Na reprise da novela da Globo Novo Mundo, Leopoldina (Letícia Colin) e Dom Pedro (Caio Castro) se reunem com Anna (Isabelle Drummond), Joaquim (Chay Suede) e Bonifácio (Felipe Camargo), quando Sebastião (Roberto Cordovanni) os surpreende: “Altezas, senhores. Gostaria de aproveitar esta ocasião, para comunicar algo da maior importância para o futuro do Brasil … sou das poucas pessoas que sabem que Dom João teve um filho homem, bastardo, antes do seu nascimento”. Ele apresenta Hugo (César Cardadeiro) como o irmão bastardo.
Hugo mostra anel como prova: “Eu cresci sabendo quem era. Filho de Dom João. Mas que diferença isso fazia? Eu era só mais um bastardo, criado em um orfanato… Fui criado num convento no Espírito Santo. O frei que me criou queria que eu soubesse de tudo, falou de Dom João, de como fui entregue ainda bebê por um casal…”.
Joaquim vai até a casa de Peter (Caco Ciocler) e conta que filho de Amália (Vanessa Gerbelli) talvez tenha sido encontrado. Ela vai até o encontro de Dom Pedro para reconhecer seu bebê. “Calma, Amália, está tudo bem!”, conforta o médico. “Dona Amália, muito prazer em conhecê-la. Parece que sou o único que ainda não havia tido esse privilégio”, diz Pedro. Sebastião se aproxima e pergunta se ela está pronta para conhecer o filho. “Só fui atrás dele graças a vossa persistência”, diz o comerciante. “Onde ele está? Onde está meu filho?”, pergunta Amália. Hugo surge diante dela e a portuguesa se surpreende: “Tu não és o rapaz da taberna?!”
Amália revela que seu filho teria posse de uma cruz com uma pedra de Rubi. Para surpresa dela e de Joaquim, é ele que possui a jóia que o identifica com o irmão de Dom Pedro. Joaquim abraça a mãe e todos choram. Os vilões lamentam a reviravolta na trama do filho bastardo de D. João.
Cenas previstas nos resumos dos capítulos de julho e agosto na novela “Novo Mundo”.
Sinopse Novela “Novo Mundo”: Jovem ator de Commedia dell’Arte, Joaquim se apaixona completamente por Anna quando embarca no navio Real rumo ao Novo Mundo. Chegando ao Brasil, torna-se um herói e defensor de Dom Pedro, além de grande entusiasta da Independência brasileira. … “Uma mulher fantástica e poderosa”, assim era Maria Leopoldina, esposa do imperador Dom Pedro I na história do Brasil. E a Leopoldina retratada em Novo Mundo, a nova novela das 6, é uma grande homenagem de Letícia Colin a esta figura tão importante a partir do texto de Thereza Falcão e Alessandro Marson e da direção artística de Vinícius Coimbra. A atriz mergulhou no universo da austríaca que se jogou neste país e abraçou estas terras.