Resumo da novela “Amores Verdadeiros” em 17/09: no capítulo 160(*) da novela, antes de sair do hospital, Adriana pára para ver Lili, que luta por sua vida. Agora ela sabe que está olhando para sua própria Lucia. Adriana pretende cumprir a promessa feita a Candelária. Ninguém mais pode saber a verdade. Carlos está mal. Ele voltou ao México por Adriana e agora descobre que ela está carregando o filho de outro homem. Adriana está de volta ao seu apartamento quando, após algumas contrações devastadoras, sua bolsa rompe. O Dr. Vicente atende o telefonema e segue caminho.
Gusmão se reporta a Lili. Ele vai realizar seu sonho. Agora ela pode morrer feliz, como esposa de Francisco Gusmão. Beatriz e Candelária estão chateadas com este casamento lamentável. Nikki chega com o juiz que fará a cerimônia. Aguiar e Vitória entram no momento, em que, estão acertando os detalhes. Carlos recebe uma caixa de Adriana. Aguiar agradece aos amigos reunidos por suas boas intenções, mas explica suas objeções. O problema é que todos querem que sua filha morra feliz, e ele aposta que ela vai viver. Enquanto isso, em seu apartamento, Adriana também está orando pela vida de Lili. O Dr. Vicente a examina, diz que seria melhor ela ser internada, mas não dá tempo para isso.
Carlos abre a caixa e encontra um vídeo. Adriana aparece na tela e o instrui sobre como proceder. Na caixa número 1, ele encontrará alguns filmes que deu a ela. Ela iria mantê-los para se lembrar dele, mas ela não precisa mais deles. Ela carrega a melhor parte da história deles em seu coração. E aquelas folhas de papel em branco? Essas são as cartas que eles nunca escreveram. A pequena caixa de jóias? Dois anéis, símbolos do compromisso que ele nunca assumiu. E as taças de vinho? Para celebrar a felicidade que eles nunca compartilharam. O porta-retratos não vai segurar nossa foto, a que eles nunca tiraram.
Adriana está suando enquanto Vicente a guia durante o trabalho de parto. José Aguiar tem uma conversa séria com Lili. Ele a incentiva a repensar essa coisa do casamento. Ela sabe que Francisco se preocupa com ela como amiga, talvez como irmã. Mas é Nikki que ele ama. E isso não vai mudar. Se Lili e Gusmão se casarem, com o tempo sua afeição se transformará em ressentimento e os dois ficarão infelizes. Ela nunca foi uma pessoa egoísta. De volta à sala de espera, todos estão se distanciando da ideia de casamento.
Adriana grita. Ouvimos o choro vigoroso de uma criança. É um menino! Vicente sorri para a criança em seus braços e Adriana sorri de alegria e alívio. O último item da caixa de Carlos são sapatinhos, para o filho que ele não queria ter. Carlos está soluçando. Sozinho. Na intimidade do quarto de Adriana, Vicente coloca o bebê nos braços da mãe. E na sala de espera do hospital, Aguiar anuncia que Lili concordou em desistir de sua fantasia e concentrar suas energias na luta por sua vida. Salviano está trabalhando no caso. Ele tem uma testemunha que viu uma velha entrar na estufa no momento do ataque. Ele percebe que o criminoso estava disfarçado e reconhece a assinatura do crime.
Vicente pede ajuda ao pediatra. Tudo está bem. Carlos procura por Adriana. Tomásia explica que Adriana não mora mais na Mansão. Aníbal entra ruidosamente, indignado com a presença dele. Carlos se gaba de ter conseguido fazer seu filme. Ele tem certeza de que Aníbal o odeia por causa de seu amor por Vitória há 25 anos. Aníbal está furioso porque ele engravidou a outra filha! Cara, impactada de Carlos.
Adriana, o bebê e Vicente estão se dando bem. Adriana compartilha com Vicente: “Lili Aguiar é sua filha, Lucia.” Adriana o convence de que, por enquanto, é melhor não dizer nada, principalmente para Aguiar. Seria indescritivelmente cruel para ele descobrir, neste momento, que Lili não é sua filha. Aníbal diz: “O nascimento daquele bastardo seria a pior coisa que poderia acontecer!” Carlos fica chocado e depois fica furioso. Ele avisa a Aníbal que, se ele tentar alguma coisa suja, ele vai matá-lo.
