Resumo da novela “Te dou a vida” em 28/12: no capítulo 071(*) da novela, Ernesto retira a ordem de restrição para mostrar a Helena que ele quer que as coisas voltem ao normal. Ele diz a Nico para voltar à escola na manhã seguinte.
Eduardo fala com Inês. Ela lhe mostra os documentos de uma conta bancária, na qual Ernesto fez depósitos mensais. Os depósitos pararam há dois anos. O próximo passo, portanto, é encontrar uma conexão entre essa pessoa e Dona Isabel. Irmã Bernardina dá a Dona Isabel seus comprimidos. A senhora fica zangada, dizendo que parece uma mulher má, uma enfermeira contratada pelo Outro, antes de ele partir para o Canadá para buscar Ernesto. O nome citado é o mesmo dos depósitos de Ernesto.
Irene tenta colocar Ernesto em sua cama, ele escapa. Ela cai em uma cadeira, frustrada e irritada. Inês fala ao telefone com a irmã Bernardina e conta-lhe o que descobriu. O telefone de Eduardo toca e é Samuel, que suspeita que Modesto reapareceu. Mónica diz a Horácio que o bebê vai nascer em seis meses. Ele diz que não pode viver sem ela e apresenta um anel. Ela aceita.
Modesto empurra Rosa e a faz chamar Samuel. Na frente da casa de Domingo, ela chuta Modesto e se livra dele. Modesto atira nela, mas ela se esquiva. Augusto o aborda por trás, fazendo-o perder a pistola. Samuel corre até Modesto e o agride. Pedro chega, pega a pistola e aponta para Modesto. “Não se mova ou eu vou te matar!” ele grita. Eduardo chega. Modesto é algemado e colocado no carro da polícia. Samuel abraça Rosa. Gina ouve os tiros e pergunta o que aconteceu. Domingo diz que Augusto, Samuel, Pedro e Rosa estão prestando depoimento à polícia. Eduardo garante a Pedro e Augusto que, com a ficha policial de Modesto, ele passará o resto da vida na prisão.
Irene beija Ernesto, a empregada entra sem bater com algumas camisas. Eles se separaram imediatamente. Ele a despede. Ela jura não dizer nada, mas ele diz a ela para ir. Ernesto manda Irene empacotar suas coisas e ir para casa. Ela olha para ele por um momento e sai sem dizer uma palavra.
Eduardo pergunta a Pedro como entrar em contato com Jaime, porque ele traficava drogas para Modesto. Pedro diz que tem um número, e que Jaime vendeu droga para Ernesto, que o permitiu incriminar Helena por vício. Além disso, que Ernesto é o pai adotivo de seu filho. Eduardo acha isso interessante e conta a Pedro sobre Inês e como toda a situação parece muito estranha.
O oficial Chávez liga para Inês para dizer que eles têm o endereço da antiga enfermeira de Isabel. Ela anota a informação. Horácio e Mônica entram no escritório e ela lhes diz que acabara de receber novas informações que poderiam ser muito úteis. Gina se sente mal porque pensa que Pedro nunca a perdoará: “Tudo o que faço é porque o amo mais do que a minha vida”. Ester diz que isso é uma obsessão.
Helena chega em casa. A empregada se despede. Samuel apresenta-se para o trabalho e Gabriela pergunta o que aconteceu. Ao ouvir o nome de Rosa ela se irrita. Samuel explica que se feriu no ato de salvar a vida de Rosa, mas Gabriela não fica impressionada. Nico vai para a escola e conversa com Liliana. Ele conta a ela o que aconteceu e que é amigo de novo de seu pai biológico.
Inês vai ver a mulher misteriosa e é saudada por sua filha. Ela explica por que está ali e pergunta sobre o relacionamento da mãe com Ernesto Rioja. A filha diz que morava em outro país na época. Inês pergunta quem a contratou e a filha diz que foi um empregado chamado Miguel, em 1995. A filha pergunta por que e Inês responde que ela está envolvida em uma auditoria. A filha diz que a mãe recebeu pensão até falecer, dois anos antes. Inês agradece.
Irene fica irritada porque ela foi mandada para casa. Ela reclama por ser tratada como uma peça de mobília. Gabriela pergunta: “Você está apaixonada por Ernesto?” Irene se ofende: “Como isso pôde ocorrer com você? Ele é o marido da nossa irmã, por favor. ”Gabriela faz um comentário sobre o coração e que Irene conheceu Ernesto antes de Helena. Irene se levanta e grita. Gabriela então pergunta por que Irene nunca teve outro relacionamento todo esse tempo.
