Resumo da novela “Triunfo do Amor” em 24/12: no capítulo 029(*) da novela, Bernarda, Vitória e Padilha olham para o relógio de ouro. Todos sabem que Padilha o roubou, mas ele diz a Bernarda como conheceu Vitória: “Éramos amantes.” Frederico diz a Linda que não ligou para Fernanda por causa das ameaças de sua mãe. É melhor para eles continuarem se vendo às escondidas. Uma secretária diz a Max que Vitória quer almoçar com ele, para que possam conversar sobre algo importante. Max espera que ela tenha a intenção de contar a ele a verdade oculta sobre sua vida. Frederico tenta convencer Fernanda a alugar um quarto com ele.
Na Casa de Modas, Pipino está satisfeito com as modelos, especialmente suas estrelas. Antonieta avisa María para não se apaixonar pela pessoa errada. Ela não quer que Maria sofra do jeito que ela está sofrendo. Mas, Maria sabe que Max é o homem certo para ela e tem certeza de seu amor. Cruz vê Frederico agarrar Fernanda e ela chora. Cruz o puxa para longe e dá um soco nele. Fernanda reclama: “O que você fez com ele, animal?” Mais uma vez ela ameaça contar aos pais e fazer com que Cruz seja demitido. “Vá em frente”, ele diz. De volta ao escritório, Max avisa Maria que vai encontrar Vitória. Ele suspeita que seu pai a está traindo. Maria fica sem palavras. Na sala de maquiagem, Linda está pronta para trabalhar em Helena e a modelo recusa o serviço. Linda sorri.
Maria Desamparada decide visitar Bernarda, enquanto Vitória discute com Padilha: “Eu não era sua amante … Você me violentou!” E Padilha responde com firmeza: “Você me prendeu. Você só queria pegar meu dinheiro!” Bernarda apoia Padilha: “Ele é meu inquilino há anos e é um homem honesto. Agora seu marido vai descobrir sobre seu passado com este homem. Caso encerrado!” Entra a sorridente Maria Desamparada. Ela cumprimenta Vitória com um beijo e está surpresa ao vê-la ali, diz ela. Bernarda explica que Vitória não está fazendo uma visita social. Ela veio para atormentá-la e limpar sua consciência com suas mentiras. Vitória sai e Maria corre atrás dela.
Vitória diz: “Olha, garota, temos nossas diferenças, mas eu gosto de você. E estou lhe dizendo isso para o seu próprio bem… fique longe daquela mulher. Ela é muito esperta, mas totalmente perversa. Ela vai te prender com suas mentiras … Ela fez da minha vida um inferno … por causa dela, perdi o que mais amava.
Mas ela vai pagar pelo que fez.” Fausto assiste a cena da janela. Bernarda diz a Padilha que o apoiou na frente de Vitória, mas ela sabe muito bem que ele roubou o relógio. Ela o joga na mesa e exige que ele devolva o dinheiro dela. Padilha relutantemente tira algumas notas e entrega a ela.
Maria se despede de Vitória e Bernarda a recebe com um aviso: “Vitória é uma mulher má, uma mentirosa, uma pecadora. Ela confundiu toda a minha família, mas vai pagar caro pelo que fez, quando a verdade vier à tona. Fique longe dessa mulher ou ela e seu filho farão você sofrer mais do que você imagina ser possível!” Maria tropeça, enquanto foge de Bernarda, e Fausto a ajuda. Eles trocam um longo olhar comovente. Fausto se desculpa com Maria e ela diz que não tem medo dele. Ela agradece por ajudá-la. Ela só estava chateada com algo que Bernarda disse. Fausto avisa-a para não acreditar em tudo o que lhe dizem: Algumas pessoas mentem para perturbar a alma e tomar posse dela. … passei muito tempo lendo; os livros eram meu refúgio quando as pessoas me rejeitavam.” Maria fica emocionada: “Você deve ter sofrido … mas posso ver que você é uma boa pessoa. Obrigada novamente. E Deus te abençoe.”
Osvaldo e seu melhor amigo Guilherme conversam e o vilão diz que nunca amou verdadeiramente uma mulher. Osvaldo o contradiz: “Você conheceu o amor verdadeiro … Seu amor por Leonela Montenegro foi real e foi a razão pela qual você e eu nos distanciamos por tantos anos. Leonela Montenegro, a mulher com quem casei, mãe de Max.” Guilherme diz: “Ela preferiu você, casou com você, deu-lhe um filho, morreu. Não vamos mais falar da Leonela, ok?” Oscar entra em cena, com os olhos brilhando: “Preciso falar com você.” Osvaldo se espanta com a exigência de Oscar e o dispensa. Oscar perde o controle e diz em voz alta o suficiente para que as pessoas ao seu redor ouçam: “Como você ousa aparecer em público com uma amante, e uma mulher vulgar, que não chega aos pés de Vitória?”
