Novela “Cordel Encantado”: Virtuosa (Ana Cecília Costa) e Euzébio (Enrique Diaz) estão preocupados que o Rei descubra que Açucena é a princesa de Seráfia. Eles a levam para um retiro espiritual em um convento. Açucena (Bianca Bin) fica com saudade do noivo, foge do convento e é acolhida por Bartira (Andréia Horta). Seus pais aparecem no local e lhe cobram uma explicação. Jesuíno (Cauã Reymond) espera do lado de fora da casa e Euzébio diz para a filha: “Tá. Esse homem quase morreu quando soube que tu tinha caído do cavalo”. Os noivos ficam a sós, e Jesuíno pergunta por que Açucena resolveu fugir no meio da noite. Ela confessa que ficou com medo de perdê-lo para a filha do prefeito e Jesuíno declara: “Sou todinho seu, meu amor. Sempre fui e sempre vou ser!”, ele diz.
Euzébio e Virtuosa voltam para o quarto e a filha pede para voltar para Brogodó. Virtuosa sabe que o Rei continua a procura da filha e, sem explicar o motivo verdadeiro para Açucena diz que ela deve ficar em Vila da Cruz: “Já falamos com Bartira. E ela deixou você ficar aqui até ficar boa por completo”. Jesuíno se despede da noiva e a beija. Escondido, Herculano (Domingos Montagner) espia o filho com a noiva e fica tocado com a cena.
Sinopse “Cordel Encantado”: Augusto e sua rainha vivem uma vida harmoniosa e feliz, sem imaginar que estão cercados por dois vilões: Úrsula (Débora Bloch), cunhada do rei, e Nicolau (Luiz Fernando Guimarães), o atrapalhado mordomo da corte. A bela, elegante e sofisticada duquesa é a pessoa mais perigosa e falsa de todo o reino. Ajudada por Nicolau, seu amante, Úrsula deseja se tornar rainha. E a viagem a Brogodó é a chance que a duquesa sempre quis para se livrar de Cristina e da princesa.
A sede de poder da dupla de vilões é crescente: no Brasil, para onde se muda com a corte europeia, o casal continua a planejar e executar planos para conseguir o que quer. No decorrer da novela, revela-se que Lady Cecília (Sofia Terra), que Úrsula criava como sobrinha, é filha da vilã com o general Baldini (Emílio de Mello), militar do exército de Seráfia do Norte.
Fonte Rede Globo “Cordel Encantado”