Resumo da novela “Amores Verdadeiros” em 16/04: no capítulo 050(*) da novela, Adriana entra furiosamente na sala, exigindo que Aníbal diga a ela onde está sua filha! Lili deixa o vaso de planta cair, impactada. Aníbal responde à pergunta da filha: “Todo mundo sabe o que aconteceu com aquela criança”. “Mentiroso!” chora Adriana. Ela corre para ele, agarrando-o pelas lapelas, empurrando e golpeando-o. Lili e Aguiar se agacham e tentam varrer a sujeira e os cacos de cerâmica. Tomásia conduz Poliana para fora. Nelson coloca um braço em volta de Nikki, para protegê-la.
Adriana: “Você está mentindo! Minha filha nasceu viva e você a arrancou de mim! Onde ela está? Para quem você a entregou? Quem era o médico? Fui para a Clínica de Santa Rita e eles não puderam me dizer nada.” Adriana faz uma pausa e olha diretamente para Liliana. Lili e Aguiar fogem. Poliana encontra Gusmão na cozinha e tenta, sem sucesso, envolvê-lo no drama da sala de jantar. Aníbal diz que não sabe nada do médico. Ele nunca mais o viu depois do parto. Mas essa resposta só deixou Adriana mais furiosa. Ela empurra alguns pratos no chão.
Nikki pede que Aníbal fale, mas Nelson diz a ela para não interferir e a leva para fora da sala. Aníbal, furioso: “Eu fiz o que eu tinha que fazer.” Lili segura as flores destruídas. Aguiar diz: “Vamos até a estufa consertar Estrellita”. Nikki desce os degraus da frente com o pai. E se o que sua tia está dizendo for verdade? ela pergunta a ele. Nelson aproveita outro momento de vínculo e tagarela que momentos de tragédia fazem você valorizar o que você tem.
De volta à sala de jantar, Vitória tenta descobrir a verdade. Ela se lembra de Aníbal dizendo que Adriana não estava bem após o parto. Adriana confirma que ficou louca de tristeza quando soube que sua filha era natimorta; ela não saiu do quarto o dia todo. Quando ela finalmente teve forças para perguntar, eles disseram que o bebê havia sido enterrado: “Nunca a vi, nem para dar um beijo de despedida. Minha Lucía. Minha Lucía.”
Mas agora Adriana exige uma explicação. Ela cai de joelhos: “Eu sei que ela não morreu. Eu sei que minha filha está viva.” Aníbal se vira, tira os seus óculos azuis idiotas, depois vira o rosto nu para ela: “Precisamos conversar. Sozinhos. Venha para a biblioteca”. Na estufa, Lili replanta Estrellita e ela e seu pai refletem sobre o sofrimento de Adriana. Em seguida, Aguiar pergunta a ela gentilmente se ela gosta de Gusmão.
Na biblioteca, Aníbal retoma sua postura: “Quem meteu essas ideias na sua cabeça? Quem?” “Uma vidente”, responde Adriana, ainda sem vontade de trair seu padrinho, Antônio. Aníbal é desdenhoso: “Todo esse drama por causa de bobagens de algum charlatão?” Mas Adriana se mantém firme e diz que Aníbal a odiava quando ela engravidou, ele não queria o bebê, trancava-a como um bicho e se comportava como se ela tivesse uma doença contagiosa. E o pior de tudo, ele a manteve separada do homem que ela amava. Sem surpresa, não é assim que Aníbal se lembra. Ela tinha 15 anos. Aquele mequetrefe de namorado a deixou sozinha e foi seu pai quem a apoiou . E ele não se arrepende, mesmo que ela o odeie por isso.
É melhor ele estar falando a verdade, diz Adriana, ou vai se arrepender muito. Jean Marie chega ao encontro com Odette. Ele é informado de que ela não está disponível. Mas ele tem um vislumbre emocionante de sua paixão, Estéfano Longoria. Valeu a pena. Nikki se olha no espelho e se desespera. Gusmão tem um panfleto de uma clínica que trata de transtornos alimentares e gostaria de marcar uma consulta para ela.
Lili encontra Adriana sentada sozinha e se junta a ela. “Minha pobre filha”, diz Adriana, enquanto acaricia o rosto e o cabelo de Lili. Ela não vai descansar até que a encontre. Elas se abraçam. Lili pede que Adriana reze à Virgem de Guadalupe. Na Meta Imagem, Beatriz recusa o convite de Salviano para jantar. Poliana ouve o relato ofegante de Jean Marie sobre o avistamento de Estéfano.
