Resumo da novela “Triunfo do Amor” em 16/12: no capítulo 023(*) da novela, Vitória respira fundo e começa a contar o seu segredo a Osvaldo: “Anos atrás, eu me apaixonei por alguém que não deveria. … Não, não interrompa.” A empregada entra e anuncia que o Padre está ao telefone. Osvaldo fala para ela atender a ligação. No clube, Frederico serve a bebida com drogas para Fernanda. O Padre diz que enfrentará o mundo inteiro para devolver a filha para ela. Fernanda perde o sentido e Frederico a violenta. Max participa de um resgate. Maria reza e pede para se confessar com o Padre. O treinador agradece a Max. Maria confessa. Uma empregada acorda Fernanda e ela acorda Frederico. Ele corre para a janela e é visto por Cruz.
Maria diz que se apaixonou, se entregou e Vitória nunca a aceitará. Ela quer outra pessoa para ser esposa de Max. Fernanda não consegue se lembrar do que aconteceu. O carro dela está sujo e ela pede a Cruz para limpar. “Sou jardineiro”, diz ele. “Você é um empregado. Você cumpre minhas ordens”, ela retruca. “Bem, eu não saio furtivamente pelas janelas como um ladrão. Ele diz que vai manter a boca fechada para sempre por apenas um pequeno sorriso.” Fernanda entra em pânico e lhe dá um sorriso. Gabi acha Cruz uma gracinha. Guilherme pede desculpa a Osvaldo. Eles se abraçam e fazem as pazes.
Fernanda entra no escritório de Max. Nathy entra. Fabiano dá um grande beijo nela e a apresenta como sua namorada. Maria visita Bernarda e conta como o Padre é compreensivo. É como se ele fosse seu verdadeiro pai. Bernarda se irrita, acalma e pede a Maria que a perdoe. Bernarda pensa em fazer algo contra Vitória. Vitória diz a Antonieta que estava prestes a contar tudo a Osvaldo, mas percebeu que seria a pior coisa para sua família. Vitória fala sobre como ela e Osvaldo precisam estar unidos, agora mais do que nunca, para salvar Fernanda de Frederico.
Fernanda está feliz por Fabiano ter uma namorada. Fabiano diz que é muito sério e eles vão se casar. Fernanda deseja o melhor a eles e vai embora. Fabiano pede a Nathy que o perdoe. Ele precisava fazer Fernanda perceber que ele não se importa com ela. Nathy diz a ele para não se preocupar com isso. Helena e outra modelo informam a Maria que a verdadeira estrela chegou. Ela diz que será a dona, depois que ela e Max se casarem. Maria vai embora. As outras garotas avisam Helena que Max está de olho em Maria.
Maria encontra Fernanda no corredor e há um confronto. A mimada lembra Maria que ela é insignificante. Maria vai ao banheiro, Max aparece. Ela diz a Max que sua irmã a odeia e teme que a família nunca a aceite. Ele a conforta e eles se beijam. Pipino está furioso com o trabalho de maquiagem de Linda. O Padre visita Max. O rapaz diz que eles vão se casar. Vitória quer saber o que está acontecendo.
Fernanda diz a Pipino que tem uma festa e precisa de um vestido. Max explica sobre a primeira comunhão para Vitória. Fabiano convida Nathy para sair. Ela diz que sim e ele diz que vai buscá-la. Helena assedia Max e diz que o ama. Vitória ouve Maria relatando ao Padre sobre o surto de Bernarda. Fausto e Eva recebem instruções para nunca entrarem no santuário privado e sagrado de Bernarda. Fausto explica a Eva que Bernarda pede justiça para os pecadores e a Megera admite que, às vezes, tem que fazer justiça.
Vitória discute com o Padre. As freiras relembram o primeiro ano em que o orfanato foi aberto. Naquela época, era na Serra de Jalisco, uma área tão remota que era difícil para qualquer um chegar até eles, inclusive para as autoridades. Nesse ano foram levadas duas meninas, Maria Desamparada e Maria Magdalena, e nenhuma delas foi registrada. As freiras também observam que as duas meninas continuam visitando-as e que seguiram caminhos muito diferentes na vida.
Vitória e o Padre estão no cartório checando um livro de registros. Vitória discute com o Padre e começa a reclamar. Ela já olhou em todos os lugares e memorizou praticamente todos os livros de registro. O Padre anda pelas ruas e conversa com pessoas aleatórias. Na passarela. Helena esbarra em Maria, que cai direto nos braços de Max. Ele a leva embora. Linda olha Helena e pensa: “Você vai pagar.” Mais tarde, Helena entra no departamento de maquiagem e pede um tratamento facial. Linda age inocentemente e passa o produto errado.
O Padre encontra uma mulher que diz que Vitória já fez as mesmas perguntas. Mas, recentemente, a irmã dela lembrou-se de uma menina sendo pega na rua por algumas freiras. Cruz planta sementes de dúvida nos pensamentos de João. Linda faz maquiagem em Fernanda, encontra Osvaldo e o beija. A empregada entra e os vê juntos. Max e Maria estão no apartamento. O tornozelo de Maria está machucado. Max cozinha para a amada.
(*) edição das novelas do SBT, “Triunfo do Amor”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “Triunfo do Amor”: Victoria é uma das estilistas mais reconhecidas do México. Mora em um casarão elegante com o marido Osvaldo, ator famoso, e os filhos Fernanda (filha de ambos) e Maximiliano (filho de Osvaldo com a primeira esposa). Em sua juventude, ela trabalhou como empregada de Bernarda, uma fanática religiosa cujo filho João Paulo estava estudando no seminário para ser padre. João Paulo conheceu Victoria, eles se apaixonaram e uma noite eles se renderam ao amor.
Quando Victoria descobriu que estava grávida, João Paulo havia voltado ao seminário e Bernarda a expulsou de sua casa. Victoria teve sua filha sozinha, mas três anos depois Bernarda, tentando se livrar de Victoria e de sua filha, causou um acidente que a mandou para o hospital e, sua filha Maria, acabou em um orfanato. Desde então, Victoria não parou de procurar sua filha.