No hospital, Lili está bem o suficiente para prestar depoimento à polícia. Mas tudo o que ela pode dizer é que uma velha tentou agarrá-la, ela se defendeu e foi esfaqueada. Na sala de espera, Aguiar grita para o Policial e seus homens fazerem mais. Vitória consegue acalmá-lo. Adriana explica a Vicente que a falecida esposa de Aguiar era sua meia-irmã e o casal criou Lili com amor. Vicente tentará acompanhá-la, mas acha que será difícil não dizer nada quando ele e Lili ficarem cara a cara.
Candelária ainda está com Aguiar no hospital e ela argumenta que Lili vai viver. E será seu amor que a salvará. Carlos liga para Jocelyn para obter o novo endereço de Adriana. Roberto Espanto fica desagradavelmente surpreso quando Salviano se aproxima por trás dele, o derruba e aponta uma arma para sua cabeça: “Você vai me dizer agora por que machucou a filha de Aguiar. De quem foi a ideia? Sua ou de Kendra? Você não sai daqui até confessar!”
Uma mão pressiona a campainha repetidamente. Vicente abre a porta do apartamento e se depara com Carlos. “O pai do seu filho está aqui, e ele tem o direito de saber a verdade.” diz Vicente a Adriana. Adriana concorda. Ela parece despreparada para a fúria de Carlos. Roberto Espanto conta que ele ia sequestrar a nova neta do velho Balvanera. Ele não iria machucá-la. Kendra não teve nada a ver com isso, embora já lhe dissesse há muito tempo que Cristina era filha de Aníbal. Roberto Espanto implora por misericórdia. Tudo o que ele quer é uma chance de desaparecer e nunca mais incomodar Lili. “É melhor desaparecer,” diz Salviano, ameaçadoramente.
“Você não tem o que me censurar”, Adriana diz a Carlos. Ela tentou muitas vezes contar-lhe sobre o bebê; mas tudo o que importava era seu filme. Ele fugia do compromisso, não queria filhos. “Mas essa criança chega na pior hora possível”, diz Carlos. “Não para mim”, responde Adriana. E conta a outra grande alegria. Ela encontrou a filha que teve com Vicente.
Vicente quer saber o que Carlos planeja fazer com o bebê. Se ele não quiser ser seu pai, Vicente ficará feliz em intervir. Ele planeja pedir Adriana em casamento. Salviano recita uma versão um tanto exagerada de suas descobertas para Gusmão. Ele encontrou o tipo responsável por machucar Lili e tem certeza de que não vai tentar nada novamente. Ele não tem provas e seus métodos para obter uma confissão foram pouco ortodoxos. Gusmão está cético.
Roberto Espanto se reporta a Kendra. Ela está feliz em saber que ele a protegeu. Agora ele precisa sair da cidade por algumas semanas, até que as coisas esfriem. Ele entrega a ela as gotas mágicas que ela pediu. Ela pensa na morte de Camila e como o médico disse que foi devido a um ataque cardíaco repentino. Ela parece pensativa. Roberto Espanto a lembra de usar luvas quando usar o colírio. Vicente e Adriana se aninham com o bebê e passam a madrugada conversando.
Nikki e Gusmão também estão se aconchegando. Casar-se com Lili teria arruinado suas vidas. Nelson está irado por Kendra ter saído a noite toda. Ela diz a ele que foi ver um filme sobre um homem que se disfarça de avó para atacar suas vítimas. Ela fica com raiva quando ele a repreende por ter abandonado a bebê. Ela está farta! E se ele não confia nela, talvez seja a hora de eles seguirem caminhos separados.
Ela sai. Nelson não a segue. Aguiar está no hospital com Lili, acariciando seu rosto, seus cabelos, falando sobre sua infância, sobre o grande amor dele e de Cristina por ela. Ele se arrepende de não estar presente quando ela nasceu, diz-lhe: “Não vi seu nascimento, meu pequeno raio de sol, mas não quero ver sua morte.”
(*) edição das novelas do SBT, “Amores Verdadeiros”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “Amores Verdadeiros”: Vitória Balvanera é diretora de criação da Meta Imagem Internacional, a mais importante agência de publicidade do país. O seu sucesso a tornou alvo de criminosos e é durante um destes ataques que conhece José Ángelo, um simples camponês. Quando José Ângelo vai à fazenda para pedir um emprego como capataz, um grupo de criminosos invade a propriedade para sequestrar Vitória. Graças ao seu treinamento de Aikido, ele evita o sequestro e salva Vitória, assim um encontro único e emocionante surge entre eles.