Resumo da novela “Nos Tempos do Imperador” em 29/12: no capítulo 123(*) da novela, Samuel se desespera, e Tonico comemora o veredito. Leopoldina pede que Pilar faça seu parto. Pilar provoca Tonico. Zayla se incomoda ao ver Justina com Guebo. Olu aconselha Cândida a não dar dinheiro para Zayla.
Nasce Pedro Augusto, filho de Leopoldina. Tonico desconfia de Nino, que torce pela publicação de seu livro. Gastão se preocupa por não conseguir dar um neto a Pedro. Clemência e Quinzinho descobrem que ainda se amam. Nino afirma a Celestina que serão felizes na Itália. Elisa chega ao Brasil e procura Tonico.
(*) edição das novelas da Globo, “Nos Tempos do Imperador”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “Nos Tempos do Imperador”: A jovem Pilar enfrenta, desde pequena, o peso de ser uma mulher do século XIX e tenta convencer o pai Eudoro (José Dumont), fazendeiro e coronel da Bahia, a deixá-la estudar. No entanto, Eudoro promete casar sua filha com o grande vilão da novela, Tonico (Alexandre Nero), futuro candidato a deputado pela Bahia. A possibilidade de um casamento sem amor faz com que Pilar decida fugir, pois seu maior sonho é ser médica. Para trás, ela deixa sua irmã Dolores (Julia Freitas/Daphne Bozaski). Em paralelo, o escravo Jorge/Samuel, um homem corajoso e honesto, que acredita na integração entre negros e brancos, luta para se tornar livre, como a maioria dos negros que vive na mesma situação. Diante da realidade da escravidão, a única opção é fugir também, mas antes que planeje algo, o destino lhe obriga a escapar sem qualquer planejamento. Durante a fuga, Pilar cruza seu caminho. Um encontro que muda a vida dos dois para sempre. O casal vai lutar pelos seus sonhos, movido pela paixão que nutre um pelo outro, mas também deseja fazer a diferença na vida das pessoas. Ela acredita que vai se formar em medicina e ele crê que pode mudar a sociedade.