Resumo da novela “Amores Verdadeiros” em 04/05: no capítulo 062(*) da novela, Vitória nota que há algum contratempo dentro do quarto de Nikki e implora para entrar. Nikki abre a porta e permite que sua mãe a ajude: “Não posso mais! Estou doente e preciso de ajuda. Tenho bulimia!” Vitória fica perplexa, mas responde à filha com um abraço caloroso e reconfortante.
Gusmão explica a Aguiar como Nikki o induziu a pensar que ela estava a ver um terapeuta para seu problema, e a terapeuta acabou por ser Kendra. Aguiar diz que Kendra ofereceu um emprego a Cristina. Gusmão não gosta de se intrometer na vida de outras pessoas, mas a senhora Ferretti lhe dá um mau pressentimento. Aguiar admite que não é um fã de Kendra, mas seu código de silêncio o impede de contar a Cristina o que sabe. Depois da festa, Gusmão vai contar a verdade a Sra. Vitória.
Vitória não acredita a princípio no que Nikki fala, já que a nutricionista disse que ela estava anêmica, precisava de vitaminas e de uma dieta balanceada. Nikki diz: “Eu menti. Ela se sente tão rejeitada; ela odeia o que vê quando se olha no espelho; ela parece mais gorda por mais que se exercite.” Vitória a interrompe ao dizer que Nikki é uma mulher esguia e linda. Mas, Nikki nega isso. Vitória levará sua filha ao médico. Elas estão juntas, vão conseguir ajuda e superar isso. Nikki precisa parar de se preocupar com o que as outras pessoas pensam: “Amamos você pelo que você é, não porque seja gorda ou magra.”
Na festa, Odette se aproxima de Kendra e a critica sobre seu fracasso em capturar Nelson. Ela acha que contratar a esposa de Aguiar foi errado, já que ela vai descobrir que Kendra está brincando com Nelson. Kendra repete sua lógica maligna, mas Odette não está interessada. Ela quer resultados em um mês. Odette se afasta, sorrindo presunçosamente. Kendra dá alguns passos e examina a multidão: “Veremos quem vai rir por último, maldita bruxa!”
Nikki e Vitória continuam a falar sobre a gravidade da bulimia e a importância de reconhecer sua doença. Vitória aponta que Nikki tem tudo para ser uma grande modelo: sua altura, a maneira como ela se comporta, seu corpo de lindas proporções, seu rosto adorável. Nikki não vê dessa forma, ela diz que é horrível! Ninguém a acha atraente. Vitória percebe que a autoimagem de sua filha está distorcida, provavelmente por causa de sua doença. Com ajuda, ela sabe que sua filha ficará boa e descobrirá a beleza e a bondade que há dentro dela. Ela tem certeza de que Nikki vai superar sua doença.
Enquanto isso, Beatriz anda de um lado para o outro e seu rosto denuncia sua angústia. Ninguém atende suas ligações na casa da mãe de Leonardo. Ela tem que saber se Guille está com ela. “Eu não posso simplesmente esperar preguiçosamente”, diz a Paula. Ela pega sua bolsa, se dirige para a porta e diz: “Tenho que encontrar meu tesouro.”
Na festa, por ordem de Nelson, Salviano contrata um trio de violões de restaurante para tocar uma serenata para Vitória. Eles só estarão livres para ir depois de uma hora. Para Salviano está tudo bem porque aproveita o tempo para sonhar com sua amada Beatriz.
Vitória escova o cabelo de Nikki, que se sente mal por ter arruinado a festa, mas Vitória acha que a confiança que sua filha está demonstrando é o melhor presente de aniversário possível. Gusmão aparece na porta do quarto. Nelson o enviou para trazer as mulheres de volta à festa. Elas o informam sobre o que aconteceu. Vitória concorda em descer para dizer boa noite aos convidados e pede a Gusmão para ficar com Nikki.
Na festa, Kendra e Nelson trocam olhares maliciosos. Aníbal se coloca entre eles enquanto o Padrinho olha severamente. Jocelyn se acomoda no ombro de Aníbal. Todo mundo está se perguntando onde Vitória está. Então, alguém aponta para a escadaria onde Vitória Balvanera está a descer. Ela é saudada com aplausos e vivas e, principalmente, com sorrisos. Não há nenhum sorriso em Kendra.
