Resumo da novela “Amores Verdadeiros” em 28/05: no capítulo 082(*) da novela, Josefina diz que Cristina nunca a perdoou por Aguiar estar com ela e sua mãe moribunda quando Cristina estava a dar à luz a Lili. Não é culpa dela que sua mãe morreu naquele dia ou que ela entrou em trabalho de parto prematuro. “Você é a esposa do homem que eu … (Cristina levanta as orelhas) … que amo como irmão. E a mãe dessa menina … que eu amo.” Cristina fica com ciúmes “você os ama, não eu.” Josefina abraça Lili, Cristina olha com ciúme. Lili garante a Cristina que Josefina também a ama … abraço coletivo, mas Cristina não acredita em nada.
Na casa Balvanera, Adriana está a conversar com Tomásia. Tomásia quer saber por que ela não apenas se esconde de Aníbal, mas também de Nikki. Adriana diz que “você sabe que eu sou estranha, sou uma espécie de eremita. Ela às vezes não tem vontade de ver ninguém. E na clínica, Nikki se comportou um pouco agressiva com ela e elas não se separaram muito amigáveis.” Adriana fica muito feliz ao saber que Vitória está a ter aulas de piano novamente. “Mamãe costumava ensiná-la e ela adorava. Quando minha mãe morreu, Vitória parou de tocar.”
Adriana corre para a sala de piano e fica chocada ao ver Paula lá. Vitória a apresenta a Paula, a professora de piano. Depois que Aguiar dá a Adriana um olhar de “guarde para você”, ela segue o exemplo e finge não conhecer Paula. Ela também faz o mesmo. Adriana também conta a Paula que Vitória não toca desde que sua mãe morreu. Adriana e Vitória vão para a próxima sala. Vitória diz a Adriana que o pai está em casa, talvez agora você possa mudar sua atitude e arrancar algo dele. Pense nisso. Adriana concorda em pensar sobre isso e vai embora.
Adriana pede a Aguiar que explique toda essa farsa e diz: “você não merece a confiança da minha irmã. Se você fosse leal à minha irmã, diria a ela que a professora é amante do meu pai!” Aguiar diz que “não é verdade, que é um negócio de família e que sou um simples funcionário. Além disso, você também seguiu o roteiro como se não a conhecesse.” Adriana diz que tem que conhecer um pouco a Paula, ela não é uma mulher tão má como ela pensava. Aguiar diz que “se você, irmã dela, não contar a ela, eu também não contarei, sou apenas seu empregado. Pelo mesmo motivo, para não ver sua irmã sofrer.” Adriana diz que “Vitória não vai gostar que ele esconda um segredo dela.”
Aguiar novamente se volta contra ela, a irmã de Vitória. Adriana ainda se irritou por eles terem que esconder essa verdade de sua irmã. Adriana revela a Aguiar que: “Paula nos fez sofrer, destruiu minha família. Eles estavam a viajar quando minha mãe estava a morrer. É por isso que minha irmã se recusou a conhecer sua amante. Nunca quis saber o nome dela. Não gosto muito do meu pai, mas adoro a minha irmã. E agora ela tem muitos problemas em sua vida. A traição de seu marido, a doença de sua filha, e não posso dar a ela mais um problema para aumentar sua dor. Mesmo que meu pai ficasse viúvo, Vitória sempre se recusou a conhecer sua amante.” Aguiar diz que agora a conhece e a tem aqui em sua casa. Adriana vai falar com Paula para nunca mais voltar.
Tomásia vem buscar Aguiar, Aníbal quer vê-lo. Adriana pergunta a Tomásia por que Aníbal quer Aguiar, “para comprar sua consciência?” Tomásia admite que o sofrimento endureceu Adriana, mas questiona a estratégia dela de culpar o pai. Você vai descobrir / aprender alguma coisa dessa maneira? Adriana diz “o que você sugere que eu faça? Continuar a viver e a enterrar meu passado? Eu não posso.”
