Resumo da novela “Amores Verdadeiros” em 24/06: no capítulo 099(*) da novela, Paula confessa que se sente culpada. Candelária a consola e diz para ela não chorar, não se torturar. Cristina é forte e lutará pela vida. Beatriz observa em silêncio. Vitória não quer que a família saiba de Cristina, diz a Tomásia. Nesse momento, ela recebe uma mensagem de Salviano: Cristina sobreviveu à cirurgia, mas seu prognóstico preocupa.
Aguiar chora enquanto observa sua esposa através do vidro. Ela está inconsciente. Seu rosto e braços estão cobertos de hematomas e arranhões. Ele diz a ela o quanto a ama e implora que ela não o deixe. Na manhã seguinte, o médico anuncia que Cristina já está consciente e quer ver sua família. Sua condição é muito grave. O médico então conduz Liliana até a cabeceira da mãe. Candelária manda Aguiar ter fé.
Nelson pergunta sarcasticamente se Vitória teve problemas para dormir porque Aguiar se foi. Ele supõe que ela vai assumir Salviano como seu guarda-costas agora. Não, ela prefere Zambrano. Salviano liga para Kendra e ela nega qualquer envolvimento no acidente de Cristina. Vitória decide acompanhar Salviano ao hospital. Cristina sorri para a filha. Lili avisa a Cristina que vai se recuperar muito em breve. Cristina diz: “Eu sempre vou cuidar de você. Sempre.” Lili é o presente mais precioso que a vida lhe deu.
Tomásia instrui Gusmão a ser discreto sobre a condição de Cristina. Jean Marie está morrendo de vontade de compartilhar sua felicidade. Ele está apaixonado! É a vez de Candelária ver Cristina: “Deus providenciou para que você ficasse comigo”. Candelária fica inconsolável com a ideia de perder a filha amada. Cristina não pode morrer sem saber de uma coisa: “Aníbal Balvanera é meu pai?”
Antonio zomba de Aníbal: “Uma filha fora do casamento?” Aníbal insiste: “Essa bastarda só existe na imaginação ressentida de Paula.” Candelária confirma com tristeza: “Sim, seu pai é Aníbal Balvanera”. Ela implora o perdão da filha por esconder o que ela pensava ser uma verdade dolorosa. Ela estava com vergonha. Ele era um homem casado que não tinha espaço para eles em sua vida. Cristina acha que Aníbal a teria aceitado: “Se ele soubesse da minha existência, ele teria me reconhecido como sua filha.”
Não, diz Candelária. Há algum tempo, quando estava doente e achava que estava morrendo, ela escreveu a Aníbal dizendo que tinha uma filha. Sua resposta foi fria e cortante. “Perdoe-me por causar-lhe esta dor”, diz Candelária com tristeza. Cristina reafirma que não há nada a perdoar; ela só queria saber a verdade. E por sua mãe ela sente apenas gratidão por dar sua vida e enchê-la de amor. Candelária abençoa a filha uma última vez.
Aguiar espera com Josefina e Lili. Vitória chega com Salviano, examina a cena e, prudentemente, se dirige à capela. Paula entra e Aguiar avisa que Cristina está muito mal. Agora Candelária volta para a sala de espera, tão carregada de dor que mal consegue andar. “Cristina quer ver Aguiar”, diz ela. Quando Aguiar sai, Paula se aproxima e Candelária diz: “Não há palavras para expressar o que uma mãe sente ao ver seu filho morrer e ser incapaz de fazer qualquer coisa a respeito.”
Quando Salviano pergunta sobre Cristina, Candelária diz que há pouca esperança. Paula faz uma oração silenciosa: “Deus, por favor, salve-a. Não me deixe com essa culpa.” Na capela, Vitória reza pela recuperação de Cristina.