Nelson acende o bolo decorado com orquídeas, um quarteto de cordas toca e, enquanto todos cantam, Nikki e Gusmão descem também. Vitória tolera o beijo de Nelson na bochecha e permite que ele a abrace e a parabenize, depois que ela apaga a vela. Quando Kendra beija Vitória, Aguiar a observa. Ele avança para se juntar à fila de simpatizantes, mas Nelson dá um passo à frente e o interrompe. Então, Vitória foge de Nelson andando ao redor dele e sobe no meio da escada. Ela se vira e agradece a todos. Vitória informa que não se sente bem. Acredita que seja devido a toda empolgação, sua pressão está um pouco baixa, então, ela vai se deitar.
Nelson tenta conter sua fúria. Vitória pede à filha para ir com ela e as duas sobem juntas. Odette pede que Kendra tire vantagem da situação. Aguiar encosta-se a uma coluna de pedra; Gusmão permanece como se fosse uma coluna de pedra. Tomásia caminha entre eles e quer saber o que está acontecendo. Eles se fingem de idiotas. Bem, ela vai descobrir sozinha! Quando ela se afasta, Gusmão diz a Aguiar que Nikki teve a coragem de contar a verdade para sua mãe. Eles trocam um olhar de satisfação moral.
No quarto de Nikki, Vitória coloca a filha na cama e promete mimá-la toda a noite. Nelson aparece em uma onda de ressentimento e diz que Vitória foi rude com seus convidados. Vitória explica que é Nikki quem não está bem. Ele quer saber o que está errado. Nikki não consegue dizer isso em voz alta.
Enquanto isso, Tomásia assume um posto do lado de fora da porta e escuta Vitória explicar que Nikki tem um distúrbio alimentar e que ela sofre de bulimia. Nelson escuta e não encontra resposta adequada. Nelson pergunta para Vitória como ele pode saber que Nikki está doente. Vitória explica que eles vão consultar um médico, mas que os sintomas estão presentes há muito tempo. Nelson não acredita e diz: “Nikki está apenas tentando chamar a atenção para si mesma. Ela precisa fazer algo útil para variar. Ela deve dormir e, de manhã, vai perceber que tudo não passa de um monte de bobagens.” Vitória tenta, novamente, explicar que a bulimia é uma doença grave. Nelson se recusa a ver isso como qualquer coisa que não seja o comportamento manipulador usual. Ele não amolece, mesmo quando Nikki implora em lágrimas a ele: “Papai, eu juro que estou doente.” Tomásia sai furtivamente da porta. Nelson vai embora convencido de que Nikki está a fingir e que sua esposa é uma idiota por acreditar nela. Nikki, sussurra baixinho: “Papai …”
Em outra parte da cidade, Felipe se senta em uma mesa de jogo e arranca uma pilha considerável de fichas. Ele está em uma maré de sorte, mas tem que ganhar o suficiente para pagar o divórcio de sua filha e comprar um bom apartamento para ela.
Beatriz sacode o portão externo que leva à casa da mãe de Léo. Paula está parada atrás dela. Beatriz chama pelo filho: “Guille! Tesouro!” Elas estão lá há mais de meia hora e claramente não há ninguém em casa. Beatriz rejeita a sugestão de Paula de que denunciem o desaparecimento de Guille à polícia. Beatriz tem medo. Enquanto isso, Vovó Aída presenteia Guille com um filme de terror e comidas sem qualidade.
Aníbal vai até o quarto ver como estão suas garotas. Vitória diz a ele que está bem, ela só teve uma pequena dor de cabeça. O que acontece é que ela não gosta muito de festas. E Nikki está bem, apenas exausta de tanto exercício. Aníbal repreende Vitória por esnobar seus convidados; ela retruca que Nelson não deveria ter produzido uma festa, dado o estado lamentável de seu relacionamento.
Gusmão chega e Vitória tem a chance de perguntar por que ele não contou a ela sobre a bulimia de Nikki. Ele explica que Nikki disse que assumiria a responsabilidade por si mesma e que veria um psicólogo. Vitória se anima ao ouvir que sua filha está a fazer terapia. Gusmão diz que era o que ele pensava. Ele conta que a levava para a consulta, mas tinha que esperar do lado de fora do prédio. Um dia ela estava demorando mais do que o normal, então ele resolveu entrar para ver como ela estava. Foi quando descobriu que ela estava passando seu tempo de terapia no apartamento de Kendra Ferretti. Vitória fica chocada. Ela não pode acreditar que Kendra se envolveria em tal esquema. Gusmão não diz nada. Vitória diz que vai ter uma conversa séria com Kendra. Finalmente, Vitória sai e Gusmão olha para o rosto adormecido de sua amada Nikki. Ele acaricia seus cabelos, senta-se ao lado dela e murmura: “Você é tão frágil, tão indefesa. O que eu não daria para ser o amor da sua vida – para cuidar de você, protegê-la e amá-la.”
