Resumo da novela “Triunfo do Amor” em 01/02: no capítulo 056(*) da novela, a vida de Vitória desmorona, porque Osvaldo sai de casa e vai dar-lhe o divórcio. Max e Fernanda estão muito tristes. Osvaldo aconselha Max a lutar por Maria Desamparada, se ele realmente a ama. João agora é um alcoólatra e está em abstinência aguda. O ajudante de João Paulo, um dependente em recuperação, desaparece com os ganhos mais recentes da carpintaria. Guilherme convence Osvaldo de que não teve nada a ver com a emboscada na banheira. Osvaldo diz a Max que ele agora é o homem da casa. Max suspeita que Osvaldo nunca vai voltar. Fernanda está arrasada com a partida de seu pai. Vitória não pode perdoá-lo. Max se muda para o quarto de hóspedes. Ela ataca um travesseiro com uma tesoura e fala sobre o quanto se ressente da gravidez.
Cruz tenta confortá-la. Eles cavalgam juntos e seguem-se algumas brincadeiras. Max conversa com Fabiano no escritório e garante que lutará por Maria Desamparada. Fabiano se surpreende, pois não achava que Max estivesse tão apaixonado. Max confronta Helena, mas ela o ameaça de não deixá-lo ver seu filho se ele os abandonar, Ele garante que nem ela nem ninguém o separará de seu filho. Maria Desamparada se encontra com Bernarda para falar sobre sua mãe. Bernarda lhe diz que talvez sua mãe não queira vê-la porque ela a lembraria dos erros que cometeu no passado. Ela se recusa a citar nomes, diz a Maria que seu pai está morto e sua mãe é uma mulher má, que a abandonou, e não quer nada com ela agora.
Bernarda afirma que sua mãe é uma pecadora, assim como a própria Maria. Bernarda também diz a ela para deixar João Paulo em paz. Ele é um padre, não o pai dela. Maria vai embora aos prantos e Fausto a consola. Maria Desamparada encontra Vitória e a confronta. Vitória está prestes a dar um tapa nela, mas Maria Desamparada se defende e se dá conta de que Vitória carrega nos braços uma boneca, a boneca que pertence a sua filha perdida.
Maria Desamparada consegue um novo emprego. Ela limpa um banheiro feminino em um restaurante, escorrega, cai e fica inconsciente. Nathy dá o endereço do novo emprego de Maria ao Padre e ele vai verificar se ela está bem. Ele chega a tempo de socorrer Maria. Ela não perde o bebê, mas está carente de nutrição. Nathy implora a Maria que conte a Max sobre o bebê. Por causa do acidente de Maria, João Paulo decide deixar o sacerdócio. Ele remove dramaticamente sua vestimenta sacerdotal.
Bernarda vê seu filho sem as vestes e diz que ela precisa que ele ore por ela. Ela grita que ele prefere aquela outra à própria mãe. Ela o ameaça, mas ele diz que nada o impedirá de ajudar a filha.
Mais tarde, ele tem uma entrevista com o bispo, que lhe concede férias temporárias de sua vocação para que possa ajudar sua filha. Maria conta a ele que Bernarda a maltratou e não revelou quem é sua mãe, mas que ela a abandonou. O Padre garante que isso não é verdade. Bernarda confronta o Padre Jerônimo, ele a culpa pela decisão de João Paulo e provoca: “Eu nunca queimei ninguém vivo”. Ele leva dois tapas na cara. Jerônimo implora a Bernarda para se aproximar de Deus e ela diz que nunca ajudará um pecador. Todos eles devem ser punidos.
As atitudes de Bernarda preocupam Eva. Cruz implora que Max faça Maria lhe contar a verdade. Ela precisa dele agora mais do que nunca. Max descobre sobre o novo emprego de Maria no banheiro, que ela sofreu um acidente e não apareceu para trabalhar. Nathy chora que João nunca vai amá-la. Ela tem certeza que quer lutar por seu amor. Maria fica feliz em ouvir isso e quer sair em busca de emprego, mas Nathy, por ordem do Padre, a proíbe. O senhorio bate à porta para importuná-las sobre o aluguel. Nathy implora por mais alguns dias. Ele cede, mas se elas não pagarem, ele as joga fora. Maria usa isso e diz que vai conseguir alguns suprimentos de costura. Nathy também quer ir, mas ela tem que cuidar de João. Maria sai pela porta e encontra Max. Ele exige a verdade: “Por que você não me disse que as coisas estavam tão ruins?”