Vitória convida Aguiar para seu estúdio. Aguiar lamenta não ter dado uma irmã mais nova à filha, diz ele; e ele lamenta não ter estado presente no nascimento de Lili. Cristina entrou em trabalho de parto cedo, enquanto ele estava trabalhando. Felizmente, a sogra dele estava lá com Cristina, ela a estava visitando durante as férias, e ela pôde ajudar. Mas foi maravilhoso quando ele chegou ao hospital e Cristina colocou a filha em seus braços. Aguiar e Vitória concordam: nada se compara ao nascimento de uma criança.
Vitória pode parecer o pilar de sua família, mas ela confessa sua vulnerabilidade. Felizmente agora ela o tem, dando-lhe força. Ela agarra o pulso de Aguiar: “Um amigo.” Ela se inclina em direção a ele. Ele se levanta e ela também. Eles estão cara a cara. Muito perto. “O que está errado?” ela pergunta. “Nada”, diz Aguiar. Ele tem que sair. Ela implora que ele fique e diga o que ele sente. Aguiar diz, com dificuldade: “Eu sinto que isso não está certo, quero dizer … estamos fazendo as coisas mal.” Eles estão deixando as coisas confusas e obscuras, ele continua. Ela é a chefe e ele o empregado. É isso: “Você e eu nunca seremos amigos. E não somos amigos agora.”
Aguiar não alcança a porta antes que a expressão fria de Vitória desmorone e suas lágrimas comecem a cair. Poliana e Jean Marie entram sorrateiramente no escritório de Vitória e encontram o telefone de Estéfano em sua agenda. Na Meta Imagem, Gilda diz a Aníbal que o detetive está a caminho. Jean Marie liga para Estéfano, quase desmaia e desliga. Ele ouviu sua voz! Sua respiração!
Nikki ficou assustada com o que sua tia disse. Ela não pode acreditar que seu avô faria algo tão mega horrível. Talvez se ela falasse com ele … Vitória a incentiva a não se envolver nisso. Mas agora, o professor de piano está esperando.Na cidade, Adriana se esconde atrás de uma árvore e fotografa garotas. Qualquer uma delas, ela pensa, poderia ser sua filha.
O detetive Pastrana chega para seu encontro com Aníbal. Aqui está o que ele deve fazer: encontrar o Dr. Alberto, um ginecologista obstetra que trabalhou na Clínica Santa Rita em 1994; e encontrou Candelária Corona Torres. Quando o detetive sai, o infeliz de Aníbal diz a si mesmo: “Agora vou descobrir o que o médico fez.”
Gilda está ocupada se reportando a Paula. Pastrano é filho de sua madrinha e ele e Gilda são como irmãos e irmãs. Ele vai dar as informações que encontrar diretamente para Paula. E porque não? Ele está sendo pago duas vezes, uma pela Paula e outra pelo Aníbal.
A professora está farta de Nikki. Ela desiste! Vitória quer que Nikki se comprometa com algo na vida. Nikki interrompe a mãe. Ela não gosta do clube desde que aquela “primitiva” se tornou membro. Vitória perde a calma: “Quando você vai aprender a respeitar Liliana?”
Vitória está indo para a agência para filmar um comercial. Antes de sair, ela grita uma série de ordens. Gusmão senta e toca Chopin. A valsa melancólica atrai Aguiar e Vitória, depois Liliana e Tomásia. Quando ele faz uma pausa, eles aplaudem. “Você deveria dar aulas de piano para Nikki”, diz Vitória. Nikki responde: “Imagine. Um guarda-costas multiuso.” Nikki e Lili trocam olhares gelados. 58
Salviano leva um presente de Nelson para Kendra: um enorme urso de pelúcia branco. Kendra lê o cartão e zomba: “O que há de errado com o estúpido do Briss ?? Eu quero um conversível !! Um bom apartamento !!”Salviano: “Ele está encantado com você, ele diz que você é a amante ideal.”
No escritório, Aníbal diz a Antônio que, por um momento, pensou que ele o havia traído. Antônio garante que continuará calado. Aníbal também diz que está decidido a encontrar Candelária, que é o passado que ele quer reviver. Paula se reúne com o investigador Pastrana: “Você fez bem em garantir a Aníbal que encontraria Candelária Torres. Mas essa é a última coisa que você fará. Ele não deve saber que ela tinha uma filha com ele. Você vai dar a ele um relatório concreto.”