Aguiar se aproxima da cama de Cristina. Ela o ama, ele é o melhor marido do mundo. Aguiar se aproxima e diz a ela que a ama também. Ele tem certeza de que ela vai melhorar e eles vão reviver todas as coisas bonitas que viveram juntos. E é melhor Lili se apressar e dar a eles alguns netos, para que eles possam mimá-los. Ela é a melhor esposa do mundo … Ele vai compensar todo o tempo que deveria ter se dedicado a ela … Ele implora perdão por não dar ouvidos às suas necessidades.
Cristina novamente diz que o ama e pede perdão por não cuidar de si mesma. Mas ela está partindo, amando-o completamente. Com ele ao seu lado, ela é a mulher mais feliz do mundo. Ele é tudo para ela. Seu amor é infinito e eterno. Aguiar Implora que ela não vá. Ele precisa dela e Lili também. Ela deve ir, diz a ele, mas ele a verá na luz da manhã, no vento, nas estrelas à noite. E Lili ficará bem com ele. Mas ele tem que lhe prometer uma coisa: “Não quero que você fique sozinho, por favor.” “Segure-me”, diz Cristina. Ela se senta e eles se abraçam. Ela morre nos braços de Aguiar, com a cabeça apoiada em seu ombro. Aguiar chora.
Aníbal e Antônio continuam sua conversa. Aníbal se preocupa com o casamento de Vitória. E mesmo que Adriana esteja morando na casa, ela está se segurando. “E aquela sua suposta terceira filha. Quantos anos ela teria agora?”, insiste Antonio. Aníbal pondera a questão: a única mulher com quem poderia ter tido um filho é Candelária, e ela está morta! Antonio ressalta que ela poderia ter tido uma filha e nunca ter contado a ele. Aníbal lembra Antônio que o relatório do detetive Pastrano nada dizia sobre uma criança. Caso encerrado.
Salviano encontra Vitória na capela e diz a ela que Cristina acabou de morrer. Aguiar retorna para a sala de espera. Ele olha solenemente para Josefina e nenhum dos dois fala. Então, ele se vira para Lili e diz a ela que sua mãe se foi. Candelária agarra o rosário e repete, como se estivesse em estado de choque: “Não pode ser, minha menina, não, ela não não se foi …” Aguiar se senta ao lado dela, um braço protetor em volta de seus ombros. Lili se ajoelha do outro lado. O rosto de Candelária está assombrado.
Paula se separa e soluça. Nelson gaba-se para Aníbal de ter despedido Aguiar. Aníbal está indignado. Ele não vai permitir que Nelson calunie sua filha! Ela nunca foi infiel, mas ele ainda continua com sua amante! Nelson fica surpreso, mas se recupera rapidamente. Ele tem um vídeo muito interessante para passar para seu sogro, que mostrará como Vitória se dá bem com seu guarda-costas … Nesse momento, Vitória irrompe: “Houve uma tragédia! A esposa de Aguiar morreu!”
Candelária, vencida pela dor, inclina-se sobre o caixão. Lili busca consolo nos braços do pai e se ajoelha aos pés do caixão. Aguiar diz a ela que sua mãe não está lá. Ela está com Deus. “Não sei como você ficou sabendo do Aníbal. Por que você teve que morrer com a dor desse conhecimento?”, diz Candelária ao caixão de Cristina. Candelária lembra a dura resposta que recebeu à sua carta e lamenta: “Cristina, você não merecia que seu pai te rejeitasse! Ele nem te conheceu! Você não merecia!”
(*) edição das novelas do SBT, “Amores Verdadeiros”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “Amores Verdadeiros”: Vitória Balvanera é diretora de criação da Meta Imagem Internacional, a mais importante agência de publicidade do país. O seu sucesso a tornou alvo de criminosos e é durante um destes ataques que conhece José Ángelo, um simples camponês. Quando José Ângelo vai à fazenda para pedir um emprego como capataz, um grupo de criminosos invade a propriedade para sequestrar Vitória. Graças ao seu treinamento de Aikido, ele evita o sequestro e salva Vitória, assim um encontro único e emocionante surge entre eles.