Resumo da novela “Quando me Apaixono” em 22/12: no capítulo 112(*) da novela, Regina compartilha a foto de Roberto Gamba com Renata e diz que ele a amava muito. Renata concorda, seu pai era um bom homem e ela tem alguns flashbacks de quando ele era vivo. “Eu sou seu pai”, diz Gonçalo. Renata o abraça: “Quem é meu pai? Você é meu pai!”. Matias pergunta a Roberta como ela está e ela aponta que ele é o primeiro a perguntar. Jerônimo comenta que, quando Renata viu uma foto do pai, lembrou que ele a abraçava e beijava. Roberta comenta que é muito estranho porque Renata nem o conheceu direito, e ela não guarda nada de lembranças.
Antônio diz a seu conselheiro Padre que gostaria de continuar seus estudos religiosos no seminário. A família se reúne em volta da cama de Gonçalo e o médico dá a boa notícia de que a mente e o corpo estão começando a se unir. Matias garante que é claro que Gonçalo quer retomar a posição de pai de sua princesa Renata. O médico recomenda que mantenham o estímulo de amor, fotos, conversa e lembranças. O padre dá a Antônio algumas opções de seminário e, como previsto, ele escolhe o Vale dos Vinhedos. Ele pode ajudar o Padre Severino. Matias e Renata disputam o carinho do pai na brincadeira. Roberta beija Gonçalo e diz que o ama.
Marina diz ao Padre que ele finalmente está melhorando. Ele diz que estava com medo de passar seus últimos dias preso em uma cama de hospital. Quando chegar a hora, ele quer estar em sua paróquia, rodeado de seu povo. Ela diz que ele terá alguma ajuda em breve, não um substituto, mas um ajudante. Além disso, o substituto permanente dela deve chegar à cidade em breve. Adriana diz a Honório e Constança que precisa falar com eles sobre uma situação delicada envolvendo César. Os ouvidos de César estão zumbindo, ele se sente um pouco tonto e acha estranho que seu médico tenha falado com seu pai, mas não com ele. O seu pai disse que ele tem deficiência de magnésio e que não se preocupe.
Honório não concorda com a terapia de “mentir até que ele morra”. Ele acha que ela e Matias já lutaram tanto por seu amor que não precisam desse obstáculo adicional. Marina está na clínica e faz um ultrassom. O médico ouve algo interessante: “Não, ouça, duas batidas de coração!” Matias janta com a família e Honório deixa escapar que não concorda absolutamente com a mentira. Matias concorda que não faz sentido para ele, mas as mulheres têm corações de ouro. Enquanto Adriana estiver firme em sua convicção, ele irá ajudá-la. Adriana fala sobre o sentimento de Constança por César.
Jerônimo e Renata se divertem e Marina liga: “Nós vamos ter gêmeos!” Jerônimo repete a notícia em voz alta. César afirma estar feliz por seu papai estar com ele. Benjamim diz que vai recuperar o tempo perdido: “Vamos ser parceiros em um restaurante!” Jerônimo exclama sua felicidade enquanto Renata sai silenciosamente da sala. Ela se esconde no banheiro para lidar com seu ciúme e frustração. Ela grita em uma toalha, Roberta chega para entregar o colar de esmeraldas para Renata. Renata se recompõe enquanto Roberta vai ao banheiro e manda mensagens para Augusto, com as marcas de perfumes do casal.
Jerônimo acusa Renata por aceitar presentes de um assassino. Roberta espreita e ouve. Renata tenta dizer a ele que o presente foi recebido enquanto eles estavam separados. Ele a interrompe e a acusa de ser vulnerável a um homem inescrupuloso. Ela fica com raiva e insiste que pensa o melhor das pessoas até que provem o contrário. Ele agora é o pai dos gêmeos! Roberta sorri. Marina lamenta que agora seja mãe solteira de dois bebês. Jerônimo se cala. Ele não pensou como a notícia afetaria Renata. Roberta faz sua aparição e sai.
Roberta liga para Augusto e exige saber por que Jerônimo e Renata o chamam de assassino. Roberta avisa que Marina está grávida de gêmeos. Renata explica a Jerônimo que a notícia não é fácil para ela e ele implora por seu perdão. Renata insiste em devolver o colar, ela mesma, para Augusto. Jerônimo acha que Augusto pode fazer mal a ela. Ela fica irritada e sai para se trancar no quarto. Sozinho, Jerônimo admite que Renata tem razão. Mas ele não consegue deixar de ficar animado com os bebês. No quarto, Renata se pergunta se os gêmeos serão meninas, meninos ou um de cada. Adriana devolve seu anel de noivado a Matias.
Augusto tenta deduzir qual de suas vítimas Renata e Jerônimo conhecem. Na manhã seguinte, o médico diz a Regina, Constança e Matias que eles podem levar Gonçalo para casa. A bala ainda está alojada em sua cabeça. Jerônimo traz o café da manhã na cama. Renata pergunta por que ele dormiu com Marina e Jerônimo diz que foi por que se sentiu rejeitado por Renata. Por muitos dos mesmos motivos que ele supõe que ela dormiu com Augusto. Renata olha para ele e diz que nunca teve intimidade com Augusto. Jerônimo fica impactado.
(*) edição das novelas do SBT, “Quando me Apaixono ”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “Quando me Apaixono”: A história começa com o nascimento de duas meninas, Regina e Roberta; ambas são filhas de Roberto Gamba (Sebastián Rulli), mas de mães diferentes. Enquanto Regina é filha de Regina Soberón Gamba (Lidia Ávila/Julieta Rosen), a esposa legítima de Roberto, Roberta é filha de Josefina “Pepa” Álvarez Martínez (Margarita Magaña/Rocío Banquells), a amante de Roberto.
Quando Roberto diz a Pepa que não vai deixar sua esposa e sua filha Regina, aquela, cheia de raiva depois de causar a morte de Roberto, decide raptar a filha de Regina para se vingar dela e fazê-la sofrer. Pepa muda o nome de Regina para Renata e foge com as duas meninas, deixando Regina despedaçada pela perda de sua filha.