Resumo novela “As Aventuras de Poliana” 23/01 : no capítulo 181(*) da novela, resumo de quarta-feira, 23 de janeiro, ao chegar em casa, Débora briga com Marcelo por conta do que houve na padaria. Poliana vai visitar Sr. Pendleton e demora. Luísa fica furiosa. Durval e Claudia conversam pelo telefone sobre o jantar e Lorena interrompe, desligando de maneira mal educada. Poliana pede a Sr. Pendleton que ele a ajude a pensar em uma solução para que Bento entre na escola Ruth Goulart. Marcelo convida João para ir até a galeria de sua mãe. Raquel e Brenda chegam na casa de Guilherme. Luísa chega furiosa à casa de Sr. Pendleton para buscar Poliana, junto com Afonso. Guilherme e as meninas fazem a gravação do trabalho de Marcelo na mesa do jantar e Roger as expulsa de casa, furioso.
Luísa grita com Sr. Pendleton dizendo que Poliana “não é nada dele” e leva a menina, aos berros. Marcelo pede para Glória explicar a João que nem todas as famílias brigam e são infelizes. O menino está angustiado, pois, além de ver Marcelo e Débora brigando, lembra de como era a situação de seus pais. Sr. Pendleton envia Sara até a casa de Luísa e assiste, por vídeo, toda a bronca que ela dá na sobrinha. Afonso volta à casa de Sr. Pendleton e o ameaça, dizendo que se ele se aproximar novamente de Poliana, “quebrará a cara dele”.
Rato e seus capangas encurralam Jefferson e exigem que ele entregue a chave da padaria. O rapaz nega. Luísa tenta se acertar com Poliana, explicando o porquê a repreendeu. Sr. Pendleton pede para Sara preparar uma ficha completa de Afonso. Lorena, que está sozinha em casa, ouve um barulho alto vindo da padaria e fica nervosa. Jefferson chega todo machucado em casa. Ciro fica furioso e quer tomar providências. Roger repreende Guilherme e o manda arrumar um emprego para começar a pagar suas próprias contas.
(*) edição do SBT, Novela “As Aventuras de Poliana”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Poliana é uma menina extrovertida e de bom coração que viajava o Brasil com seus pais, Lorenzo e Alice, no grupo circense Trupe Vagalume. Aos onze anos a garota vê seu mundo desabar quando seus pais falecem e ela tem que ir morar em São Paulo com sua tia Luísa, uma mulher rica e severa, a qual ela não conhecia e que não queria cuidar dela, embora sinta que é sua obrigação pela alma de sua irmã. Apesar do jeito da rigidez da tia, Poliana decide ter uma visão positiva e inabalável da vida, mesmo nos momentos de dificuldade, tentando levar um pouco de felicidade para a vida de cada um dos seus novos amigos e vizinhos, como o Sr. Pendleton, um homem rico e infeliz por nunca ter tido filhos. Ela vai estudar no colégio de Ruth, uma diretora de bom coração que a ajuda a se adaptar, mas tem que lidar com as vilanias de Mirela, garota mais velha que não aceita perder a popularidade para uma novata.