Resumo da novela “Quando me Apaixono” em 18/02: no capítulo 155(*) da novela, Roberta exige uma explicação. Regina e Renata concordam que chegou a hora da verdade. “Você não é minha filha de verdade”, Regina admite. “Como?” exige Roberta. Ela lembra a prova, o teste de DNA, o problema do coração, a certidão de nascimento. Regina insiste com firmeza que tudo foi um erro terrível, as impressões digitais de Roberta não correspondem às da certidão de nascimento de Regininha. Roberta parece muito abalada e diz a Regina que realmente a via como sua verdadeira mãe, e que estava começando a amá-la como tal. Regina admite que também ficou chocada, mas sem dúvida Renata é sua filha verdadeira.
Roberta chora dizendo que não quer desistir de Regina como sua mãe. Ela não quer ser filha de uma assassina. Renata diz à irmã que eles não precisam mais ficar sob a nuvem suja de Fina. Este é o momento perfeito para Roberta se reinventar, mudar e começar a contar a Verdade. Roberta chora porque Fina já a destruiu e ela não tem mais nada para contar. Renata põe Roberta na berlinda e pergunta se ela estava ciente da troca de identidade.
No local da festa, Fina, disfarçada mas ainda completamente identificável como Josefina Monterrubio, conversa com os outros cantores de peruca neon enquanto Jerônimo e Matias, a poucos passos de distância, não ligam para a ajuda rosada.
Jerônimo diz que ele e Renata decidiram que não haveria melhor exemplo de padrinhos do que Matias e Adriana. Matias derrama uma lágrima sentimental antes de abraçá-lo. Fina não consegue resistir a se esgueirar perto deles.
Regina e Renata pressionam Roberta para dizer onde Fina está, têm certeza que ela sabe, mas Roberta continua insistindo alto e claro que não sabe! Ela não tem a menor ideia de onde está aquela mulher! Roberta sai correndo e Renata consola sua mãe chorosa.
Manuela recebe boas notícias. Alison vai estudar nutrição e Aníbal vai estudar enologia e voltar para se dedicar à produção de vinho.
Fina está no banheiro arrumando seus cachos e rindo de sua vingança, que está próxima. Roberta liga para ela e desabafa: “Fomos descobertas, o banco comparou as impressões digitais e descobriu a verdade. O mundo inteiro sabe que Renata é a verdadeira herdeira e filha de Regina Soberon.” Depois que elas se revezam nos ataques, Roberta lamenta que agora Renata vai ter tudo, o dinheiro, a casa, o amor de Jerônimo: “Você não sabe o quanto eu a odeio.”
Fina manda Roberta voltar para a festa e fingir estar feliz por fazer parte da Família Monterrubio, apesar de tudo. Fina garante que elas ainda vão cumprir seu plano e seguir para a Suíça, felizes por serem mais uma vez mãe e filha. Roberta reclama por não ter dinheiro e Fina divulga que tem, e que o dividirá com ela: “Agora vá para a festa, porque amanhã começaremos uma nova vida.”
Manuela e Karina estão na construção da casa dela, olhando para a cozinha.
Jerônimo diz mais uma vez que não confia nem acredita em Roberta. Renata e Regina comentam que Roberta parecia realmente triste e que ela jura que não sabe nada sobre Fina, embora saibam que não é verdade. Gonçalo os lembra que Fina foi vista saindo do apartamento de Germano e Regina conta que elas lhe deram a chance de contar a verdade, mas ela não contou. “Isso porque ela é uma mentirosa profissional”, aconselha Jerônimo.
A Família Monterrubio chega à festa. Fina observa! Inês e Regina contam que todos os anos davam um bolo de aniversário para Renata, nunca perdendo as esperanças de encontrá-la. Agora Regina pode finalmente ser feliz.
Roberta fica emburrada no quarto. Gonçalo bate na sua porta e quer que ela ouça. Ela entrou em sua vida quando tinha apenas 12 anos com seu sorriso inocente. A partir desse momento, ele pensou nela como sua filha. Ela tenta interromper, dizendo “mas não como Renata …” Ele a cala e continua, sim cada filho é diferente mas o amor de um pai é igual para ambos. Para ele, ela é sua filha e sempre será. Ele acrescenta que a mãe dela encheu seu coração de ódio e inveja, mas Roberta é responsável por sua própria vida. Ele a exorta a lutar para ter sua própria vida: “Acredite ou não, sua irmã a ama e Regina também.”
Fina, escondida, observa.
Roberta parece tocada pelas palavras do pai. Sua certeza de que o poder do amor transcende tudo leva às lágrimas. Ele sabe que ela pode se reinventar e começar do zero. Ele a convida a contar tudo o que sabe sobre Fina que, embora seja sua mãe, não foi uma boa mãe. Fina só pensa em si mesma e se coloca na frente de todos, inclusive de Roberta. Ele implora à filha para não ser cúmplice de uma assassino e gentilmente a lembra que Fina matou o amor da sua vida. Isso realmente irrita Roberta, e ela começa a soluçar, pensando em sua perda profunda. Gonçalo garante que ela ainda tem família e diz várias vezes o quanto a ama. “Eu também te amo, papai”, ela soluça, depois que ele sai, e se agarra ao travesseiro enquanto chora.
Gonçalo se junta a Regina, não tem certeza se suas palavras afetaram Roberta. Grande festa; eles realmente dançam!
Em meio a tantos brindes e laços familiares, Roberta caminha se perguntando se deveriam cortar o bolo, como fazem todos os anos. Regina pega o microfone e todos os olhos estão voltados para ela. Regina diz que este é um dia especial e conta a história de uma mulher malvada que roubou sua filha há tantos anos. Bem, ela finalmente a encontrou depois de todos esses anos, mas adivinhe, a vida foi generosa e ela encontrou duas filhas! Roberta parece surpresa por ser incluída na felicidade. Regina anuncia que agora tem duas filhas e seu coração transborda de amor pelas duas.
Fina bate palmas educadamente ao fundo. As duas irmãs fecham os olhos, fazem um pedido e, juntas, apagam as velas. Renata arrasta sua irmã até o microfone e tagarela de felicidade e agradecimento a todos na multidão, chamando sua família um por um.
(*) edição das novelas do SBT, “Quando me Apaixono ”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “Quando me Apaixono”: A história começa com o nascimento de duas meninas, Regina e Roberta; ambas são filhas de Roberto Gamba (Sebastián Rulli), mas de mães diferentes. Enquanto Regina é filha de Regina Soberón Gamba (Lidia Ávila/Julieta Rosen), a esposa legítima de Roberto, Roberta é filha de Josefina “Pepa” Álvarez Martínez (Margarita Magaña/Rocío Banquells), a amante de Roberto.
Quando Roberto diz a Pepa que não vai deixar sua esposa e sua filha Regina, aquela, cheia de raiva depois de causar a morte de Roberto, decide raptar a filha de Regina para se vingar dela e fazê-la sofrer. Pepa muda o nome de Regina para Renata e foge com as duas meninas, deixando Regina despedaçada pela perda de sua filha.