Resumo da novela “Quando me Apaixono” em 25/01: no capítulo 136(*) da novela, Aníbal diz ao Padre: “Não sei o que fazer com essa informação, ele é meu pai … o ouvi dizer que impediria o casamento. Estava conversando com um homem sobre um plano … um homem chamado Saul.” O Padre diz para ele encontrar uma prova de que está dizendo a verdade. Caso contrário, não pode cometer o pecado da omissão por medo. Aníbal não quer que seu pai o faça sofrer: “Ele sempre consegue fazer com que os outros façam o que ele quer … como fez com minha mãe.”
Renata promete a Regina fazer o exame: “Farei isso pelo bebê.” Ela iria embora se fosse por ela. Regina diz que o bebê vai lhe dar vontade de continuar. Honório e Gonçalo estão indignados com o que Jerônimo supostamente fez com Renata. Gonçalo diz que contratará um investigador para encontrar Jerônimo e forçá-lo a assumir sua covardia. Inês e uma funcionária do centro dão aos policiais uma foto de Corina. No manicômio, Branca e Fina estão torcendo para que as coisas corram bem de noite. Fina é muito mandona com Branca e ela reage: “Quando sairmos, eu darei as ordens… Não preciso implorar como você faz com Roberta.” Quando Branca vai embora, Fina olha para ela com um olhar diabólico.
Carlos ficou muito frustrado porque o médico só conseguiu tirar as ligaduras de uma das mãos. Aníbal se reencontra com Allison, ele está um pouco nervoso. Ele pergunta se pode confiar nela. Ela o lembra que já compartilhou seus segredos sobre sua mãe morta e ela não contou a ninguém. Aníbal diz que precisará de sua ajuda novamente. Certo. O Padre fala consigo mesmo e diz que não entende nada: “O que Augusto e Saul têm a ver um com o outro? E você Marina, por que saiu com o Jerônimo? É difícil acreditar que ele deixou Renata depois de me dizer que a ama com toda a sua alma. Há algo que não se encaixa bem. Tenho que descobrir … o que realmente aconteceu e por que Saul teve reuniões com Augusto.”
Antônio pergunta a Regina o que o Dr. disse sobre Renata. Então ela tem um problema cardíaco. Regina diz que não seria difícil de acreditar, Renata e Roberta têm o mesmo pai, então Renata também pode ter herdado a doença. Antônio pensa consigo mesmo que esta é mais uma prova de que Renata é sua filha e não Roberta. Então eles mudam de assunto com a partida de Jerônimo. Ambos não acreditam que Jerônimo faria isso. Regina pergunta: “E se ele foi forçado?” Só assim ela acreditaria que ele faria isso. Ela colocaria as mãos no fogo por Jerônimo . Ele nunca deixaria Renata. Antônio diz que se ela está certa, só o tempo dirá.
O Padre tenta ligar para Marina, mas o número dela está fora de serviço. Renata diz a Adriana que é incrível como os padrões se repetem. Minha mãe teve a mesma coisa acontecendo. Ela foi abandonada e me criou sozinha. Adriana diz que a diferença é que Jerônimo não descobriu que está grávida. Renata diz que ele nunca saberá. Adriana levanta um pequeno protesto silencioso. E se ele descobrir e for te procurar Renata dúvida que ele se importe.
Matilde e Karina estão discutindo sobre Priscila: “Ela finge ser simpática e doce na frente dele, mas mostra suas garras na sua frente.” Mati choraminga. Karina diz que até o beijo deve ter sido provocado por Priscila. Matilde culpa Charlie. No apartamento, Germano atende um telefonema de sua esposa. Julieta esbarra nele e o reconhece do casamento de Gonçalo: “Aquela mulher, Gema, é sua esposa, certo? Eu sou a namorada ‘falsa’ do Matias. Sua esposa e você se mudaram para cá?” Ele mente: “Não, comprei o apartamento para meu filho. Venho de vez em quando para verificar. É um mundo pequeno … na verdade!” Quando ela sai, ele a olha de cima a baixo por cima dos óculos escuros.
