Resumo novela “Malhação” 04/02 : no capítulo 236(*) da novela, resumo de segunda-feira, 04 de fevereiro, Márcio e Bárbara conversam com Flora sobre as atitudes de Gabriela e Paulo. Érico anuncia aos amigos que a turma venceu a promoção para assistir ao show do Gutuber. Vinícius insiste para que Rafael não venda o terreno da ONG para Tarcísio. Álvaro tem uma ideia para armar contra Solange e todos aprovam. Gabriela e Paulo conversam sobre o comportamento de Flora.
Solange tem um surto de coceira no corpo. Márcio segue seu plano de reconquistar Pérola. Solange acusa os alunos bolsistas de terem armado contra ela, mas Hugo, Jade, Bárbara e Álvaro reclamam a autoria do plano. Pérola admira Márcio e o beija. Solange coloca bebida alcoólica no copo de mate de Rafael, que desfalece.
(*) edição da Rede Globo, Novela “Malhação”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Gabriela Fortes (Camila Morgado) é uma professora absolutamente apaixonada pela profissão. Sua vocação vai além do ofício, está estampada na alma. Corajosa, traz consigo a jovem idealista do passado, que esperava mudar o mundo através do seu trabalho em sala de aula. Há anos ensina Português e Literatura no Colégio Sapiência, escola particular de Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro. Apesar de muito envolvida com seus alunos, a cada dia fica mais evidente sua necessidade de se dedicar a um sonho antigo: contribuir com a educação de adolescentes carentes, fazer a diferença na vida destes jovens, dando a eles uma possibilidade de um futuro diferente.
E é exatamente por ter muita coisa para lidar que, por vezes, deixa de lado sua própria vida para estar mais próxima dos seus alunos. Casada com Paulo (Felipe Rocha) e mãe de três filhos – os gêmeos Flora (Jeniffer Oliveira) e Alex (Daniel Rangel) e a pequena Mel (Maria Rita) –, Gabriela se tornou uma mulher mais pragmática. E sua família se ressente da sua ausência, cobrando a presença dela em casa.
O clima em casa piora quando Gabriela é surpreendida com uma notícia inesperada. Empolgada em liderar uma parceria entre o Colégio Sapiência e a ONG Percurso, que leva jovens de baixa renda para estudar em escolas particulares de alto rendimento, Gabriela descobre que o diretor da organização é um grande amor do passado. Rafael (Carmo Dalla Vecchia) foi uma paixão mal resolvida da adolescência, com quem dividia os mesmos ideais. O reencontro provoca um rebuliço na vida de Gabriela e desestabiliza ainda mais o casamento, já que Paulo não conterá seu ciúme ao ver a esposa mergulhada na missão de fazer os novos alunos se destacarem na escola.