Novela “Éramos Seis”: Afonso (Cássio Gabus Mendes) leva alimento para os soldados em Itapetininga e encontra Lola (Gloria Pires), que foi na cidade para visitar seu filho Alfredo (Nicolas Prattes). Afonso esclarece que não se envolveu com Shirley (Bárbara Reis) e eles assumem o namoro. Lola volta para casa feliz, Afonso segue viagem e, na volta de Itapetininga para São Paulo, é atingido por uma explosão na estrada. Ele é hospitalizado como desconhecido, em estado grave. Afonso fica desacordado e é anunciado o fim da guerra.
Inês (Carol Macedo) volta para casa, abraça Shirley e pergunta: “Papai não mandou nenhum recado mesmo? Tem certeza que o telefone não está enguiçado?… Todas as tropas foram desmobilizadas, o acampamento desmontado, as estradas liberadas. Não há razão pra ele não ter chegado ainda”. Alfredo é recebido com abraços e fala: “Passei no armazém pra dar um abraço no seu Afonso. Soube que ele esteve nos acampamentos, levando mantimentos. Mas não voltou até agora. Durvalina me disse que dona Shirley e Inês estão muito preocupadas. Não é pra menos…”. Lola diz: “O que será que houve? Estou ficando tão aflita, a guerra acabou ele não apareceu!”.
Lola avista a caminhonete de Afonso, ouve um oficial conversando com Inês e ela explica: “Mas não acharam meu pai, não sabem onde ele está”. Lola lamenta: “Estive com ele pros lados de Itapetininga. Ele ainda ia fazer outras viagens e parou pra me fazer uma visita … Foi falar comigo porque achou que era importante. E era mesmo, dona Shirley, fizemos uns acertos e vai saber quando for a hora. Não vou cair mais na sua conversa”. Lola liga para Zeca (Eduardo Sterblitch) e ele diz que vai procurá-lo.
Alfredo diz à mãe que irá até quartéis e hospitais: “Mamãe, não pense o pior. Vou tentar descobrir também. Fica tranquila, confia em mim”. Enquanto isso, Afonso está isolado no hospital, sem identificação. A enfermeira diz: “A febre não cede, doutor… Continuamos sem saber o nome dele, nada. Chegou aqui transferido do hospital de campanha, e o quadro só piorou”. O médico orienta: “Por causa da febre, que não cede… Ele tem que ficar em quarentena. Mantenha o isolamento”. Cena prevista para dia 26 de fevereiro na novela “Éramos Seis”.
“Éramos Seis”: Casada com Júlio (Antonio Calloni), Lola (Gloria Pires) é uma esposa devotada e mãe de quatro filhos: Carlos (Xande Valois/ Danilo Mesquita), o mais velho e motivo de orgulho para os pais; Alfredo (Pedro Sol/ Nicolas Prattes), rebelde que vive se metendo em confusões e tem ciúmes do irmão; Isabel (Maju Lima/ Giullia Buscacio), determinada e independente, é a favorita do pai – por ser a única filha mulher; e Julinho (Davi de Oliveira/ André Luiz Frambach), o caçula da família – que desde criança demonstra habilidade para lidar com dinheiro.
A história começa com Lola e Júlio passando sufoco para poder pagar as parcelas do casarão que compraram em São Paulo. O primeiro bem do casal sai mais caro do que eles previam por causa dos altíssimos juros do financiamento bancário. O imóvel acaba gerando um impasse entre eles: para ela, o local é a alma da família. Para ele, um empecilho para melhorar de vida.