Nikki, no carro com Gusmão, está a se perguntar que presente Roy vai trazer para ela. Gusmão está a engolir em seco, desvia o olhar. Nikki se vira para Gusmão e diz que “não se importa com ele ou acredita em qualquer coisa dele. Quem vai notar você?” Ele responde: “você, por exemplo.” Ela responde “que fofo! eu só fui com você para acabar com o meu tédio, a verdade é que você era apenas um entretenimento.” Gusmão se irrita e grita com ela ao dizer: “Que bom que você agora tem alguém para entretê-la, então, você vai me deixar em paz!” Ela diz que “ele é sensível, pois pensou que ele estaria de melhor humor, já que a noite passada estava em boa companhia.”
Gusmão pergunta “então o que eu estava a fazer ontem à noite, de acordo com você?” Nikki diz que “certamente você estava a jogar. Eu sei que você pediu dinheiro emprestado para mim mãe.” Gusmão diz que “vou te mostrar com quem eu estava, uma mulher muito interessante, não alguém sem gosto como você.” Ele disca o próprio número no celular e finge falar com “meu amor”, finge falar sobre “ótima noite ontem à noite, quero te ver de novo o mais rápido possível.” Ele beija o telefone. Com ciúmes, Nikki quer saber tudo sobre o que acabou de ouvir e de onde ele tirou aquela mulher. “Ela é mais bonita do que ‘rat-iana’ ou ‘bol-ita’? (Lilli, Poliana).” Ele sugere que ela se preocupe com seu noivo Roy e sua “grande surpresa”.
Neste momento, Roy chega com a grande surpresa. O rosto de Nikki quase implode ao ver que é uma balança digital. Gusmão está chocado. Em seguida, Roy diz que “não é apenas uma balança digital, é a vanguarda em tecnologia digital, importada da Alemanha. Mas, tenha cuidado com isso, não a quebre.” Gusmão só consegue fechar os olhos e acenar com a cabeça em descrença.
Roy pede um beijo de agradecimento. Nikki está totalmente quieta, quase a tremer. Roy tem que se apoiar nela. Mas, ela se afasta. Ele pergunta “qual é o problema? Você não gostou do presente?” Gusmão se irrita. Ele para de olhar pelo espelho para virar a cabeça e dar a Roy um olhar “assassino”. Mas, Nikki decide impedir que o nível de atividade no carro se torne violento, diz um falso, “sim, eu adorei.” Depois ela pede a Gusmão para ligar o carro e levá-los para casa. Gusmão não vai desviar o olhar para Roy tão facilmente, então ela tem que repetir a ordem e a dar a ele um olhar próprio. Roy não acabou, ele precisa de uma confirmação dela de que o presente era “incrível”. Ela confirma.
Na casa Balvanera, Adriana guarda a arma e a munição no armário. Aguiar chega para ver Aníbal e este pede que Aníbal não o comprometa para ficar no meio entre ele, Paula e Vitória. Vitória não conhece Paula, a amante, é professora de piano. Aníbal surpreende Vitória agora também a ter aulas de piano com Paula. Aníbal diz a Aguiar para não vir aconselhá-lo. Aguiar implora a ele para não o envolver mais em seus negócios. Adriana chega. Ela pede para falar com Aníbal. Ela pede a Aníbal para tirar os óculos escuros, ela quer olhá-lo nos olhos. Aníbal não está satisfeito.
Jean Marie está a conversar com Odette. Ela descobre que Aníbal saiu do hospital e está em casa. Odette agradece a informação e lembra que eles devem se encontrar em breve. Poliana diz para Jean Marie, quando ele desliga, que não deveria falar com “aquela velha”. Jean Marie está a brincar com o cachorro Balzac. Comenta Jean Marie, “se ela (Odette) soubesse que é minha futura sogra?” Eles dão risadas, enquanto alternam a segurar Balzac. Entra Aguiar e parece saber segurar Balzac melhor, como um bebê. Diz que Balzac precisa de ar fresco, árvores, etc. Poliana avisa Aguiar que Cristina acabou de chegar. Aguiar pergunta a Cristina o que ela está a fazer ali. Eles precisam conversar. Poliana e Jean Marie comentam a atitude de Aguiar com Cristina.