Fernanda promete a Frederico que Cruz será demitido. Dom Napoleão diz a Cruz: “Você bateu no namorado da filha? O que você estava pensando? Olhe a expressão no seu rosto … você parece um cachorro de cemitério!” “Mas o idiota estava se aproveitando dela”, insiste Cruz. Guilherme diz a Osvaldo que ele está passando muito tempo em público com a amante. Osvaldo não está satisfeito com a invasão de Linda em seu local de trabalho. Ele não quer colocar sua família em risco por causa da tolice dela. Ela finalmente entende a mensagem, mas não antes de dizer a ele que fará aniversário em alguns dias. Ela começa a sair e depois volta para lhe contar uma última coisa: “Não me dê um presente de aniversário; seu carinho é o suficiente para mim.”
Vitória e Max se encontram no restaurante e ela quer saber: “É verdade que você está tendo um caso com Maria Desamparada? Ele responde: Não, isso não é verdade. Eu amo Maria Desamparada e vamos nos casar. No apartamento, Maria Desamparada diz a Nathy que Victória gosta dela, mas isso não significa que ela a quer em sua família. Vitória desafia a escolha de Max por Maria, porque ele não sabe nada sobre sua família ou seu passado. Max se mantém firme. Ele sabe que sua alma é limpa e generosa. E ele sabe que a ama. Nada mais importa.
Vitória fala para Max que ele deveria se casar com Helena, porque ela e a mãe da modelo são velhas amigas. Todos sempre esperaram que eles se casassem. Max insiste que María é a mulher que ele ama e ele é um homem adulto. Vitória nega seu apoio e Max reage: “Sem problemas. Você terá minha demissão hoje. A partir deste momento, não trabalho mais para você.” Nathy diz a Maria que, se Vitória ama Max como um filho, ela permitirá que ele escolha sua própria felicidade. Mas Maria não tem tanta certeza. Vitória avisa Max: “Quando a pobreza entra pela porta, o amor sai pela janela.” Max diz: “Sua maneira de pensar é triste. E com todo o dinheiro, você e o meu pai não parecem muito felizes.” Max a ama como uma mãe. Se ela o ama como a um filho, é ela que terá que mudar de opinião. Vitória é deixada sozinha na mesa.
Max liga para Maria e agora ela se junta a ele no restaurante. Ele conta sobre sua conversa com a mãe. Ela ainda quer que ele se case com Helena, mas isso é impossível porque ele não a ama. “Você já a amou?” pergunta Maria. Max parece pensativo: “Eu pensei que a amava, mas não era realmente amor. Só quando conheci você é que entendi o que era o amor. E, quer as outras pessoas gostem ou não, você e eu vamos nos casar.” Maria choca Max: “Não sem a bênção de sua mãe. Não vou me casar com você se isso significar separá-lo de sua família. Não deveríamos nos ver mais.”
Na Casa de Modas, Antonieta flagra Helena com Guilherme e ele inventa que quer comprar um vestido. Helena caminha pela passarela com um vestido branco. Guilherme avisa que vai comprar o vestido, mesmo que a mulher para quem ele está comprando não seja tão bonita quanto Helena. Vitória conta a Antonieta sobre Max e Maria. Antonieta diz à amiga que ela está afastando Max. Ela já perdeu uma filha. Ela realmente quer perder outro?
“Nós nos amamos e vamos nos casar”, diz Max. Maria não vai deixá-lo perder o que ela sempre desejou: os pais! Max diz: “Não seja ridícula. Você é a única coisa que importa para mim.”Maria insiste: “Isso pode ser verdade agora, mas mais tarde você se arrependerá de desistir de sua família. Não posso deixar você fazer esse sacrifício por mim!”
(*) edição das novelas do SBT, “Triunfo do Amor”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “Triunfo do Amor”: Victoria é uma das estilistas mais reconhecidas do México. Mora em um casarão elegante com o marido Osvaldo, ator famoso, e os filhos Fernanda (filha de ambos) e Maximiliano (filho de Osvaldo com a primeira esposa). Em sua juventude, ela trabalhou como empregada de Bernarda, uma fanática religiosa cujo filho João Paulo estava estudando no seminário para ser padre. João Paulo conheceu Victoria, eles se apaixonaram e uma noite eles se renderam ao amor.
Quando Victoria descobriu que estava grávida, João Paulo havia voltado ao seminário e Bernarda a expulsou de sua casa. Victoria teve sua filha sozinha, mas três anos depois Bernarda, tentando se livrar de Victoria e de sua filha, causou um acidente que a mandou para o hospital e, sua filha Maria, acabou em um orfanato. Desde então, Victoria não parou de procurar sua filha.