Resumo da novela “Abismo de Paixão” em 23/12: no capítulo 085(*) da novela, segunda-feira, 23 de dezembro, Lúcio diz a Malu que não é justo que Almerinda e Ramiro tenham despedido Bráulio da processadora. Florência vai à casa de Elisa informar que se casou com Damião, mas se surpreende quando Elisa diz que ela e Damião não são irmãos. Elisa se surpreende quando Florência diz que Almerinda pensa que a mulher que a atacou é ela. Almerinda se zanga quando Florência diz que se casou com Damião no civil. Almerinda diz a Florência que Damião já sabe que Elisa não é sua irmã. Florência diz à sogra que isso não pode ser, pois Elisa assim fará até o impossível para tirar Damião dela. Na cadeia, Horácio pede a Bráulio que cuide de Dolores, já que Ramiro quer lhe fazer mal. Bráulio promete que a protegerá com sua própria vida.
Betânia as expulsa, mas Henrique interrompe a mãe e diz que elas são suas convidadas. Edmundo diz a todos os convidados que Sabrina não se casará. Ela diz a Edmundo que o odeia e vai embora. Betânia sai atrás dela. Gael pede assinaturas a Damião para que não transfiram o Padre Lupe para outra paróquia. Bráulio faz Vicente acreditar que Ramiro esteve pendente de sua saúde. Vicente se alegra porque pensa que Ramiro começou a gostar dele. Gael convida Bráulio para trabalhar com Elisa. Na processadora, Damião despede Ramiro e pede a Malu que faça o acerto de contas com ele. Ramiro diz que falará com Almerinda para voltar a seu posto. Damião diz que ele jamais voltará a trabalhar na processadora, e que Bráulio ficará em seu lugar, porque ele sim é trabalhador.
Ramiro visita Almerinda na fazenda. Ela o diz que Elisa e Gael invadiram a fazenda e a machucaram. Carmen e Elisa discutem, pois Elisa não aceita que Carmen tire as lembranças de seu pai da casa. Elisa e Gael se encontram e ele a pede em casamento. Elisa, fragilizada, aceita. Gael apressa todos os tramites para se casar o mais rápido possível com Elisa, e pede ao Padre Lupe que os case antes de ser transferido. Ingrid exige que Guido junte o dinheiro o mais rápido possível para que assim ela o entregue as provas de que quem fraudou a processadora foi Ramiro. Dolores visita Horácio na cadeia, para perguntar lhe sobre a morte de Augusto, já que o Padre Lupe pensa que Carmen foi quem o matou. Horácio pede a Dolores que ela se afaste da fazenda, já que Carmen e Ramiro são muito maus. Carmen se surpreende quando Elisa comenta por telefone que se casará dentro de três semanas com Gael.
(*) edição do SBT, Novela “Abismo de Paixão”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
“Abismo de Paixão”- Augusto Castañón (Alejandro Camacho) e Estefânia Bouvier de Castañón (Ludwika Paleta) são pais de Elisa (Angelique Boyer). Com eles vive Carmen Bouvier (Sabine Moussier), irmã mais velha de Estefânia e que vai fugir do povoado com Rogério Arango (César Évora), esposo de Almerinda Arango (Blanca Guerra) e pai de Damião (David Zepeda), melhor amigo de Elisa. Almerinda descobre e alerta a Augusto.
Por sua parte, Estefânia tenta impedir Rogério a não abandonar sua família, mas devido ao intempérie da chuva, ambos morrem em um acidente de carro. Carmem aproveita o fato para fazer Augusto acreditar que sua esposa era infiel. Augusto, por despeito, casa-se com Carmem, apesar de não estar apaixonado por ela e nem amá-la. Carmem está grávida de Rogério, mas mente para Augusto, dizendo que o filho é dele.
Querendo bater em Elisa, Carmem escorrega e cai na piscina da casa, causando morte súbita ao bebê. Por sua parte, Almerinda decide mandar a Damião para fora do povoado a estudar para separá-lo de Elisa de quem é muito amigo, amizade que ela não vê com bons olhos, após inocentemente os dois fugirem juntos.