Resumo da novela “Amores Verdadeiros” em 01/07: no capítulo 104(*) da novela, Aníbal garante a Vitória que cuidará de Nelson e de seu esquema de chantagem. E então talvez Aguiar e Liliana estejam dispostas a voltar para a mansão. É um novo dia na mansão. Adriana oferece seu apoio e sua discrição a Vitória. Adriana sugere que o próprio Nelson pode estar por trás do vídeo. Quando Candelária volta da missa, encontra Aníbal esperando por ela no saguão do apartamento. Ele está ansioso para conversar. Diz que está preocupado porque Aguiar e Lili não voltaram ao trabalho. Candelária ignora, dizendo que Aguiar está procurando trabalho em outro lugar. Aníbal insiste: só quer dar seu apoio. Candelária não está interessada. Se ela não pediu ajuda quando descobriu que estava grávida, com certeza não vai pedir agora. Vitória confessa a Adriana: “Estou enamorada de José Aguiar”. As irmãs se dissolvem em risadas e se abraçam com alegria. Adriana está feliz por Vitória não ter medo de falar a verdade.
Aníbal continua tentando achar um prêmio para Candelária e Lili. Uma casa? Uma vida de luxo? Uma educação para Lili na melhor universidade do México? Candelária descarta essas coisas materiais. Por um momento ela pensou que ele fosse oferecer a Lili seu nome. Ela não quer mais nada com ele. Quando Candelária volta ao apartamento, Lili e Aguiar estão saindo. Ela está indo a uma livraria no centro. Assim que Lili sai, Candelária vai até a pequena estátua da Virgem e fala em voz alta: “Filha, me perdoe por esconder tantas coisas de você. Minha única desculpa é que fiz isso por amor. Eu não queria que você fosse magoada por um pai que nunca teria reconhecido você. E tentei protegê-la da dor de perder seu bebê. Quando segurei aquela pequenina em meus braços, pensei que ela era um presente divino, a criança de que você precisava para aliviar sua dor. Sempre vivi com o peso da minha culpa por me calar.”
José Aguiar entra na sala e escuta Candelária pedir perdão a Cristina. Adriana e Vitória ainda estão dando risadinhas no quarto de Vitória. Nelson entra e suga toda a alegria da sala. Nelson admite que não estava pensando direito ontem à noite. Agora, pelo bem de Nikki, ele quer uma trégua. Vitória aceita o acordo. Aguiar ainda está tentando fazer com que Candelária lhe diga sobre o que ela está pedindo perdão. Ele não pode acreditar que ela e Cristina tinham segredos. Ela finalmente cede à pressão: “Eu nunca disse a ela quem era seu verdadeiro pai.”
Aníbal, conforme prometido, se encarrega de se livrar do DVD incriminador. Ele instrui Salviano a recuperá-lo do cofre no armário de Nelson e, em seguida, destruí-lo. Aguiar fica um pouco maluco agora, enquanto tenta fazer com que Candelária revele o nome do pai de Cris. “Cristina tinha o direito de saber. Ela pode ter morrido, mas e quanto a Lili? Vai impedi-la de saber quem é seu avô?”, diz ele com raiva. Salviano encontra o DVD no cofre de Nelson e o destrói com uma faca. Salviano sabe muito bem que este não é o original. Kendra deve ter esse e ele tem que encontrá-lo.
Kendra aparece na mansão para uma conversa de garotas. Ela e Nikki, além de Vitória e Tomásia, sentam-se e começam a conversar sobre as coisas do casamento. Salviano desce. Aníbal pediu-lhe que levasse alguns documentos ao escritório. Vitória não se importa. Ela não vai sair hoje. Aguiar visita o oficial encarregado do caso de Cristina. A polícia sabe agora que Cristina não foi morta porque atravessou a rua descuidada. Alguém dirigia de maneira irregular, como se estivesse drogado, e passou por cima dela. Eles têm a licença, marca e modelo do veículo, mas ainda não encontraram o motorista. Aguiar está furioso. Candelária recebe um telefonema de Lili. Adriana a convidou para um evento e ela estará de volta em algumas horas.
A campainha toca. Josefina chegou na hora certa para falar com a Candelária. Quando Cristina estava para dar à luz, Aguiar estava com ela no velório da mãe. Ela jogou os búzios para saber se Cristina teria uma menina ou um menino. Josefina podia ver que a criança era natimorta . Candelária parece momentaneamente perplexa com a história. Então ela retruca: “Bem, seus búzios estavam errados! Como você pode ver, Liliana está viva!” Mas Josefina continua sua história: “Foi uma notícia muito triste e preferi ficar calada. Eu só disse que, quando ele voltasse, Cristina teria uma menina nos braços. E ele iria amar muito a criança. Mas eu não disse que a criança não carregava seu sangue.” Candelária não tem mais energia. Josefina garante que ninguém mais precisa saber dessa conversa. Mas ela quer saber uma coisa: “Cristina sabia que Lili não era realmente sua filha?” Candelária balança a cabeça e em voz muito baixa responde: “Não. Só eu sei desse segredo. Só eu.” Gusmão, Adriana e Lili passeiam pela estufa e admiram orquídeas.
