Resumo novela “Cordel Encantado” 28/01 : no capítulo 010(*) da novela, resumo de segunda-feira, 28 de janeiro, Um menino avisa a Virtuosa e Euzébio que sua filha foi encontrada e Bel ouve. O cangaceiro conta para Herculano o que descobriu e o capitão tenta lembrar onde ouviu o nome de Açucena. Dora se consola com Téinha. Inácio pensa em como se casará com Antônia. Augusto dá dinheiro para Patácio e Inácio vê. Herculano suspeita que Açucena seja a princesa. Nidinho sugere que as crianças levem a comida de Cesária para ser analisada no laboratório. Açucena e Jesuíno se reconciliam. Virtuosa decide ficar em Vila da Cruz com a filha. Herculano é incentivado por Cândida a não contar quem é a filha de Augusto para Úrsula. Inácio rouba o dinheiro que Patácio guardou em seu escritório. Carlota pede que Fausto lhe dê um presente. Patácio descobre que o dinheiro sumiu e Ternurinha acusa Cesária de tê-lo roubado. Timóteo desconfia da proteção que Januário e Herculano dão a Jesuíno. Bel entrega um bilhete para Úrsula avisando que ela terá notícias da princesa. Herculano revela para Augusto que descobriu onde está sua filha.
Notícias relacionadas:
Herculano manda Zóio-Furado levar o rei e sua comitiva ao encontro da princesa. Úrsula vai atrás de Bel para saber mais detalhes sobre o bilhete que recebeu. Dulcina, Zig, Cecília, Juca e Nidinho entram no laboratório de Zenóbio. Efigênia intervém por Cesária, que chora ao ser acusada de roubo por Ternurinha e Patácio. Inácio entrega o dote a Januário para poder se casar com Antônia. Um homem misterioso entra no laboratório e pega a comida que as crianças estavam analisando.
Zefa e Cândida afirmam a Augusto que a princesa não sobreviveu e Nicolau desconfia. Açucena não entende por que Virtuosa não quer voltar para casa. Timóteo procura Açucena no convento, mas não a encontra. Nicolau vê Cândida e Zóio-Furado falando com Zefa e descobre a farsa que armaram. Batoré manda Paçoca levar Cesária para a cela. Amália sai com Juca e Galego para ajudar a filha. Felipe fica atordoado ao saber que o prefeito foi roubado.
Augusto invade a delegacia para falar com Cesária e afirma que vai tirá-la de lá. Felipe confidencia a Dora que acredita ter sido seu irmão quem pegou o dinheiro do prefeito e os dois impedem Inácio de entregar o dinheiro ao coronel. Cândida fala para Herculano que não vê a hora de Jesuíno e Açucena se juntarem ao cangaço. Nicolau afirma a Úrsula que a princesa está viva.
(*) edição da Rede Globo, Novela “Cordel Encantado”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “Cordel Encantado”: Vendo o marido muito ferido, depois de mais uma terrível batalha, a rainha Helena (Mariana Lima) vai ao castelo inimigo amaldiçoar toda a família do rei Augusto. Faz isso grávida de Inácio (Maurício Destri) e acompanhada de seu filho mais velho, Felipe (Jayme Matarazzo). O monarca se comove com a dor de Helena e, por sugestão de Cristina, propõe um acordo a Teobaldo, ferido mortalmente: seus primogênitos Aurora e Felipe devem se casar quando atingirem a maior idade, unificando e trazendo paz aos dois estados. Teobaldo aceita o acordo e morre logo depois. As duas crianças são apresentadas publicamente como os futuros reis de Seráfia.
Seguindo a interpretação onírica feita por Amadeus, uma longa viagem começa a ser planejada. Zenóbio Alfredo (Guilherme Fontes), botânico de Seráfia do Norte, que estava no Brasil envolvido com pesquisas científicas, traz ao rei notícias de um tesouro, escondido em terras tropicais pelo fundador do reino, Dom Serafim. O botânico sugere que o rei financie uma expedição a Brogodó, e Augusto, amante das ciências e das aventuras, não só concorda com a ideia como faz questão de liderar a empreitada. O rei só não contava que sua esposa, a rainha Cristina, resolveria acompanhá-lo, levando consigo a pequena Aurora.