Na prisão, Honório tranquiliza Constança. Manuela avisa a Karina e Matilde que Renata voltará para a Capital. Antônio chega à igreja e diz ao Padre que sabe que Marina partiu com Jerônimo no mesmo voo. Também conta ao Padre sobre a visita de Saul e o que disse a Renata, embora estivesse bêbado. Padre se pergunta por que ele não veio me dizer em vez de Nata? Antônio diz que ele tem razão … é muito estranho. Padre diz que no dia em que Jerônimo veio falar com Marina, ele disse que amava Renata. Então tem outra coisa: “Venha comigo ver Saul, vou perguntar na cara dele e saberei se ele está mentindo ou falando a verdade.”
Augusto visita Renata e ela diz a ele que Jerônimo a abandonou. Augusto sugere: “O que você vai fazer? Volte para a minha casa e deixe tudo que te faz lembrar Jerônimo.” No manicômio, Branca e Fina encontram Leandro, o médico miserável. Branca também quer ir embora. Leandro diz para ela pagar, do jeito que ele quiser, e depois pode ir. Fina vai para a despensa com um galão de combustível nas mãos. Branca está com uma seringa e acerta as costas de Leandro várias vezes. Ele cai no chão enquanto Fina corta os fios de energia e os faz tocar no combustível que ela derramou. Todos enlouquecem no prédio, Fina e Branca escapam e se encontram na rua.
Renata está relembrando momentos íntimos com Jerônimo. Fina e Branca estão na rua. Fina insiste que elas devem ir imediatamente à igreja, para pegar o dinheiro escondido de Branca. Renata pega uma camisa de Jerônimo no armário … abraça, beija e lembra dos momentos não tão felizes. Em algum lugar. Fina parece estar esperando por Branca. Ela sai com a chave. Branca pergunta se Fina ligou para Roberta. Elas vão embora e atravessam uma ponte alta. Fina pega o escapulário e sufoca Branca: “Eu não preciso de você. Eu não preciso mais de você. Adeus para sempre, Branca” Fina a empurra da ponte.
Gonçalo e Roberta tomam café da manhã. Gonçalo pede à empregada que prepare o quarto de Renata para ela. Roberta pergunta por quê. Renata vai voltar para esta casa. Ontem seu irmão confirmou que Jerônimo abandonou Renata para ir com aquela doutora. Roberta comenta sarcasticamente que isso é uma má notícia. Gonçalo lê o jornal e fica alarmado com o incêndio no manicômio. Roberta pergunta se Josefina teria morrido. Gonçalo não sabe, logo vai descobrir. Roberta pensa consigo mesma: “Certamente você está viva. Tenho certeza que você teve a ver com o incêndio.”
Julieta liga para Adriana e conta que viu Germano e Roberta no prédio. Gonçalo liga para Matias e diz a ele para garantir que Renata não descubra o que aconteceu com o centro de saúde mental. Matias responde que Renata tem algum problema cardíaco. Matias pergunta sobre o caso de Constança. Gonçalo se sente muito grato Germano: “Ele conquistou minha gratidão e confiança para o resto da vida. Ele fez a média com a nossa família e isso não tem preço.” Fina encontra Roberta no estacionamento: “Preciso que você se registre em um hotel para que eu possa ficar lá.” Augusto visita Regina e Renata e se oferece para levá-las ao médico. Elas aceitam e Lázaro fica preocupado.
(*) edição das novelas do SBT, “Quando me Apaixono ”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “Quando me Apaixono”: A história começa com o nascimento de duas meninas, Regina e Roberta; ambas são filhas de Roberto Gamba (Sebastián Rulli), mas de mães diferentes. Enquanto Regina é filha de Regina Soberón Gamba (Lidia Ávila/Julieta Rosen), a esposa legítima de Roberto, Roberta é filha de Josefina “Pepa” Álvarez Martínez (Margarita Magaña/Rocío Banquells), a amante de Roberto.
Quando Roberto diz a Pepa que não vai deixar sua esposa e sua filha Regina, aquela, cheia de raiva depois de causar a morte de Roberto, decide raptar a filha de Regina para se vingar dela e fazê-la sofrer. Pepa muda o nome de Regina para Renata e foge com as duas meninas, deixando Regina despedaçada pela perda de sua filha.