Salviano claramente não está preocupado em deixar rastros ao vasculhar o apartamento de Kendra. Ele encontra um painel secreto em seu armário e, atrás dele, um pequeno nicho. Aí está o disco original! E tem um dos colares de Vitória, que prova que Kendra estava por trás do falso sequestro de Tomásia. Mas Salviano deixa o colar onde o encontrou. Ele cumpriu o que se propôs a fazer. Agora Aguiar pode trabalhar para os Balvaneras sem se preocupar com Nelson. Candelária: “Foi um parto difícil. Depois de Cristina ter sofrido horas de agonia, o médico a informou que sua neta havia morrido e que Cristina …” Josefina completa: “Que era o destino de Cristina não ter filhos.”
Candelária: “Um milagre aconteceu. Minha amiga Abigail, que também é enfermeira, me contou que o médico havia pedido para ela se livrar de um bebê recém-nascido, porque a família não queria. Que a pobre criatura iria acabar em um orfanato. Abigail sabia o que havia acontecido com minha filha. E ela me ofereceu aquele anjinho. Ela disse que merecia um lar. Que melhores pais ela poderia ter do que Cristina e José Aguiar…” Candelária ouve José Aguiar na porta. Ela não quer que ele a veja agora. Ela foge para o quarto e Josefina o cumprimenta. Aguiar fica feliz em ver Josefina. Ele conta a ela o que o capitão da polícia disse sobre a morte de Cristina. E agora o desgraçado que tirou a vida dela está dormindo fácil, sem saber que destruiu uma família inteira!
O que nos leva de volta a Kendra: “Nikki tola! Ela não percebe que vou passar de melhor amiga a madrasta!” Ela percebe a desordem deixada por Salviano. Ela se dirige para seu cubículo, nota que suas joias ainda estão lá. Mas o DVD acabou! Ela sabe que foi Salviano e Kendra comemora: “Você não tem ideia do favor que acabou de me fazer!” Aguiar abre seu coração para Josefina. Ela diz que ele tem que aceitar o fato de que Cristina está com Deus. Mas ele sente as dores de sua perda repetidas vezes, cada vez que entra no apartamento, e percebe que nunca mais vai vê-la, senti-la ou ouvi-la novamente.
Josefina diz que ele tem que continuar vivendo. Ele não pode se fechar em sua dor. E não é certo que ele tenha deixado Vitória. Essa mulher tem sido muito boa para ele. Aguiar diz que Vitória ligou para ele ontem à noite. Ela não disse nada, mas ele sabia que era ela. Ele agradeceu. Era isso que ele devia ter feito, diz Josefina. Cristina está em paz e ele não pode fazer nada por ela agora. Mas Vitória precisa dele tanto quanto Liliana, talvez mais … Lili, Adriana e Gusmão tiram fotos um do outro, tendo como pano de fundo as orquídeas. Eles pedem a alguém para tirar algumas fotos dos três. Eles ficam bem juntos.
Nelson grita com Salviano ao vê-lo no corredor da Meta Imagem. Aníbal deixa claro que Salviano trabalha para ele hoje. Depois que Nelson vai embora, o Salviano relata que ele cuidou dos negócios. Aníbal quer pagar por seus serviços. Salviano não quer aceitar dinheiro, ele fez isso por justiça! Mesmo assim, insiste Aníbal, todo trabalho tem um preço. Não este aqui. Aníbal sorri ironicamente. Ele acha que é uma questão de opinião.
Kendra chega na mansão e anuncia. Ela foi roubada! Suas economias! Suas joias! Tudo está destruído! O que ela vai fazer? Poderia ser obra dos sequestradores? E se eles estiverem atrás dela? Em algum lugar nos aposentos dos criados, Balzac festeja contente com as sobras do jantar. Nikki e Vitória insistem que Kendra fique com eles. É o lugar mais seguro para ela. Nelson passa por perto e Nikki conta a novidade. Ela se surpreende com a resposta dele: “De jeito nenhum! Não é adequado ter convidados agora. Estamos nos preparando para um casamento.” Mas Nikki não vai deixar a pobre Kendra se virar sozinha. Não quando ela está grávida e o pai covarde de seu bebê é um homem casado que não está disposto a assumir responsabilidades. Nelson olha furioso para Kendra. Vitória está surpresa. E Kendra soluça, fingindo. 116.
(*) edição das novelas do SBT, “Amores Verdadeiros”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “Amores Verdadeiros”: Vitória Balvanera é diretora de criação da Meta Imagem Internacional, a mais importante agência de publicidade do país. O seu sucesso a tornou alvo de criminosos e é durante um destes ataques que conhece José Ángelo, um simples camponês. Quando José Ângelo vai à fazenda para pedir um emprego como capataz, um grupo de criminosos invade a propriedade para sequestrar Vitória. Graças ao seu treinamento de Aikido, ele evita o sequestro e salva Vitória, assim um encontro único e emocionante surge entre eles.