Pedro liga para Helena para perguntar se ela sabia que a polícia estava investigando Ernesto. Ela sabia em conexão com a situação de seu pai, mas perguntou-lhe se havia mais. Pedro diz que tudo começou com perguntas sobre Jaime e que o levou a concluir que se tratava da fortuna da mãe de Ernesto. Helena reconhece que Ernesto deve ser um especialista em fraude. Ela percebe que algo está acontecendo com Isabel.
Inês e Eduardo conversam sobre o que ela descobriu. Eduardo conclui que ela estava sendo paga para ficar calada. Miguel Hernandez roubou a identidade de Ernesto. Eduardo liga imediatamente para Horácio para dizer que tem informações importantes e que quer contar pessoalmente. Combinam isso à noite, na casa de Horácio.
Domingo tem problema ao tentar apertar uma porca em um eixo. Luciano termina o trabalho e Domingo diz que está com falta de ar. Samuel descobre que não pode fazer o exame e terá que fazer o curso novamente. Domingo vai para casa e Ester o lembra que este domingo era seu 60º aniversário. Nelson mandou uma mensagem para Andrea na esperança de reviver o que ele pensava ter começado entre eles.
Naquele momento Andrea diz que não consegue entender como Irene pôde deixar Helena sozinha com Ernesto. Irene diz que estava farta e que ia para a cama. Gabriela admite que ela e Samuel haviam arquitetado o encontro, no qual Andrea não consegue acreditar. Gabriela diz que Nelson é um homem bom e atraente. Ela diz que Gina, a filha de Nelson, é a mulher de Pedro. Andrea se levanta e sai da sala. A empregada entra para dizer a Gabriela que Samuel está lá para vê-la. Samuel diz a Gabriela que, por ter falhado no exame, perdeu a bolsa. Agora ele não tem futuro, não tem nada a oferecer a ela e eles devem terminar seu relacionamento.
Andrea fala ao telefone com sua amiga e conta-lhe tudo sobre o drama familiar de Nelson, diz que, se Pedro soubesse que o bebê de Gina não era dele, ele poderia ficar com Helena. No entanto, ela não pode permitir que sua filha acabe com um mecânico. O açúcar no sangue de Domingo sobe novamente. Domingo diz que está usando cada vez mais insulina para compensar.
Irmã Bernardina pega a bandeja de comida de Dona Isabel e diz que é hora de tomar o remédio. Isabel fala sobre como sua antiga enfermeira tinha sido má e tinha tirado dinheiro dela. A irmã Bernardina menciona Ernesto e Isabel diz que Ernesto nunca a conheceu. “Ernesto foi para o Canadá e nunca mais o vi.” Ela se recusa a tomar os comprimidos e começa a gritar por Ernesto. A irmã Bernardina tenta acalmá-la. Samuel conta à família que perdeu a bolsa de estudos. Ester e Domingo ficam muito chateados, Pedro tenta controlá-los. Domingo sente dor. Pedro percebe.
A Madre liga para Ernesto. Ela diz que sua mãe está tendo outra crise e o médico não pode vir naquela noite. Ao terminar a ligação, diz a si mesmo: “Isabel. Se morresse, isso seria um problema a menos.” Pedro vai ao quarto de Samuel para conversar sobre como encontrar uma solução. Ele está disposto a emprestar-lhe dinheiro. Na manhã seguinte, Samuel fala com seus pais. Ester diz a ele que seu pai não está se sentindo bem. Samuel diz que se comportou mal. Domingo está feliz por ele estar aprendendo com seus erros. Samuel o abraça.
Eduardo e Inês chegam à casa de Horácio. Helena sabia que já havia conhecido Inês antes. Eduardo explica que ela é uma excelente investigadora e Inês explica suas descobertas. Helena pergunta: “Você quer dizer que Ernesto não é Ernesto?” Eduardo diz que ela foi casada com Miguel Hernandez.
(*) edição das novelas do SBT, “Te dou a vida”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “Te dou a vida”: Nicolás (Leonardo Herrera) é um garoto de apenas seis anos de idade que padece de leucemia, e necessita de um transplante de medula. Elena (Eva Cedeño) e Ernesto (Jorge Salinas) são um casal e pais adotivos do menino. Diante da situação, o casal decide ir atrás do pai biológico da criança, Pedro (José Ron). Ele ficará comovido ao conhecer o filho e se aproximará dele e da mãe adotiva de uma forma muito especial.