Novela “Cordel Encantado”: Herculano (Domingos Montagner) caiem uma emboscada e se esconde da volante na sala de projeção. O cinema é tomado pelos policiais e Timóteo (Bruno Gagliasso). Padre Joaquim (Genézio de Barros) entra para tentar negociar a rendição do capitão e trocar de lugar com as crianças.
Já dentro da sala de projeção, Padre Joaquim tenta convencer o Rei do Cangaço a se entregar, afinal, ele está muito ferido.
Herculano consente que as crianças saiam, mas não aceita se entregar. Elas saem acompanhadas de Genaro (Wagner Molina). Comovida com o estado do capitão, Maria Cesária (Lucy Ramos) resolve ficar.
Com calma, Padre Joaquim conversa com o cangaceiro, mas ele está irredutível. Maria Cesária argumenta: “Não desista de viver, Capitão. O senhor precisa de mais tempo pra convencer seu filho da nobreza de sua luta! (…) Jesuíno podia ser um grande capitão, igual ao senhor”.
Ele se comove com as palavras da cozinheira e decide: “(…) A moça ta certa. Não posso morrer sem me acertar com meu filho. Padre, eu vou me entregar”.
Padre Joaquim avisa que eles vão sair e o tenente promete não atacar. Mas, maldoso, ele fala baixo para seus soldados: “Assim que ele sair, passem fogo no desgraçado”.
Mas o que eles não esperavam é que Maria Cesária se colocaria na frente do capitão, impedindo que atirassem nele. Todos ficam surpresos e ameaçam a moça, até que Rei Augusto (Carmo Dalla Vecchia) chega e ordena que abaixem as armas.
Herculano se entrega e deixa que o levem para a prisão.
—
Destaques
—
Sinopse “Cordel Encantado”: Augusto e sua rainha vivem uma vida harmoniosa e feliz, sem imaginar que estão cercados por dois vilões: Úrsula (Débora Bloch), cunhada do rei, e Nicolau (Luiz Fernando Guimarães), o atrapalhado mordomo da corte. A bela, elegante e sofisticada duquesa é a pessoa mais perigosa e falsa de todo o reino. Ajudada por Nicolau, seu amante, Úrsula deseja se tornar rainha. E a viagem a Brogodó é a chance que a duquesa sempre quis para se livrar de Cristina e da princesa.
A sede de poder da dupla de vilões é crescente: no Brasil, para onde se muda com a corte europeia, o casal continua a planejar e executar planos para conseguir o que quer. No decorrer da novela, revela-se que Lady Cecília (Sofia Terra), que Úrsula criava como sobrinha, é filha da vilã com o general Baldini (Emílio de Mello), militar do exército de Seráfia do Norte.
Fonte Rede Globo “Cordel Encantado”