Resumo novela “As Aventuras de Poliana” 08/02 : no capítulo 193(*) da novela, resumo de sexta-feira, 08 de fevereiro, Débora vai à padaria e Afonso senta-se com ela, aproveitando para tirar satisfação sobre a conversa que ambos tiveram em casa. Lorena, Gael, Mario e Benício armam um plano para que o piquenique que Claudia e Durval combinaram de fazer seja atrapalhado. Hugo e Éric se reconciliam. Afonso leva um belo buquê de flores para Luísa e tenta agradá-la de todas as maneiras possíveis. Verônica, Arlete e Gleyce vão até a padaria e Durval repara atentamente no colar e no anel que as esposas de Roger e de Lindomar estão usando.
Luísa tranquiliza Afonso, dizendo que não vai deixá-lo para ficar com Marcelo. Os capangas que seguiram João invadem a casa de Marcelo e, feijão, furioso, late para eles. O debate entre as chapas Contente e Universo jovem tem início. João e Hugo se apresentam como novos membros da chapa Universo Jovem. Durval conta para Luísa e Afonso que viu duas mulheres com joias idênticas às de sua mãe. Débora chega e dá de cara com os capangas dentro de sua casa. Um deles é aquele para quem ela encomendou as ameaças que Luísa estava sofrendo, e os dois se reconhecem.
Sérgio pede um aumento para Roger. As propostas da chapa Contente se destacam no debate. João discute com Poliana em meio ao debate, e ela fica magoada, mas responde à altura. A chapa Contente vence o debate graças ao discurso emocionante de Poliana. Hugo diz que, para Éric provar que realmente voltou a ser seu amigo, terá que aprontar uma zoeira “das boas” com Paola. Luísa vai até o ateliê de Glória e conta sobre a desconfiança sobre as joias que Verônica e Arlete estavam usando. Glória se propõe a resolver o problema “esta noite”.
(*) edição do SBT, Novela “As Aventuras de Poliana”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Poliana é uma menina extrovertida e de bom coração que viajava o Brasil com seus pais, Lorenzo e Alice, no grupo circense Trupe Vagalume. Aos onze anos a garota vê seu mundo desabar quando seus pais falecem e ela tem que ir morar em São Paulo com sua tia Luísa, uma mulher rica e severa, a qual ela não conhecia e que não queria cuidar dela, embora sinta que é sua obrigação pela alma de sua irmã. Apesar do jeito da rigidez da tia, Poliana decide ter uma visão positiva e inabalável da vida, mesmo nos momentos de dificuldade, tentando levar um pouco de felicidade para a vida de cada um dos seus novos amigos e vizinhos, como o Sr. Pendleton, um homem rico e infeliz por nunca ter tido filhos. Ela vai estudar no colégio de Ruth, uma diretora de bom coração que a ajuda a se adaptar, mas tem que lidar com as vilanias de Mirela, garota mais velha que não aceita perder a popularidade para uma novata.