Resumo da novela “Amores Verdadeiros” em 23/09: no capítulo 164(*) da novela, José Aguiar caminha às cegas no trânsito e se ajoelha diante de um micro-ônibus. Ele estende os braços para detê-lo. O ônibus pára repentinamente.
O motorista salta e grita: “O que há de errado?” A menina Lili defende Aguiar, manda o motorista parar de gritar e leva o grandalhão para fora da rua. “Estou cego, Lili. Não consigo ver!”, diz ele à menina.
Roberto Espanto observa e relata para Kendra. Aguiar ficou cego! Kendra está sentada em um restaurante elegante. Ela diz a Roberto Espanto para fazer Aguiar voltar para casa com ele. Então, ela sorri enquanto fantasia sobre o resgate suculento que ela exigirá de Vitória.
A pequena Lili vai ajudá-lo a voltar para casa, mas Roberto Espanto se aproxima, chama-o pelo nome e se oferece para acompanhá-lo. Aguiar hesita um momento, depois permite que Roberto Espanto segure sua mão. Ele agradece a Lili e sai tropeçando com o bandido.
Salviano se senta em frente a Kendra no restaurante e ouve sua apresentação. Ela teve muitos amantes, mas ele é o único que a satisfaz. O que ele pensa sobre retomar de onde pararam? Lembra como eles planejaram coletar um grande resgate por Vitória e fugir juntos para uma ilha da Polinésia?
Em seguida, Kendra confidência: “Sou a única herdeira de Nelson e sua apólice de seguro está em meu nome.” Salviano cai na gargalhada: “Você planeja matar o pai da sua filha?”
Kendra toca seu colarinho e gravata e não se incomoda em negar. Ela também receberá as ações da Meta Imagem e Odette pagará um bom dinheiro por elas.
Nelson se senta no que antes era a mesa de Paula e escreve uma carta para Vitória: “Lamento ter feito as coisas assim. Eu não queria machucar Aguiar. Mas eu estava cansado de ficar quieto; e antes de partir era importante que todos vocês soubessem o que Aníbal Balvanera fez.”
Salviano propõe um plano diferente para Kendra. Em vez de assassinar pessoas, que tal se entregarem à polícia? Os dois deveriam pagar por todo o mal que fizeram. Kendra pergunta se sua namoradinha conhece sua história. Ele garante que não. “Então esqueça ela”, Kendra aconselha. Ela tem um plano infalível para se livrar daquele idiota do Nelson. Um método de assassinato indetectável na autópsia.
Salviano é cético. Não existe crime perfeito! Kendra não vai lhe dar os detalhes agora. Logo ela será uma pobre viúva rica e os dois poderão desfrutar de sua fortuna. Kendra se inclina e o beija. Ele a beija de volta.
Aguiar tropeça, guiado por Roberto Espanto, que está com pressa para chegar ao seu carro. De repente, alguém grita. É Nikki e Francisco. Roberto Espanto foge antes que Nikki possa chegar perto o suficiente para vê-lo. Francisco quer saber quem era o homem. Aguiar explica que ele o ajudava: “Eu estou cego.” Nikki e Francisco estão surpresos.
Salviano está dentro: “Você sabe, Kendra, você não tem que matar Nelson.” Salviano explica que tem perspectivas, eles podem ganhar muito dinheiro, eles podem viver como reis. E agora ele percebe que nunca deveria ter deixado Kendra. Beatriz é tão certinha, tão ingênua, e seu filho é tão mimado, ele realmente não suporta a criança.
“Não se preocupe com a Mia”, sorri Kendra. Eles podem deixá-la para trás. Eles se beijam novamente.
Na mansão Balvanera. Lili reflete que o bebê de Adriana é seu irmão, não seu primo. E o bebê de Vitória será seu primo, não seu irmão.
Vitória se vira para Candelária e pergunta: “Onde está o filho que Cristina teve?” Candelária diz: “Enterrei-a no cemitério de Santa Rita.”
A conversa é interrompida pela chegada de Aguiar, Nikki e Francisco. Vitória e Lili o abraçam. Lili o chama de papai. Ele é tocado por isso.
Aguiar estende a mão para Lili e a tateia, cegamente. Os outros, observam de perto, percebem que algo está errado. Nikki, à beira das lágrimas, explica: “O Super Superman não pode ver.” E Aguiar conta a eles como sua visão de repente ficou embaçada, e então ele ficou cego!
