Com chuva, os acidentes de trânsito aumentam porque as estradas ficam mais escorregadias e os veículos demoram mais a frear, e é por isso que a Segurança Rodoviária requer ações para tornar as futuras viagens mais tranquilas. O que você deve considerar se for dirigir na chuva…
Antes de dar partida no veículo, verifique o fluido de freio e verifique se os pneus não estão lisos. Um aro suave reduz a aderência efetiva e é um risco.
Verifique se o limpador de para-brisa tem líquido suficiente e se suas palhetas não estão gastas. Lembre-se de que chuva, nevoeiro ou granizo reduzem consideravelmente a visibilidade.
Verifique se todas as luzes externas do veículo estão acesas, limpas e funcionando perfeitamente. Quando chove, é importante estar visível para outros motoristas, mas deve-se ter em mente que o uso indevido de faróis altos pode levar à falta de visão de outras pessoas e, portanto, causar acidentes.
Reduza a velocidade e aumente a distância de frenagem.
Não execute manobras perigosas ou movimentos bruscos com o volante.
Evite dirigir em estradas lamacentas, córregos ou estradas inundadas – o veículo pode perder a estabilidade e a aderência.
Respeite os sinais de trânsito.
Caso você precise parar na estrada devido a uma avaria ou outra circunstância, acenda as luzes estacionárias.
Evitar acidente é obrigação de todos os motoristas.