Resumo da novela “O Cravo e a Rosa” em 21/12: no capítulo 012(*) da novela, Petruchio e Catarina fazem um quebra-quebra no quarto, assustando os convidados com o barulho. Januário faz simpatia para ter o amor de Lindinha. Calixto chama Josefa de Desirée, seu nome do passado. Calixto e Mimosa incentivam Petruchio a colocar o anel de noivado em cima do merengue com morango.
Catarina engole o anel. Petruchio se irrita porque Catarina comeu o anel da avó e vira-a de ponta- cabeça. Catarina joga doces em Petruchio, que acabam atingindo Serafim. Batista providencia um outro anel para a filha, que pertenceu à mãe de Catarina. O noivado acontece finalmente. Bianca fica sabendo que Catarina não engoliu o anel, porque ele foi roubado antes. Lindinha experimenta o anel e se sente noiva de Petruchio. Heitor quer a ajuda de Cornélio para escrever uma poesia. Dinorá rouba as ceroulas de Celso.
Calixto relembra para Josefa o passado, quando ela fez com que ele vendesse suas terras, roubou-lhe o dinheiro e sumiu. Calixto convida Mimosa para passear. Josefa dá início ao encantamento. Heitor recita o poema para Bianca. Chocada, ela lhe dá um tapa e acaba o namoro. Heitor se controla para não revidar. Uma médica examina Catarina, mas não encontra o anel.
Catarina acaba sabendo do roubo. Heitor lê o seu poema para o professor Edmundo, querendo saber onde errou. Batista vai visitar Joana. Josefa joga a água do encantamento nas costas de Dinorá. Ela sai pulando, com coceira no corpo. Calixto acredita que Desireé pode ter tido um filho seu e conta tudo para Petruchio.
(*) edição das novelas da Globo, “O Cravo e a Rosa”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “O Cravo e a Rosa”: Catarina Batista é uma mulher moderna, na rígida sociedade paulista da década de 1920, que recusa o papel feminino de se restringir a lavar ceroulas em um tanque. Julião Petruchio é um homem rude, para quem a mulher deve ser a “rainha do lar”. Duas pessoas tão diferentes vivem um romance contraditório.
Conhecida como ‘a fera’, por botar todos os seus pretendentes para correr, Catarina vai esbarrar na teimosia cínica de Petruchio que, inicialmente, decide conquistá-la para, com o dote do casamento, salvar sua fazenda de ser hipotecada. Eles acabam se apaixonando, mas não dão o braço a torcer, vivenciando cenas muito bem-humoradas de discussões e brigas vulcânicas. Ele fingindo-se de ‘cordeirinho’, e ela cada vez mais furiosa com sua insistência.