Daisy Chaves
Direção: Amora Mautner, Gustavo Fernandez, Natalia Grimberg e Thiago Teitelroit
Direção-geral: Amora Mautner
Direção de núcleo: Ricardo Waddington
Período de exibição: 11/04/2011 – 23/09/2011
Horário: 18h
Nº de capítulos: 143
Fonte Rede Globo “Cordel Encantado”