Vitória é seca com Aguiar. Ele fica surpreso e pergunta se ela está com raiva dele. Ela nega. Enquanto ele sai do escritório dela, Adriana liga para agradecer pelo apoio ao meu pai. Vitória promete que vai ajudá-la a descobrir a verdade. Adriana continuará procurando o médico que atendeu seu parto, enquanto aguarda a permissão para abrir o túmulo: “Agora tenho um motivo para viver.”
Gusmão toca piano com Nikki e ela sorri. Ele se afasta como se estivesse acordando de um sonho e repete: “Você tem que se deixar levar pela música.” Eles se aproximam lentamente e quase se beijam. Ela toca muito melhor e Tomásia quase deixa cair a flor que tinha nos braços ao perceber que é Nikki tocando. Tomásia agradece Gusmão por conseguir o milagre que ninguém mais conseguiu. Gusmão diz: “A vida coloca desafios em nosso caminho que precisamos superar. Eu só quero que saiba que estou com você e, por favor, confie em mim sempre.” Nikki diz que marcou uma consulta na clínica que ele sugeriu. Ele está feliz. Ele até se oferece para ir com ela. Ela gosta disso.
Lilli e Cristina levam uma planta para Paula, que toca piano para elas. Lili conta que Nikki discutiu com a professora de piano dela. Que Nikki trata os funcionários como lixo e que Gusmão toca muito bem. Paula sente orgulho. De repente, Liliana percebe que Gusmão e Paula tocaram a mesma música. Paula disfarça, dizendo que é uma música clássica.
No set de filmagem do novo comercial, Vitória está ficando irritada porque os modelos não estão lá. Odette, no telefone, confirma que é a responsável pelo não comparecimento do modelo masculino. Kendra diz a ela que é uma chatice ter que aparecer na filmagem, sabendo que o comercial não será feito. Estefano pergunta para a mãe: “Por que você fez algo tão vil?” O filho de Odette diz que admira Vitória por seu talento e honestidade. Odette fica irritada: “O sucesso da nossa empresa deve-se às minhas atividades. Não vou permitir que ninguém questione minhas estratégias .. Você fica na sua área, desenhando e colorindo.”
Poliana encontra Gusmão na cozinha, se declara e o abraça. Liliana chega e assiste um pouco da cena. Nikki entra e os insulta. Liliana fala com as plantas: “Ele sempre vai me olhar como uma garotinha.” Nikki diz a Poliana e Gusmão: “Não me importo se vocês são amigos com privilégios, mas respeitam minha casa. Na verdade, vocês dois me entediam, gorila de 5ª categoria. Você precisa de uma cirurgia no cérebro se acha que me importo com a vida pessoal dos meus funcionários.”
Vitória se preocupa com o prejuízo que terá se não arrumar um modelo masculino para o novo comercial. Kendra chega, se faz de difícil para Nelson e pensa: “Eu vou te deixar tão louco que você vai querer se divorciar de Vitória por mim.” De volta ao set comercial, o produtor e o diretor continuam pressionando Vitória para que eles comecem a gravar. Ela ouve Aguiar rindo. Ele está experimentando as jaquetas dos modelos masculinos.
Nikki insiste para que Poliana e Gusmão tirem a noite de folga e se divirtam: “aproveite sua noite louca. Não é uma sugestão, é uma ordem. Eu quero que vocês dois se multipliquem juntos, por zero.” Poliana planeja o passeio à noite. Gusmão não está entusiasmado. Nikki está no quarto e acha que não deveria ter confiado em Gusmão. Na cozinha, Poliana avisa a Liliana que ela e Gusmão vão sair hoje à noite. Gusmão diz: “Não conte com isso, talvez a senhorita mude de ideia e me peça para ficar.” Vitória pede a Aguiar um favor: “Quero que você seja o modelo do meu comercial.” Aguiar fica paralizado.
(*) edição das novelas do SBT, “Amores Verdadeiros”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “Amores Verdadeiros”: Vitória Balvanera é diretora de criação da Meta Imagem Internacional, a mais importante agência de publicidade do país. O seu sucesso a tornou alvo de criminosos e é durante um destes ataques que conhece José Ângelo, um simples camponês. Quando José Ângelo vai à fazenda para pedir um emprego como capataz, um grupo de criminosos invade a propriedade para sequestrar Vitória. Graças ao seu treinamento de Aikido, ele evita o sequestro e salva Vitória, assim um encontro único e emocionante surge entre eles.