Salviano conduz o trio de violões até a grande sala onde Nelson está sozinho. “Cale a boca! Cale a boca! Cale a boca!” ele grita. “Tire-os da minha casa!”
Nelson se senta no último degrau da escada e bebe. Vitória se junta a ele. Nelson ainda está magoado porque ela não gostou da festa. Ela não quer ouvir. Eles precisam falar sobre a filha – a doença de Nikki é grave; pode até ser fatal. Nelson a ignora – como sempre, ela está exagerando. É normal que as meninas façam coisas malucas para serem esguias. Mas, se ela tem um transtorno alimentar, é por causa da negligência de Vitória. Nikki é uma garota sensível; claro que ela é afetada pelas mudanças de humor de Vitória. E, em vez de cuidar de sua família, Vitória passa todo o tempo conversando com Aguiar. Vitória diz que: “Aguiar não tem nada a ver com isso!” Eles estão falando sobre a vida de sua filha! Tudo o que ele quer fazer é tirar vantagem da situação!”
Vitória sobe as escadas com Nelson em seus pés e diz: “Se Nikki morrer, você será a culpada!” “Cale-se!”, grita Vitória, horrorizada. Ela lhe dá um tapa forte e repete: “Cale-se”. Os reflexos de Nelson devem estar entorpecidos pela bebida porque ela consegue bater três vezes antes que ele agarre seu pulso. Eles lutam e se inclinam sobre o corrimão. Nelson deixa cair seu copo de uísque e ele se estilhaça. “Você é louca!” grita Nelson. Vitória concorda, “Louca de desespero só de pensar em Nikki não …” “Oh, não exagere”, diz Nelson. Nelson reafirma ao dizer que Vitória é a responsável pelos problemas de Nikki. Foi ela quem a apresentou ao mundo da modelagem. Uma mãe deve apoiar seus filhos. Mas ela, como mãe, é um fracasso total! Nelson escapa de mais um tapa, pois Vitória desmaia. Mas, então se recompõe: “Ela tem que ser forte por sua filha.”
Fora da mansão, Salviano pergunta a Jean Marie por que a festa terminou mais cedo. Jean Marie dá a ele a história oficial e Poliana balbucia comentários em contraponto. Salviano percebe que Kendra Ferretti esteve na festa! Lá dentro, Tomásia varre os cacos de vidro e diz a Vitória que ela é a melhor mãe do mundo. Vitória diz que precisa de um tempo sozinha. Ela desce para seu estúdio.
Salviano liga para Kendra e quer saber se foi ela quem estragou a festa. Kendra diz que não. Ela conta que Vitória fingiu não se sentir bem e deixou Nelson com cara de bobo. Agora Kendra está lá para consolá-lo! Não só isso, Nikki é sua aliada e ela vai receber o troco em breve por um grande favor que está fazendo a ela. Salviano diz a ela para não ter tanta certeza. Kendra o manda se divertir com sua Beatriz, que o avisará quando precisar dele.
Vitória se senta sozinha em seu estúdio, então se levanta e anda de um lado para o outro. Ela alcança uma prateleira e pega uma foto emoldurada de Nikki e um volume de poesia. Aguiar entra silenciosamente e desce as escadas. Vitória continua a ler. Aguiar fala que Sua mãe dizia que a poesia de Amado Nervo era como uma carícia para a alma. “Sua mãe tinha razão”, concorda Vitória.73.
(*) edição das novelas do SBT, “Amores Verdadeiros”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “Amores Verdadeiros”: Vitória Balvanera é diretora de criação da Meta Imagem Internacional, a mais importante agência de publicidade do país. O seu sucesso a tornou alvo de criminosos e é durante um destes ataques que conhece José Ángelo, um simples camponês. Quando José Ângelo vai à fazenda para pedir um emprego como capataz, um grupo de criminosos invade a propriedade para sequestrar Vitória. Graças ao seu treinamento de Aikido, ele evita o sequestro e salva Vitória, assim um encontro único e emocionante surge entre eles.