Resumo da novela “Nos Tempos do Imperador” em 20/12: no capítulo 115(*) da novela, Tonico afirma que Zayla lhe revelou a identidade de Samuel, e Olu, Cândida e Guebo não acreditam quando a moça nega. Luísa pode se complicar por ter dado a Samuel uma carta falsa de alforria. Zayla é expulsa da casa de Tonico, e pega as provas contra o deputado.
Lota pega dinheiro emprestado com Lupita e trama contra a rival. Quinzinho, Prisca e Hilário conseguem fazer Vitória desistir de denunciar Clemência. Zayla pede perdão a Samuel e afirma que entregará Tonico para a polícia. Para se vingar de Zayla, Madame Lambert queima as provas contra Tonico.
(*) edição das novelas da Globo, “Nos Tempos do Imperador”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “Nos Tempos do Imperador”: A jovem Pilar enfrenta, desde pequena, o peso de ser uma mulher do século XIX e tenta convencer o pai Eudoro (José Dumont), fazendeiro e coronel da Bahia, a deixá-la estudar. No entanto, Eudoro promete casar sua filha com o grande vilão da novela, Tonico (Alexandre Nero), futuro candidato a deputado pela Bahia. A possibilidade de um casamento sem amor faz com que Pilar decida fugir, pois seu maior sonho é ser médica. Para trás, ela deixa sua irmã Dolores (Julia Freitas/Daphne Bozaski).
Em paralelo, o escravo Jorge/Samuel, um homem corajoso e honesto, que acredita na integração entre negros e brancos, luta para se tornar livre, como a maioria dos negros que vive na mesma situação. Diante da realidade da escravidão, a única opção é fugir também, mas antes que planeje algo, o destino lhe obriga a escapar sem qualquer planejamento. Durante a fuga, Pilar cruza seu caminho. Um encontro que muda a vida dos dois para sempre. O casal vai lutar pelos seus sonhos, movido pela paixão que nutre um pelo outro, mas também deseja fazer a diferença na vida das pessoas. Ela acredita que vai se formar em medicina e ele crê que pode mudar a sociedade.