Resumo da novela “Te dou a vida” em 30/12: no capítulo 073(*) da novela, Domingo não sobreviveu. Todos devastados. Gabriela atualiza a amiga sobre o rompimento dela e de Samuel, e os motivos para isso. Ela decide pagar o semestre de Samuel. Ela sabe que ele será um grande advogado. Não importa que ela não esteja mais com ele. Ele é uma parte importante da vida dela. Ela se sente culpada por Samuel ter perdido a bolsa de estudos.
Helena liga para Pedro e fica muito triste por ele. Ela não ousa sair de casa porque Ernesto está lá. Ela diz que o ama e eles conversam sobre sua grande perda. A família Garrido tem que fazer escolhas difíceis sobre o funeral. Nelson volta para casa para dizer a Gina que Domingo não sobreviveu. Ela não consegue parar de chorar e se culpar. Nelson quer que ela vá ao funeral e, também, conte suas mentiras.
Helena consegue escapar de casa para ver Pedro, dar-lhe um abraço e oferecer algumas palavras de conforto. Eles falam sobre como Nico gostava muito do amigo de Horácio. Irene visita Ernesto. Ela precisa dele e reclama sobre como ele a trata. Ele profere algumas frases com a intenção de acalmá-la. Helena precisa ir embora. O funeral é triste.
Ester diz a Nelson que não sabe o que vai fazer sem Domingo. Nelson fala sobre todas as suas memórias e como eles estiveram juntos durante os acontecimentos de suas vidas, como quando Domingo se casou com Ester, quando seus filhos nasceram e quando a esposa de Nelson morreu. “Meu único amigo verdadeiro.” Ele diz em meio às lágrimas.
Gina está em casa tentando dizer a si mesma que não foi culpa dela, que ele já estava muito doente. Mas ela sempre volta para a culpa e ela o matou. Ela está parecendo cada vez mais desequilibrada. Ela imagina que ouve alguém na casa. Ela fala consigo mesma, implorando a Domingo que a perdoe.
Gabriela chega no funeral, primeiro vai para Samuel e depois para Ester. Ester quer que ela se sente com ela. Rosa não parece muito satisfeita. No café da manhã, Helena está triste. Quando Ernesto sai, ela conta a Nico que o pai de Pedro morreu. Pedro está muito triste.
No funeral, Nelson lembra de uma história engraçada com Domingo em Acapulco. Todos eles riem e se lembram dos bons tempos. Gina liga para Ester para oferecer condolências e explicar que ela não pode estar lá, porque não se sente bem. Ester agradece e diz o quanto Domingo se preocupava com ela. Ele até disse o nome dela no hospital.
Horácio e Mônica chegam no funeral. Horácio tem algumas coisas boas a dizer sobre Domingo. Ele se lembra de como o conheceu, como eles se tornaram amigos e fala sobre como ele era um cara incrível. Ele é apresentado a Ester e oferece palavras mais reconfortantes.
Helena volta com Nico. Pedro fica muito feliz e o carrega nos braços. Nico diz que não sabia que José também era Domingo. Ele então fala com Ester, o que realmente a anima por um momento. Pedro agradece Helena e ela diz que Nico queria vir.
Logo depois, Horácio, Helena, Gabriela, Nico e alguns dos outros amigos têm que ir embora. Nico é novamente levantado por Pedro. Diz a Pedro para não ficar triste porque o seu pai está no céu. Ele também diz a Pedro que o ama. Irene chega atrasada para o café da manhã e briga com Andrea.
Nelson diz algumas coisas emocionantes. Ele também sussurra um apelo para que Domingo perdoe Gina, e o perdoe por manter o silêncio. Gabriela está decidida a pagar as mensalidades de Samuel. Sua amiga pergunta se ela tem certeza, sim, ela tem. Helena deixa Nico na escola e recebe um telefonema de Eduardo, sobre um encontro com o médico da polícia e uma visita a Isabel.
Gabriela vai para a faculdade de Samuel e entrega um cheque. Ernesto está pegando alguns papéis para auditoria. Algo sobre os clientes de Horácio perderem a confiança por causa do litígio. Ernesto parece preocupado. Helena é apresentada ao médico. Ela diz que eles devem surpreender a casa de saúde e aparecer para ver Isabel.
A família Garrido chega em casa e tristemente coloca uma caixa com as cinzas de Domingo em uma mesa de canto, junto com sua foto. Todo mundo está solene. “Agora você está em casa”, Ester diz às cinzas de Domingo.
Gina aparece choramingando e dizendo o quanto amava Domingo. Ninguém esperava que ele morresse. Ester acrescenta, especialmente não tão repentinamente. Ester conforta Gina dizendo que Domingo se importava com ela, na verdade ele falou seu nome quando estava no hospital. Gina pergunta se ele disse mais alguma coisa, Ester responde que não, mas que ela imagina que ele queria que Gina cuidasse do bebê, seu neto. Nelson escuta isso e parece muito tenso. Ester conforta Gina, enquanto ela desmorona um pouco mais, e você pode dizer pela expressão de Nelson que ele espera que Gina seja sincera, mas ela não o faz.