De volta à sala do Aníbal. Ele diz a Adriana que não tinha ideia de que Paula era a professora de piano de Nikki. Adriana pede que ele diga a Paula para nunca mais voltar. Se Vitória descobrir quem ela é, ela nunca o perdoará. Adriana quer ir embora, Aníbal a agarra pelas costas e jura que está a fazer de tudo para encontrar aquele médico para descobrir o que aconteceu com sua neta. Adriana não acredita em seu repentino interesse em encontrar a neta. Aníbal só quer acabar com o pesadelo. Ele está doente. Não faz sentido eles estarem a lutar, Aníbal parece fazer uma jogada falsa que ele se importa. Ele quer convencê-la de que está do lado dela e de que entende sua dor. Afinal, ele ainda é seu pai.
Adriana diz “um pai em quem não posso confiar. Você está realmente do meu lado? Se isso for verdade, me diga o que você fez com minha filha! Diga-me, Aníbal!! Diga-me!!” Aníbal implora a Adriana para se acalmar. Ele diz que não está em condições de discutir. “Prometo que farei todo o possível para que aquele médico nos diga a verdade, preciso recuperar minha neta e acima de tudo, recuperar você. Eu preciso do seu amor novamente.” Adriana agora acredita em sua dor ao dizer que “não vai mais incomodá-lo com seus problemas. No momento, o que importa é ele melhorar e ficar calmo.” Aníbal agradece, ela beija sua testa e vai embora. Então, ela muda a expressão facial para uma carranca quando está fora de sua vista e quando ela sai, ele relaxa e sorri com orgulho de si mesmo.
No andar debaixo, a aula de piano continua. Paula diz a Vitória que ela está a tocar muito bem. Vitória diz que “não pratica há muito tempo, sente que honra a mãe quando ela toca. Quando ela toca, ela se sente mais próxima de sua mãe. Ela ia parar de tocar também, a pensar em quanto sua mãe se dedicou ao pai … pensar que ela deu tudo por um homem que a abandonou por outra mulher … cada vez que penso nisso, fico mais convencida de que meu pai estava a ser muito egoísta. Ele viveu como queria com aquela mulher! E você não tem ideia de tudo o que minha mãe sofreu! Mesmo no dia em que ela morreu, meu pai estava com aquela mulher!! Sim, Paula, como estou a te dizer, minha mãe estava a morrer enquanto meu pai se divertia com seu amante!”
Paula tenta amenizar ao dizer que “talvez as circunstâncias não seja como pensamos que eram.” “Não, Paula. Ele poderia ter evitado, retornado e enterrado minha mãe como deveria. Mas aquela mulher sem alma o manteve ao seu lado. Fiquei com raiva de meu pai por anos. Com o tempo, comecei a perdoá-lo. Mas, não Adriana. Porque ela está mais ressentida. Nisso ela é mais parecida com seu filho, Paula.” Paula fica a torcer para que um dia o Francisco volte a pensar no assunto e volte a se aproximar dela.
Entram Nikki e Roy. Gusmão não tem uma cara muito feliz. Nikki adora que Vitória e Paula estejam a se tornar amigas. Ela pede a Gusmão para confirmar. Ele apenas responde “você precisa de mim?” “Não, por enquanto não.” Roy e Nikki vão levar os presentes para Aníbal. Gusmão pede a Vitória para deixá-lo falar com ela mais tarde. Paula pede a Vitória que a deixe falar com Francisco. Vitória diz “vá em frente.” Então, ela fala para si mesma “pobre mulher.”
Paula encontra Francisco na cozinha e tem que insistir para que ele fique e converse com ela. Poliana ouve quando Paula se refere a Francisco como “filho” e fica chocada. Tomásia chama Poliana e Jean Marie para fora da cozinha para deixar Gusmão e Paula sozinhos. Francisco e Paula conversam:
. Gusmão: Não me chame de filho de novo. Você perdeu esse direito!