Na delegacia, Adriana e Vicente dizem ao capitão que querem apresentar queixa contra o homem que roubou seu filho há 18 anos, Aníbal Balvanera!
De volta à mansão, Vitória quer levar Aguiar a um oftalmologista. Gusmão vai levá-los.
As mulheres ficam para trás. Nikki é doce com sua prima Lili.
Kendra finalmente fala com Roberto Espanto e fica um pouco irritada quando descobre que o plano de capturar Aguiar foi frustrado. Ela abre a bolsa, tira luvas de látex e um saquinho com um frasco de veneno dentro.
O capitão fica surpreso ao ouvir sobre o lado negro de seu velho amigo, Aníbal Balvanera, um homem que ele sempre considerou irrepreensível. Mas Adriana, Vicente e Antônio o convencem do contrário, e estão dispostos a testemunhar contra ele.
Nelson deixa um recado para Nikki. Ele diz que deve a ela uma explicação para o que aconteceu na igreja. Ele não queria sair sem falar com ela. Ele quer que ela se lembre de que a ama.
O telefone de Nelson toca e vemos que é Salviano, ligando de um telefone público. Com voz abafada, avisa Nelson: “Cuidado com os Kendra! Essa mulher quer te fazer mal! Cuidado. Essa mulher é uma assassina e está pronta para matá-lo!”
Kendra é mostrada em uma loja, em busca de algo muito especial. Nelson desconsidera quem ligou, certo de que é apenas um dos truques sujos de Aníbal. Ele está indo para Chicago e Aníbal não pode machucá-lo agora.
O oftalmologista examina Aguiar enquanto Gusmão e Vitória aguardam ansiosos. Aguiar pode se recuperar, mas precisará de psicoterapia e de uma vida livre de angústia e ansiedade.
Na cozinha Balvanera, Nikki, Lili e Poliana concordam: o culpado é Aníbal. Candelária achou que estava fazendo o bem. E se Adriana não tivesse contado a ela sobre seu bebê roubado, ela nunca teria sabido quem Lili realmente era.
Candelária procura por Aníbal. Ele está fugindo em um avião a jato. O pequeno jato particular voa bem acima da cidade.
Adriana e Vicente marcham até a mansão Balvanera e exigem a cabeça de Aníbal. Enquanto isso, a comissária de bordo traz conhaque para Aníbal e anuncia que estarão em Nova York em quatro horas e meia.
De repente, ele lamenta: “Droga, eu estava com tanta pressa que esqueci os diamantes!” O comandante diz à família que Aníbal não poderá deixar o país. Todos os aeroportos foram alertados. Candelária dá um passo à frente. Aníbal pode estar fugindo da justiça, mas ela está pronta para se entregar e pagar por seus erros.
Lili corre até ela e a abraça. Ela implora à polícia para não levar sua avó embora.
Kendra combina jantar com Nelson em seu restaurante favorito hoje à noite. Ele tem alguns papéis da Meta Imagem para preencher e entregar. Eles concordam em se encontrar em casa.
Salviano diz a sua madrinha que decidiu se entregar, mesmo que isso signifique perder Beatriz. Mas antes, ele tem que fazer algo para combater o mal de Kendra.
Vitória explica a Nikki que a cegueira de Aguiar foi causada por um choque emocional. Ele vai ficar nos aposentos dos guarda-costas por enquanto porque está familiarizado com esse espaço.
Enquanto Gusmão guia Aguiar até seu quarto, Nikki informa à mãe que Aníbal fugiu e Candelária foi presa. Adriana, Vicente e Lili estão na delegacia tentando ajudá-la.
Lili e Adriana concordam que Candelária fez uma boa coisa, Lili cresceu com uma família amorosa. Lili pede desculpas a Adriana e Vicente pela maneira como falou com eles antes e pede um tempo. Há tanta coisa com que se acostumar, e o pior é que o papai dela está cego!
(*) edição das novelas do SBT, “Amores Verdadeiros”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “Amores Verdadeiros”: Vitória Balvanera é diretora de criação da Meta Imagem Internacional, a mais importante agência de publicidade do país. O seu sucesso a tornou alvo de criminosos e é durante um destes ataques que conhece José Ángelo, um simples camponês. Quando José Ângelo vai à fazenda para pedir um emprego como capataz, um grupo de criminosos invade a propriedade para sequestrar Vitória. Graças ao seu treinamento de Aikido, ele evita o sequestro e salva Vitória, assim um encontro único e emocionante surge entre eles.