Resumo novela “Cordel Encantado” 13/02 : no capítulo 022 (*) da novela, resumo de quarta-feira, 13 de fevereiro, Jesuíno se enfurece ao descobrir que Timóteo não cumpriu o acordo que fez com os colonos. Herculano procura Úrsula. Jesuíno monta um bando para derrotar Timóteo. Rosa ouve a conversa de Jesuíno com seu bando. Zóio-Furado se enfurece ao ver Úrsula e Herculano juntos. Jesuíno tenta resistir a Açucena. Rosa sugere que Dora se junte ao bando de Jesuíno para tentar conquistá-lo. Todos no palácio ficam indignados com a atitude de Timóteo em prender Antônia. Herculano se preocupa ao saber que Jesuíno e Açucena marcaram a data do casamento.
Úrsula ameaça contar a Herculano sobre a traição de Zóio-Furado e ele se intimida. A duquesa garante a Nicolau que vai assumi-lo e revelar que eles são os pais de Cecília. Dora pede para entrar no bando de Jesuíno. O carro de Penélope quebra e Bel se oferece para levá-la até a cidade. Jesuíno pensa em roubar a comida de Timóteo e entregar para os colonos. Penélope e Bel encontram Farid na estrada. Lilica vê o depósito vazio e avisa a Timóteo. Jesuíno e seu bando são surpreendidos distribuindo a comida de Timóteo para os colonos.
Tibungo tenta repreender os colonos, mas se sensibiliza com os lamentos de Sessé. Jesuíno enfrenta Timóteo, mas cai do cavalo e Fubá o ajuda. Felipe e Inácio criticam Patácio e Ternurinha por achar natural que Antônia fique presa em casa. Timóteo exige que Tibungo invada a casa dos colonos para reaver a comida que foi roubada. Augusto e Baldini tentam convencer Úrsula a deixar que Cecília frequente a escola. Rosa procura Dora e simula espanto ao saber que a fazenda de Timóteo foi saqueada.
Jesuíno conta para Açucena que foi salvo por um desconhecido. Dora comenta com Galego que precisa se disfarçar de homem para que Jesuíno a deixe entrar no bando. Timóteo manda Batoré prender todos os seus empregados. Jesuíno pensa em libertar os colonos. Herculano aceita Cícero em seu bando. Bel conta para o capitão o que ouviu na cidade. Farid decide deixar Brogodó. Galego leva Dora, que usa o codinome Fubá, para participar do novo ataque do bando e Jesuíno se surpreende.
(*) edição da Rede Globo, Novela “Cordel Encantado”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “Cordel Encantado”: Vendo o marido muito ferido, depois de mais uma terrível batalha, a rainha Helena (Mariana Lima) vai ao castelo inimigo amaldiçoar toda a família do rei Augusto. Faz isso grávida de Inácio (Maurício Destri) e acompanhada de seu filho mais velho, Felipe (Jayme Matarazzo). O monarca se comove com a dor de Helena e, por sugestão de Cristina, propõe um acordo a Teobaldo, ferido mortalmente: seus primogênitos Aurora e Felipe devem se casar quando atingirem a maior idade, unificando e trazendo paz aos dois estados. Teobaldo aceita o acordo e morre logo depois. As duas crianças são apresentadas publicamente como os futuros reis de Seráfia.
Seguindo a interpretação onírica feita por Amadeus, uma longa viagem começa a ser planejada. Zenóbio Alfredo (Guilherme Fontes), botânico de Seráfia do Norte, que estava no Brasil envolvido com pesquisas científicas, traz ao rei notícias de um tesouro, escondido em terras tropicais pelo fundador do reino, Dom Serafim. O botânico sugere que o rei financie uma expedição a Brogodó, e Augusto, amante das ciências e das aventuras, não só concorda com a ideia como faz questão de liderar a empreitada. O rei só não contava que sua esposa, a rainha Cristina, resolveria acompanhá-lo, levando consigo a pequena Aurora.