Resumo da novela “Quando me Apaixono” em 17/12: no capítulo 109(*) da novela, Roberta tem um pequeno ataque. Renata diz a Roberta para parar com a negatividade. É a última coisa que elas precisam. Renata garante a todos que Gonçalo é forte e estará com elas novamente. Jerônimo liga para Marina, para ver como ela está. Ele se oferece para ir vê-la, mas Marina pede que ele pare de ligar para ela. Ela nunca vai manter seu filho longe dele, mas dói muito falar com ele. Fina não está se adaptando bem ao confinamento na solitária. Ela bate na porta e grita para ser solta. O diretor da prisão se recusa a permitir que Fina seja removida, até que sua punição acabe. Jerônimo admira a atitude e a força de Renata. Ela diz que aprendeu com seu pai: “A dor é inevitável, mas o sofrimento é uma opção”. Eles se aconchegam no sofá.
Matias e Adriana ficam tristes. Matias se lembra de quando Fina entrou pela primeira vez em sua vida. Jerônimo avisa a Renata que Lázaro e Karina vão se casar no próximo fim de semana e querem que eles sejam testemunhas. Renata fica emocionada e diz que adoraria ir, mas com o estado do pai não pode. Jerônimo sugere que, se Gonçalo estiver estável, eles poderiam fazer uma viagem rápida, afinal, a recuperação dele provavelmente será longa e ela não pode simplesmente ficar sentada no hospital o tempo todo. Renata concorda. Roberta escuta e liga para Augusto. Ele diz que, depois do que Renata vai passar, ela vai decidir por conta própria deixar Jerônimo para sempre.
No café do hospital, Honório e Constança contam a Regina que César tem um tumor no cérebro. César diz a Adriana que seu pai foi ao apartamento dele, mas ele não falou com ele. Adriana o convence de que, se seu pai foi visitá-lo depois de todo esse tempo, deve ser muito importante, então ele deve falar com o pai. Afinal, eles aprenderam com a morte de suas mães e os ferimentos de Gonçalo que não se deve adiar coisas importantes. César concorda.
Os policiais da vila investigam o paradeiro de Neves. O Dr. Neves está sentado em seu novo consultório e murmura para si mesmo que sabe que Karina sempre preferiu Lázaro, mas ele nunca a terá. Neves diz que ela vai morrer antes que ele a deixe ficar com outro.
A enfermeira tenta animar Marina, pelo menos pelo bem do bebê. Marina continua chorando. Matilde está brava por Carlos não ter contado a ela que Marina está grávida e ele é obrigado a contar tudo a ela. Carlos diz que uma coisa é confiar nela, mas revelar os segredos de outras pessoas é outra questão. Ela diz que a fofoca circula de qualquer maneira. Carlos diz que Marina vai voltar para a cidade grande, mas é claro que Jerônimo vai cuidar do filho. Matilde finalmente se acalma e pensa em como isso vai ser difícil para Jerônimo, Marina e seu filho.
Jerônimo se encontra com o Bispo para contar sua versão da história. Após ouvir parte da história, o Bispo conta a Jerônimo que, antes de se tornar padre, quando acreditava que sua amada havia se matado, ele se tornou um alcoólatra, então entende que Jerônimo se perdeu completamente quando soube que seu irmão havia cometido suicídio. Regina aconselha Renata a lidar com seu trauma emocional. Renata garante a Regina que, com suas habilidades terapêutica, Gonçalo logo vai se recuperar.
Jerônimo diz ao Bispo que percebeu que Renata não poderia ser A Bonita, então ele renunciou à vingança e começou a buscar justiça. O Bispo observa: “Tantos pecados são cometidos em nome do amor”. Jerônimo continua sua história de tentar reconquistar Renata. Jerônimo jura que realmente ama Renata. O Bispo acredita nele e diz que os informarão em alguns dias sobre o cancelamento da anulação.
Renata fala com Gonçalo, mostra fotos em álbum e chora. Lágrimas correm pelo rosto de Gonçalo e ele a olha com carinho. Selena encontra Roberta no spa e a repreende por se mimar, enquanto o resto de sua família sofre. Roberta, entediada, conta que Fina a sequestrou de Regina. Selena desconfia. Benjamim espreita César na cozinha da casa de caridade. Eles se abraçam. César está um pouco confuso. Roberta convida Selena para jantar e contar toda a história, mas Selena diz que nunca mais serão amigas, porque Roberta é amarga e desagradável e vai ficar igualzinha a Fina, mesmo que ela não seja sua filha.
Adriana junta-se a Matias no refeitório do hospital e volta a dizer: “Estou contigo”. Ela quer o apoio de Matias para fazer César feliz em seus últimos dias. César acredita que ela é sua noiva, então ela quer manter isso. “E se eu não apoiar este plano?” Pergunta Matias. “Bem, então acho que vou devolver o anel de noivado e terminar com você, e você pode encontrar outra pessoa e eu vou bancar a namorada de César”, grita Adriana. Ela simplesmente não pode deixar César morrer sozinho.
(*) edição das novelas do SBT, “Quando me Apaixono ”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “Quando me Apaixono”: A história começa com o nascimento de duas meninas, Regina e Roberta; ambas são filhas de Roberto Gamba (Sebastián Rulli), mas de mães diferentes. Enquanto Regina é filha de Regina Soberón Gamba (Lidia Ávila/Julieta Rosen), a esposa legítima de Roberto, Roberta é filha de Josefina “Pepa” Álvarez Martínez (Margarita Magaña/Rocío Banquells), a amante de Roberto.
Quando Roberto diz a Pepa que não vai deixar sua esposa e sua filha Regina, aquela, cheia de raiva depois de causar a morte de Roberto, decide raptar a filha de Regina para se vingar dela e fazê-la sofrer. Pepa muda o nome de Regina para Renata e foge com as duas meninas, deixando Regina despedaçada pela perda de sua filha.