Resumo da novela “O Cravo e a Rosa” em 20/12: no capítulo 011(*) da novela, Dinorá pede para Josefa uma receita: quer parar de sentir alergia por Celso. Para dar certo, as duas precisam das ceroulas do rapaz. Joaquim obriga Serafim a comparecer ao noivado. Heitor pede que Edmundo lhe ensine a falar palavras de amor.
Januário dá um jeito e Lindinha substitui Neca na preparação do jantar de noivado. Calixto exige que Petruchio vá vestido de noivo, com a melhor roupa e o melhor cavalo. Candoca chega acompanhada de Celso e Dinorá fica com ciúmes.
Petruchio se irrita com a presença de Serafim, mas fica encantado quando vê Catarina descer as escadas. Batista faz um brinde aos noivos. Catarina incentiva Serafim. Calixto reconhece Josefa, que pede silêncio sobre o seu passado.
Lindinha quase coloca uma lagartixa dentro do porco, mas Mimosa impede. Dinorá dança com Serafim e pisa no vestido de Catarina, que fica furiosa com Petruchio, achando que foi ele quem estragou o vestido. Dalva confessa para Edmundo ter sido apaixonada por Cornélio. Edmundo admite manter um amor sem esperanças.
(*) edição das novelas da Globo, “O Cravo e a Rosa”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “O Cravo e a Rosa”: Catarina Batista é uma mulher moderna, na rígida sociedade paulista da década de 1920, que recusa o papel feminino de se restringir a lavar ceroulas em um tanque. Julião Petruchio é um homem rude, para quem a mulher deve ser a “rainha do lar”. Duas pessoas tão diferentes vivem um romance contraditório.
Conhecida como ‘a fera’, por botar todos os seus pretendentes para correr, Catarina vai esbarrar na teimosia cínica de Petruchio que, inicialmente, decide conquistá-la para, com o dote do casamento, salvar sua fazenda de ser hipotecada. Eles acabam se apaixonando, mas não dão o braço a torcer, vivenciando cenas muito bem-humoradas de discussões e brigas vulcânicas. Ele fingindo-se de ‘cordeirinho’, e ela cada vez mais furiosa com sua insistência.