Resumo da novela “Amores Verdadeiros” em 02/09: no capítulo 149(*) da novela, Nikki pode não ter experiência em servir mesas, mas sua beleza e charme têm o efeito desejado. Ela consegue o emprego na Pizzaria e consegue manter os clientes sorrindo, mesmo quando ela confunde seus pedidos. Gusmão consegue um emprego temporário como guarda-costas de alguns músicos. Ele para na pizzaria para ver sua doce garota e fica tocado com o que ela está fazendo. Ela quer passar na casa de Balvanera depois do trabalho e ele concorda em ir com ela.
Os sintomas da doença de Paula estão se tornando mais difíceis de camuflar. Ela mantém sua agonia para si mesma e finge alegria na frente de sua família. Gilda e Candelária continuam sendo suas únicas confidentes. Carlos está sonhando acordado com Adriana quando um visitante inesperado aparece em sua porta. Carmina Bouvier, chamando-se Bruna Cristo! Bruna quer ser protagonista de Amores Verdadeiros.
Nelson está furioso com seu sogro. Quem Aníbal pensa que é para impedir Nelson de pegar um cheque da empresa? Aníbal escuta em silêncio. Ele recusa a campanha da UltraBelle. Nelson está incrédulo. Por que Aníbal recusaria essa coisa certa, essa mina de ouro? Ele fez seu dever de casa e descobriu que o produto foi proibido em outros países, porque um de seus componentes químicos induz tumores cancerígenos .
Aníbal esvazia seu copo de conhaque. Nelson afunda em uma cadeira como se suas pernas não pudessem mais suportar seu peso. Nelson ainda tem um pouco de luta pela frente. Se ele cair, a Meta Imagem também cairá! Aníbal pensa que não. Ele vai girar para que seus clientes vejam Nelson como o ex-marido ressentido, e Aníbal seja o herói que salvou a empresa.
Nelson se inclina nas costas de uma cadeira e tenta recuperar o fôlego. Aníbal começa a sair do escritório, mas Nelson o chama de volta. Aníbal tem que ajudá-lo! Aníbal torce um pouco a faca: “Você é uma vítima de sua própria estupidez.” Nelson: “Você está certo. Eu reconheço que você é melhor do que eu. Eu investi todo o meu dinheiro e agora estou arruinado.”
Nelson não pode sofrer a humilhação da ruína financeira. Aníbal saboreia o momento. Nelson terá ajuda dele se entregar a carta de Candelária e conceder o divórcio a Vitória. “Agora tenho coisas mais importantes para fazer”, diz Aníbal, deixando Nelson sozinho jurando vingança.
Nelson convoca todos à sala de estar para um pequeno exercício de dizer a verdade. Nikki e Gusmão, depois Candelária, Vitória, Adriana, Aguiar e Lili.
Aníbal não está gostando nem um pouco disso. Nelson está se divertindo muito. Ele vai dizer algo que Vitória e Adriana têm o direito de saber. Candelária e Adriana tentam impedi-lo. Não adianta. Nelson olha para Aguiar quando anuncia a Aguiar: “Sua esposa Cristina era uma Balvanera.”
Há um momento de silêncio atordoante. Nelson, copo de uísque na mão, caminha e contempla alegremente os rostos chocados e abatidos. “Cristina Corona Balvanera. Parece bom.” Ele conta a Vitória os detalhes: “Aníbal teve um caso com Candelária, quando era casado com a mãe de Vitória, e Cristina foi o produto dessa ligação.”
Candelária o manda calar a boca. Mas é muito tarde. Lili corre e pergunta à avó se é verdade. Nikki se vira para Candelária e exige a verdade. Desta vez Candelária diz baixinho: ” Sí “. Candelária pede desculpas primeiro a José Aguiar e depois à chorosa Vitória; mas um momento depois ela diz asperamente: “Cristina merecia um lugar nesta casa e nesta família.”
Aguiar está angustiado e furioso. Ele perguntou e perguntou e Candelária negou. E ela permitiu que ele fizesse coisas que não podem ser desfeitas. Nelson abana o dedo na cara de Aguiar: “Você tem razão, Aguiar. Você fez uma coisa irremediável e suja. Você dormiu com a irmã da sua mulher!”
