Um gato pode ser hiperativo? Se o seu gato o surpreender com explosões de energia descontrolada, pode ser que seja. Felizmente, você pode acalmá-lo, mas também precisa estar ciente das doenças que podem causar hiperatividade.
Neste artigo, queremos mostrar como reconhecer um gato hiperativo . Presumimos que seu gato pode ter altos picos de atividade que o levam a pular, correr rápido ou escalar sem controle aparente . Além disso, você pode notar que ele está muito ativo na caça ou miando mais do que o normal. Esses comportamentos são característicos da espécie, mas a hiperatividade às vezes pode estar associada a mudanças de comportamento ou certos problemas de saúde.
SEU GATO É HIPERATIVO?
Ao determinar se você tem um gato hiperativo, primeiro você deve observar e entender qual é o seu nível de atividade normal . Ou seja, você precisa conhecer seus padrões gerais de comportamento. Se o nível de atividade for realmente excessivo ou anormal, você notará.
Aviso: os comportamentos do seu gato podem atrair sua atenção porque não parecem normais para você. No entanto, você pode ter entendido mal essas pistas porque não sabe realmente qual é o comportamento natural do seu felino . Por exemplo, você sabe por que seu gato está ronronando ?
Portanto, a primeira coisa que faremos é definir os ritmos de atividade dos gatos. Além disso, deve-se ter em mente que os comportamentos naturais dos gatos podem variar dependendo da raça, idade, temperamento, saúde ou estado emocional.
RITMOS DE ATIVIDADE FELINA
Embora possam variar de um gato para outro, podemos estabelecer alguns parâmetros que definem o comportamento normal e correto dos gatos. Vamos ver!
Os gatos geralmente dormem cerca de 11-15 horas por dia , o que é quase 50% do dia, embora não durmam todas as horas seguidas; na verdade, períodos de baixa atividade se alternam com períodos de hiperatividade normal.
- Os gatos jovens são mais ativos ao amanhecer e ao pôr do sol . Nesses momentos, seu gato fica mais ansioso para brincar e demonstrar suas habilidades de caça.
- Se seu gato for adulto, seu comportamento irá variar mais . Ele pode ser mais ativo à noite, alternando seus horários de atividade entre as horas claras e escuras de maneira mais ou menos uniforme, ou, se estiver bem adaptado aos seus hábitos, vai dormir à noite e ser ativo durante o dia.
Em qualquer caso, você deve observar seu gato todos os dias para determinar quais são seus hábitos normais . Com isso em mente, podemos falar sobre problemas de saúde em um gato hiperativo que experimentou um aumento excessivo de atividade que não é consistente com seu comportamento natural.
EXISTEM CONDIÇÕES QUE TORNAM MEU GATO HIPERATIVO?
É possível identificar um gato hiperativo muito melhor se, além da mudança drástica de comportamento, você notar outros sintomas . Aqui estão algumas das condições que podem tornar seu gato hiperativo:
- Comportamento alterado derivado de um espaço pouco ou nada adaptado à natureza do gato ou mesmo ao confinamento. Se os gatos forem incapazes de dar rédea solta aos seus instintos, eles podem desenvolver estresse e ansiedade que alteram seu comportamento. Em particular, terá surtos de atividade para liberar a energia acumulada.
- Problemas do sistema nervoso . Doenças que aparecem em gatos mais velhos, por exemplo demência senil, são a causa do comportamento anormal. Se o seu gato é velho e você o ouve proferindo vocalizações estranhas e apresenta picos de hiperatividade, é provável que tenha um distúrbio neurológico.
- Diversas doenças que causam coceira, dor ou qualquer outro desconforto no gato podem levar a alterações no comportamento felino. Um exemplo é o hipertireoidismo felino , um distúrbio endócrino que causa um estado de nervosismo e hiperatividade no gato. Além disso, esse estado de excitação é acompanhado de aumento da sede, aumentando as visitas à caixa de areia, e também de maior fome, o que levará ao ganho de peso e distúrbios gastrointestinais.
COMO ACALMAR UM GATO HIPERATIVO?
Se você tem um gato hiperativo em casa, além de visitar o veterinário para determinar a causa da hiperatividade, você vai querer saber como acalmá-lo.
Aqui estão algumas ferramentas úteis para que o estresse não afete você também:
- Adapte o espaço às necessidades do seu gato : é fundamental que ele seja estimulado física e mentalmente. Deixe que ele desenvolva seu comportamento natural – tente fornecer-lhe poste para arranhar e brinquedos para ajudá-lo a drenar sua energia e se acalmar. Você pode encorajar jogos à noite para dar ao seu gato tempo para relaxar antes de dormir.
- Recompense sua calma : É fácil ignorar seu gato quando ele está hiperativo e não para de arranhar e morder. Recompensá-lo em momentos de silêncio, no entanto, o incentivará a se acalmar para receber uma recompensa.
- Encontre um companheiro felino para o seu gato : pode ser a solução para fazê-lo queimar energia, mesmo que você tenha que pensar nisso. Por exemplo, um gato mais velho ficará estressado com um companheiro novo e mais enérgico.
- Ignore os pedidos de atenção que vêm à noite – seu descanso é sagrado . Mesmo se ele tiver uma doença, seu gato não deve se acostumar com o fato de que se ele pedir sua atenção, você responde dando a ele o que ele quer imediatamente. Se o seu gato for uma coruja noturna, alimente-o antes de ir para a cama. Muitos gatos preferem tirar uma soneca após as refeições.
- Use florais calmantes : essas substâncias podem ajudar seu gato a se acalmar em situações que causam muito estresse.
- Vá ao veterinário : É imprescindível tirar todas as dúvidas que você tenha sobre como cuidar do seu gato, principalmente se perceber algum comportamento estranho. Seu gato pode estar doente..
Não podemos esquecer que os gatos são gatos: têm um comportamento natural e os seus instintos vão levá-los a fazer coisas de que às vezes você não gosta ou que te incomodam. Para uma boa convivência com seu gato, porém, é necessário entender e se adaptar às suas necessidades primárias. Mas se você notar que o comportamento dele muda e está anormal, converse com seu veterinário para descobrir se ele é um gato hiperativo e, se for o caso, você pode ajudá-lo a recuperar o estado de calma.