Resumo da novela “Te dou a vida” em 15/12: no capítulo 063(*) da novela, Pedro e Helena se beijam. Jaime fica assustado ao ver Ernesto: “Vou te dar uma chance de desaparecer. Eu não quero saber nada sobre você.” Jaime concorda. Helena explica a Pedro que Ernesto está sendo difícil quanto ao divórcio e tenta envenenar a mente de Nico contra ela. Pedro a lembra de que Nico é uma criança muito inteligente. Ambos pensam que Irene está do seu lado. Eles se beijam. Ele começa a chorar quando ela se afasta dele.
Irene está com Nico, perguntando o que ele acha do divórcio dos pais. Ele respondeu que não queria que seus pais se divorciassem e ela explica por que as pessoas se divorciam. Isso combina com o que Liliana o havia contado. Ele diz que não queria que seu pai ficasse sozinho e Irene diz: “Um passarinho me disse que ele vai encontrar alguém para amar, que vai amar você também, muito, muito.”
Jaime liga para Gina, para contar sobre a visita de Ernesto. Ela nega ter dado o endereço a Ernesto e diz para nunca mais ligar para ela. Pedro entra, ela finge estar falando com Rosa e desliga. Pedro conta-lhe que comprou o carro de um cliente.
Horácio olha os documentos e seus registros no computador. Ele não consegue se lembrar de ter assinado aqueles papéis. Conclui que Ernesto deve ter tido um cúmplice. Mônica diz que eles precisam dar uma olhada no computador de Ernesto. Ele reafirma seus sentimentos por ela. Rosa e Augusto ajudam Jaime e sua mãe.
Ernesto encontra Irene lendo na sala. Ele não esperava encontrá-la lá. Ela diz que Helena a chamou para cuidar de Nico e não disse para onde foi. Nico dorme no andar de cima. Ela tenta beijá-lo, ele recua. Ela pergunta se ele assinou os papéis do divórcio e percebe que ele não tem intenção de fazê-lo. Helena entra e Ernesto sobe as escadas sem dizer uma palavra. Irene diz a ela para não se preocupar com o futuro e se divorciar de Ernesto.
Nico assiste ao vídeo mais recente de Pedro e ouve Ernesto se aproximando. Ele fecha o computador, dizendo que estava assistindo a um vídeo sobre peixes. Ele conta sobre a conversa que teve com Irene, sobre o divórcio. Ernesto diz que uma mulher que nunca se casou não sabe nada sobre divórcio.
Ernesto desce para a sala de jantar. Helena o quer fora de casa. Ele a acusa de tentar mantê-lo longe de Nico, que ouve tudo isso e abraça Ernesto, que o pega no colo. Ernesto culpa Helena pelo comportamento malcriado de Nico e vai para seu escritório.
Domingo mostra a Ester a foto de um lindo berço que ele quer comprar para o bebê de Pedro e Gina. Samuel cochila. Helena liga para a psicóloga Victoria, para atualizá-la e obter conselhos. Victoria diz que Nico precisa ser preparado gradualmente. Nico está assistindo ao último vídeo de Pedro quando Helena entra em seu quarto. Ele fica carrancudo.
Pedro passa no escritório de Rosa. Eles falam sobre uma pequena despedida de Jaime. Rosa pergunta sobre Gina, com quem ela não fala há algum tempo. Pedro fica confuso e pergunta se elas não se falaram na noite anterior. Rosa diz: “Não, não fui eu”. Augusto parece surpreso. Ele e Pedro trocaram olhares antes de Pedro sair. Augusto então diz que Gina é uma mentirosa. Rosa diz a ele que está cansada de mentir por Gina.
Monica conversa com Maricruz que, como ela, não acredita que Horácio cometeu fraude. Ela concorda em ajudar. Mônica disse que isso foi brilhantemente planejado porque Horácio deve ter assinado os papéis ao longo do tempo. Maricruz se sente culpada porque foi ela quem entregou os documentos a ele. Monica diz a ela para não se preocupar. Alguém da contabilidade ou de fora da empresa deve ter ajudado.
Pedro fala com Gina sobre Jaime. Horácio cancela negócio milionário e Ernesto fica furioso. Jaime e sua mãe chegam na oficina sob alguns aplausos. Gina chega atrás deles. A mãe de Jaime quer falar pessoalmente com Pedro para agradecê-lo, por salvar a vida de seu filho. Jaime diz que ele e sua mãe vão para os EUA.
