O clima é de guerra na novela “Cordel Encantado“. Depois de fazerem um acordo com Timóteo (Bruno Gagliasso), Augusto (Carmo Dalla Vecchia) e Jesuíno (Cauã Reymond) levam o coronel de volta ao palácio para que ele, Úrsula (Débora Bloch) e Baldini (Emilio de Mello) se entreguem. O rei declara: “Vamos terminar de uma vez com isso! Minha parte do acordo foi cumprida. Úrsula e Baldini, se entreguem!”
O general e a duquesa se rendem sem nenhuma resistência, cumprindo a parte deles da combinação. “A partir de agora estamos em suas mãos”. Jesuíno desarma Baldini, e Augusto ordena que os prisioneiros sejam levados para delegacia. “…Úrsula, e Baldini serão julgados em Seráfia. Já Timóteo ficará a cargo da justiça brasileira. Até a partida da corte, vocês ficarão detidos na delegacia.”
Os três continuam aceitando todas as ordens do rei, mas Jesuíno fica desconfiado e sugere que Augusto faça uma vistoria no palácio. Dora (Nathalia Dill), que está vestida como Fubá, concorda com o jovem e diz que eles podem ter armado alguma arapuca. O rei ordena que os cangaceiros revistem o local. Neste momento, são surpreendidos pelo Tenente Arueira e os soldados da volante, saindo de diversos cantos da casa.
Augusto, Jesuíno e os outros ficam surpresos, e Timóteo anuncia: “Vocês estão presos!” A volante parte pra cima deles, e Baldini pega sua arma de volta. Um dos soldados segura Açucena, vestida de Cocada, e a empurra. A jovem troca um olhar apavorado com Cícero (Miguel Rômulo) e fala baixo: “E agora, Ciço? O que eu faço?” Jesuíno reconhece Açucena e fica desesperado.
O tenente ordena que seus homens amarrem e conduzam os novos prisioneiros para a delegacia. Jesuíno não tira o olho de Açucena, que também está sendo amarrada com os demais, e tenta pensar em um jeito de salvar a jovem.
Rei Augusto e Petrus viram escravos de Timóteo
Os dois são obrigados a fazer trabalhos pesados
Timóteo (Bruno Gagliasso) chega na fazenda, levando Augusto (Carmo Dalla Vecchia) e Petrus (Felipe Camargo) como prisioneiros. O coronel chama Efigênia (Berta Loran), Úrsula (Débora Bloch), Carlota (Luana Martau) e Fausto (Renato Góes) para verem o destino dos prisioneiros: Augusto e Petrus serão submetidos a trabalhos forçados, a começar por carregar pedras. Todos ficam indignados com o castigo.
Sinopse “Cordel Encantado”: Augusto e sua rainha vivem uma vida harmoniosa e feliz, sem imaginar que estão cercados por dois vilões: Úrsula (Débora Bloch), cunhada do rei, e Nicolau (Luiz Fernando Guimarães), o atrapalhado mordomo da corte. A bela, elegante e sofisticada duquesa é a pessoa mais perigosa e falsa de todo o reino. Ajudada por Nicolau, seu amante, Úrsula deseja se tornar rainha. E a viagem a Brogodó é a chance que a duquesa sempre quis para se livrar de Cristina e da princesa.
A sede de poder da dupla de vilões é crescente: no Brasil, para onde se muda com a corte europeia, o casal continua a planejar e executar planos para conseguir o que quer. No decorrer da novela, revela-se que Lady Cecília (Sofia Terra), que Úrsula criava como sobrinha, é filha da vilã com o general Baldini (Emílio de Mello), militar do exército de Seráfia do Norte.
Fonte Rede Globo “Cordel Encantado”