. Paula: Francisco, mesmo se você não quiser, olhe para mim !! Eu existo!! Eu sou sua mãe! Não podemos continuar assim, por favor! Eu não estou a pedir nada!
. Gusmão: Você pede demais! Eu disse que não quero ver você de novo!
. Paula: Por favor, Francisco, vamos conversar.
. Gusmão: Não temos nada para conversar! Por favor, entenda isso de uma vez por todas!
. Paula: Por favor, Francisco! esqueça o passado. Venha me visitar esta noite.
. Gusmão: Eu disse não!
Aguiar e Cristina entram na cozinha. Aguiar nota que uma discussão acalorada está a acontecer. Então, ele imediatamente arrasta uma relutante Cristina para fora da cozinha e de volta para a suíte de serviço.
. Paula: Por favor, hoje, amanhã, sempre que você queira! Minha casa terá portas abertas para você, sempre.
. Gusmão: A casa que seu amante comprou para você?
. Paula: Por favor, Francisco.
. Gusmão: Eu não sei como é que sente tanto amor por mim de repente. Mas, é tarde demais. Muitos anos se passaram sem que você se importasse com o que acontecesse comigo.
. Paula: Você está errado, filho. Não houve um dia em que não pensei em você. Eu sei que o que fiz foi errado e lamento por isso. Mas tive que fugir de tantos problemas, da vida ruim que levava com seu pai. Eu não aguentava mais … e fiz a escolha errada.
. Gusmão: Bem, agora você sofre as consequências. Ele sentiu tanta dor e ressentimento com a sua partida, que eu não aguentava mais morar no mesmo lugar, então fui para longe. Para outro país. O fato de você nos deixar é o que mais me magoou na vida e não consigo me esquecer disso. Não me peça algo que não posso fazer.
. Paula: Mas, filho …
Ela se afasta chateada, ele está sozinho na cozinha, chora muito também.
Aguiar está a falar para Cristina em seu quarto por ter deixado Liliana sozinha. Cristina diz que Liliana está crescida, quase 18 anos. Aguiar fala a Cristina que: “você nem avisou que estava a ir embora. Em seguida, levou Paula para dar aulas de piano para Nikki e Vitória. Como vou dizer a Sra. Vitória – “olha, parece que sua professora de piano é a amante do seu pai” e quando o Francisco descobrir, o mínimo que terá de fazer é largar o emprego!! Veja todos os problemas que você causou!!” Cristina diz que “estou cansada de você gritar e a criticar. Nosso relacionamento está a se desgastar a cada dia. O que está a acontecer entre nós??” Aguiar diz que “talvez ter deixado sua cidade natal para trás mudou suas vidas.” Cristina diz que “não tem nada a ver com isso. Somos nós. Não somos os mesmos.”
Aguiar diz que “talvez tenha sido um erro você me convencer a aceitar esse emprego. Talvez a solução seja eu desistir.” Cristina diz que “não é a solução. Você tem um trabalho e eu também. Pela primeira vez, estou a receber um salário.” Aguiar diz que o que ele não gosta é que ela trabalhe para alguém em quem ele não confia. Cristina diz que nem tudo na capital é ruim. Até a Lili está a trabalhar, adora e está perto de você. O Aguiar ia querer… Cristina interrompe e diz “igual eu, eu te amo Aguiar, tu és a minha vida inteira. Sei que estraguei tudo com a questão da Paula, mas prometo que não voltarei a estragar tanto. Eu prometo.”
(*) edição das novelas do SBT, “Amores Verdadeiros”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “Amores Verdadeiros”: Vitória Balvanera é diretora de criação da Meta Imagem Internacional, a mais importante agência de publicidade do país. O seu sucesso a tornou alvo de criminosos e é durante um destes ataques que conhece José Ángelo, um simples camponês. Quando José Ângelo vai à fazenda para pedir um emprego como capataz, um grupo de criminosos invade a propriedade para sequestrar Vitória. Graças ao seu treinamento de Aikido, ele evita o sequestro e salva Vitória, assim um encontro único e emocionante surge entre eles.