Aguiar tenta atacar Nelson, mas é contido. Todo mundo está chorando. Ninguém sabe para onde olhar. Candelária tenta abraçar Lili, mas a garota resiste e sai correndo da sala. Aguiar vai atrás dela. Lili se refugia na cozinha com Poliana, Jean Marie e Balzac. Ela se recusa a falar com o pai. Balzac é questionado sobre a sua opinião sobre a situação de Lili, mas, sabiamente, ele não diz nada.
Enquanto isso, de volta à sala de estar, Nelson ainda se diverte. Nikki diz agora que entende que a jardineira é neta de Aníbal, mas não entende por que ele a favorece. Ele mal a conhece! Aníbal diz que vai ter uma conversa particular com Nicole, Vitória e Adriana. E ele também tem coisas importantes a dizer a Nelson.
Candelária põe-se de joelhos e agarra-se a José Aguiar de uma forma perturbadora. Ela quer que os dois falem com Lili juntos. “Faça isso pelo bem de Cristina”, ela implora.
Nelson, encontrando-se sozinho com Nikki, aproveita o momento para semear um pouco de ódio. Ele afirma que tentou manter a linhagem de Cristina em segredo pelo bem de Nikki. A predadora família Aguiar quer levar tudo. Candelária prendeu seu avô, Aguiar seduziu Vitória e agora Liliana sabe que ela tem sangue Balvanera.
Candelária conta sua história para Vitória e repete que deixou Aníbal ao saber que ele era casado. E Aníbal repete que só soube que Cristina era sua filha depois de sua morte. “Eu sei como isso é terrível para você, especialmente se você …” começa Candelária. Vitória completa o pensamento: “Sim”, ela diz, “nós nos amamos”.
Nikki acusa Aníbal por ter a coragem de criticar Gusmão quando ele está envolvido com esta… enfermeira! E ele perdeu o direito de falar sobre moralidade depois de ter um filho fora do casamento. Pelo menos ela, Nikki , é honesta; ela assume a responsabilidade pelo que faz. Mas ele é um covarde! E ele faz tudo às escondidas!
Gusmão encontra Lili sentada sozinha. Ele a incentiva a falar com Aguiar. Ele garante a ela que seu pai nunca foi infiel a Cristina. Mas Lili acredita no contrário. Ela odeia Vitória Balvanera, a mulher que tinha todas as coisas que sua mãe deveria ter, a mulher que roubou o afeto de seu pai, a mulher que agora revela ser sua tia!
Gusmão sabe o quanto Cristina e Aguiar se amavam, mas também sabe que começaram a ter problemas quando Cristina começou a trabalhar para Kendra Ferretti. “Claro”, diz Lili, “porque ela descobriu que ele a estava traindo com Vitória.” Pobre mãe dela! Lili agora está convencida de que Cristina estava certa e é tarde demais para pedir perdão por não acreditar nela. Gusmão lhe dá um ombro para chorar, coloca um braço reconfortante ao redor dela, bem a tempo de Nikki entrar, vê-los juntos e ficar louca. Ela puxa Lili para longe de Gusmão e diz a ela para parar de agir como a vítima para se aproximar de seu homem. “Francisco Gusmão é meu”, declara. “Pertencemos um ao outro. Exclusivamente.”
Gusmão tenta ser a voz da razão, mas ninguém o ouve. “Olhe para ela chorando!” diz Nikki com desdém e depois dá um empurrão nas costas de Lili. “Ela e Candelária estão se agarrando como bandidas com meu avô!”
“O que você está falando?” pergunta a confusa Lili. Nikki responde com desdém: “Por favor, você pode pegar o dinheiro dele, mas o fato de meu avô ter dormido com sua avó não faz de você uma Balvanera.” Lili dá um tapa na cara de Nikki e a faz cambalear. ” Por favor “, diz Gusmão, impotente. Nikki bate nas costas dela, dando o melhor que consegue.
(*) edição das novelas do SBT, “Amores Verdadeiros”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “Amores Verdadeiros”: Vitória Balvanera é diretora de criação da Meta Imagem Internacional, a mais importante agência de publicidade do país. O seu sucesso a tornou alvo de criminosos e é durante um destes ataques que conhece José Ángelo, um simples camponês. Quando José Ângelo vai à fazenda para pedir um emprego como capataz, um grupo de criminosos invade a propriedade para sequestrar Vitória. Graças ao seu treinamento de Aikido, ele evita o sequestro e salva Vitória, assim um encontro único e emocionante surge entre eles.