Nico parece triste e Liliana fala com ele. Ele não quer que seus pais se divorciem. Sua mãe tem outro homem. Liliana diz que não é necessariamente ruim porque se dá melhor com o padrasto do que com o pai verdadeiro, que está sempre zangado.
Helena entra na sala de Gabriela nervosa com a atitude recente de Nico. Gabriela se oferece para buscá-lo na escola e conversar com ele, o que Helena aprecia. Gabriela ressalta o quão inteligente Nico é e que tudo deve ficar bem.
Ernesto conversa com a pessoa para quem queria vender a empresa; as coisas não estão indo tão bem quanto ele esperava. Pedro entrega a Jaime um envelope cheio de dinheiro que arrecadou. Augusto acrescenta sua contribuição não coletada e Jaime agradece a todos. Helena acha que algo deu errado com o romance ilícito de Irene.
Irene espera ansiosamente no estacionamento do escritório de Ernesto. Ele desce na hora certa e fica irritado: “Existe um futuro. Para Helena e para mim. Não vou terminar isso em derrota. Helena vai pagar por tudo que ela fez para mim.”
Irmã Bernardina fala com Inês, dizendo que Dona Isabel perguntou por ela, o que ela não tinha feito antes. Inês considera isso uma boa notícia, dizendo que faria uns bolos especiais em breve, porque a memória da senhora estava voltando. Inês encerra a ligação e conta a Eduardo o que ouviu. Ela se oferece para fazer café e ele diz que também gostaria dos biscoitos que ela faz. Ele havia recebido informações sobre as idas e vindas de Miguel Hernandez e Ernesto Riojas. Em janeiro de 1993, Ernesto Riojas deixou o país e só voltou em julho de 1996. Miguel Hernandez partiu em maio do mesmo ano e nunca mais voltou. Dona Isabel entrou na casa de repouso em dezembro de 2005. Inês conclui que a única pessoa que poderia tê-la trazido e visitado seria Ernesto.
Andrea liga para Nelson, para convidá-lo para jantar às 8h30. Ele fica satisfeito e pede que ela mande uma mensagem para ele com o endereço. Helena fala com o advogado sobre o divórcio. Augusto entra no escritório de Nelson e fecha a porta. Nelson pede conselhos sobre Andrea, mas recusa a ideia de vinho e rosas. A mãe de Jaime adora a ideia de ele ir para Los Angeles com ela.
Ernesto rejeita a petição de Helena sobre a custódia de Nico e da casa. Ele diz que ela não tem direito à custódia de Nico por causa de seus vícios e comportamento imoral. O advogado de Helena diz: “Interponha o que quiser. Eu te vejo no tribunal.” Helena entra em pânico. Então Gabriela liga para avisar que Nico não está na escola.
Pedro leva Gina para casa e volta a trabalhar. Ela liga para Ernesto e deixa uma mensagem de voz, informando que Jaime foi para os Estados Unidos com sua mãe. Helena liga para Pedro de seu carro, enquanto volta para casa, e conta a ele o que havia acontecido. Ele diz que a encontra lá. Ernesto ouve a mensagem de Gina e ri. Nico está na sala com Ernesto e pergunta se pode ir para o quarto. Ernesto diz que ele precisa estar lá quando sua mãe voltar.
Helena entra na garagem e é saudada por dois policiais, que dizem ter uma ordem de restrição contra ela. Ela não deve entrar em casa ou ficar perto da criança. Ela diz que seu filho está nas mãos de um psicopata e ela precisa pegá-lo. Eles a impedem fisicamente. Ela grita e Nico olha para a porta. Ernesto a observa. A polícia continua a conter Helena. Nico sai de casa. Helena estende os braços, Nico quer ir até ela, mas Ernesto o segura: “Eu não vou permitir isso e você sabe por quê? Sua mãe vai morar com Pedro. Ele é o homem por quem ela está apaixonada. Pedro é seu pai biológico. Aquele que te abandonou.” Helena diz a Ernesto para calar a boca. Nico começa a chorar.
(*) edição das novelas do SBT, “Te dou a vida”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “Te dou a vida”: Nicolás (Leonardo Herrera) é um garoto de apenas seis anos de idade que padece de leucemia, e necessita de um transplante de medula. Elena (Eva Cedeño) e Ernesto (Jorge Salinas) são um casal e pais adotivos do menino. Diante da situação, o casal decide ir atrás do pai biológico da criança, Pedro (José Ron). Ele ficará comovido ao conhecer o filho e se aproximará dele e da mãe adotiva de uma forma muito especial.