Gina continua falando que foi culpa dela e Pedro está cansado disso. Todo esse sofrimento não é bom para o bebê. Quando Pedro está saindo, Gina vê uma aparição de Domingo, vestindo uma camisa branca, mas com olheiras e olhos brilhantes. Ela compreensivelmente enlouquece. Ela pede a Pedro para não a deixar sozinha, mas ele manda que ela se acalme.
Pedro volta à sala para dizer que Gina não se acalma. Nelson entra para vê-la. Então, Pedro e Ester conversam sobre o que fazer agora. Ester está conformada com isso. Pedro está grato pelo tempo que passaram com Domingo. Samuel não sabe como se acostumar com o fato de o pai deles não estar lá.
Gina diz a Nelson que viu Domingo. Ele diz que não é possível. Ele diz que ela deve pedir perdão a Deus por suas muitas mentiras. Helena e o médico aparecem na casa de repouso, falam com a Madre. Helena mente e diz que seu marido e ela decidiram que este médico, que é um amigo da família, venha ver Isabel. A Madre não pisca e rapidamente permite.
Isabel fica muito feliz em ver Helena e fica desapontada por Nico não estar lá. Helena promete trazê-lo da próxima vez. Helena a apresenta ao médico, que imediatamente coloca uma expressão preocupada no rosto de Isabel. Helena diz que é apenas rotina e que Ernesto e eu queríamos isso. Isabel concorda, mas quer que o exame seja feito em seu quarto. Irmã Bernardina está lá para ajudar.
Irene liga para Ernesto e ele não tem escolha, a não ser obedecer. Pedro se encontra com Augusto e conta como a reação de Gina à morte do pai é meio estranha e exagerada. Ele também diz que pretende se divorciar de Gina. Augusto pergunta se Pedro pode esperar até que o bebê nasça para se divorciar, mas Pedro diz que não. O que ela fez foi imperdoável.
Ester faz o jantar, mas ninguém está com fome. Gabriela liga para Samuel para perguntar como ele está. Ele está triste, pensando em seu pai estar desapontado com ele por ser reprovado em seus cursos. Ela diz que ele está sendo muito duro consigo mesmo e que será um grande advogado algum dia. Eles saem da conversa com uma nota alta, com esperanças. Ele estará no trabalho no dia seguinte; ele precisa se manter ocupado para manter sua mente longe de sua dor.
Helena está na cama e Horácio liga: “Como foram as coisas com Isabel?” Ela conta: “Excelente. Ela está muito mais lúcida e capaz de se lembrar das coisas melhor, em comparação com a primeira vez que o médico a viu.” Horácio diz que Ernesto está pressionando-o para cancelar a auditoria.
Logo depois, Ernesto liga. Irene está satisfeita. Ele diz a Helena que lamenta o atraso, está trabalhando no escritório com Horácio. Helena joga junto e agradece pela atualização. Agora ela sabe que mais coisas estão acontecendo com Ernesto.
Rosa liga para Samuel, pergunta como estão todos e depois pesca para ver o que está acontecendo com ele e Gabriela. Sim, eles terminaram, mas ele ainda está trabalhando com ela. Augusto ouve isso e diz a ela para ter cuidado, pois as chances não estão a seu favor em relação a Samuel. Ela o lembra de suas ilusões sobre Gina.
Gina continua a enlouquecer e Pedro está cansado. De manhã, Pedro está dormindo no sofá. Nelson deu a ele alguns dias de folga do trabalho. Samuel precisa ir ao escritório e Ester quer sair com ele porque ela tem que ir ao mercado. Gina vê a aparição de Domingo: “Saia daqui, vou contar a todos a verdade, saia daqui!”
Isso acorda Pedro. Ela diz que a morte de Domingo foi sua culpa. “Não seja estúpida, ele estava muito doente”, diz ele. Ela grita de volta: “Não, é porque ele descobriu que o bebê que estou esperando não é seu!” Ela chora. Pedro parece impactado.
(*) edição das novelas do SBT, “Te dou a vida”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “Te dou a vida”: Nicolás (Leonardo Herrera) é um garoto de apenas seis anos de idade que padece de leucemia, e necessita de um transplante de medula. Elena (Eva Cedeño) e Ernesto (Jorge Salinas) são um casal e pais adotivos do menino. Diante da situação, o casal decide ir atrás do pai biológico da criança, Pedro (José Ron). Ele ficará comovido ao conhecer o filho e se aproximará dele e da mãe adotiva de uma forma muito especial.