Vitória chora para o Padre João Paulo por ele não devolver a filha, como prometeu. Ela implora que ele diga quem é sua filha, mas ele não consegue. Ela o chama de covarde e diz que ele prefere vê-la morrer de dor do que dizer a verdade. Ele se despede dela e espera que Deus o perdoe, mas ele não pode. Ela nunca mais quer vê-lo novamente. Padre João Paulo chora. Max está chateado e pergunta para Maria: “O que Cruz quis dizer sobre fazer você me dizer a verdade? A que ele estava se referindo?” Helena manda Guilherme devolver a fantasia que ela usou para matar Linda. Ele diz que não devolve.
Max pergunta a Maria se ela concordaria em ser sua esposa. Ele quer se divorciar de Helena agora. Ele não aguenta mais. Ele está cansado de Helena, sente falta de Maria e não consegue parar de pensar nela. Ela aceita. Pepino espera por Vitória e ela diz que estava conversando com Rosana: “Você até a acusou de roubar! Você não tem provas!” Ele diz que vai encontrar. Guilherme diz a Helena que ela nunca vai se livrar dele.
Pepino fala com Vitória e ela lhe diz que seus próximos designs serão feitos em malha. Pepino grita que não vai funcionar! Ele já fez os designs e eles não combinam com malhas! O que ele deve fazer com eles ?! “Você quer que eu os coma ?!” Vitória diz que a Europa está fazendo tricô, então eles têm que fazer tricô. Max entra e diz a Vitória que precisa ter uma conversa séria com ela sobre Maria Desamparada.
João Paulo passa o tempo na casa de sua mãe. Ele se lembra da festa de despedida para o seminário. Bernarda acha que ele deve mostrar que a ama mais do que sua “bastarda”. João Paulo diz que a “bastarda” é sua neta e ela precisa de ajuda. Além disso, o bispo aprovou sua licença. João Paulo diz que não está mais cego pela vontade dela: “Em memória do meu pai, peço-lhe que ceda!” Ele lembra a ela que seu pai questionou sua vocação. Bernarda manda ele não perguntar em nome de Octavio. Ela sobe a escada e anuncia dramaticamente que Otávio não era seu pai.
João Paulo pede uma explicação: “É verdade ou você está tentando me atormentar?” Bernarda diz que Octávio se casou com ela sabendo que ela estava grávida de outra pessoa. Fausto ouve. Bernarda diz que um homem casado se aproveitou da inocência dela. Ela diz que o puniu com as próprias mãos. João Paulo está confuso: “Ninguém zomba de Bernarda de Iturbide!”
Pepino foge enquanto Max diz a Vitória para ser mais respeitosa com Maria, já que ela não fala desrespeitosamente dela. Helena pára na porta para ouvir essa conversa. Vitória tenta acusar Maria de ser atrevida quando ela a encontrou na casa de Bernarda, mas Max acha que Vitória provavelmente começou. Max diz que vai se divorciar e se casar com Maria.
João Paulo agora entende o ódio de Bernarda por Vitória: “Ela viveu a sua mesma história.” Bernarda diz que foi diferente. Ela não seduziu ninguém, mas Vitória sim. João Paulo finalmente percebe que ela tem muito ódio acumulado. Ele tenta dizer que não foi culpa de ninguém, mas ela perde o controle e o expulsa de casa, até que ele seja Padre João Paulo novamente. “Quem vai salvar minha alma?”, Bernarda chora.
Vitória diz que Max está louco se pensa que vai se casar com Maria, depois que ela conspirou para colocar Linda na cama de Osvaldo. Se ele insistir, terá que escolher entre ela e Maria.
Helena vai falar com Maria para saber se Maria realmente está grávida. Helena tenta atropelar Maria na rua, mas se afasta um pouco e apenas esbarra nela. Nathy vê tudo. Embora Maria diga que está bem e não foi de propósito, Nathy insiste que o carro acelerou. Enquanto a multidão fala, um carro da polícia começa a perseguir Helena. Ela espera que, pelo menos, tenha prejudicado o bebê. O carro da polícia atrás dela está com as sirenes ligadas e buzinando. Helena acelera.
Padilha diz que Frederico precisa se casar com Fernanda, ou nunca mais voltará para casa: “Você se preocupa mais com o dinheiro dos Sandoval do que com seu próprio filho.” Padilha diz que sim, e ele também precisa se vingar de Vitória. Além disso, Frederico não traz nenhum dinheiro próprio.
Max acusa Vitória de estar cheia de ódio e de não amá-lo. Ela insiste que o ama como a seu próprio filho. “Em troca de quê?” Max pergunta, se ela está pedindo a ele para sacrificar sua própria felicidade em pagamento. Ela diz que só quer protegê-lo. Ele está praticamente gritando com ela enquanto diz que tudo que ela está interessada é que ela seja feliz: “Você não sabe amar! Você está seca!” Max diz que nunca mais falará com ela dessa maneira, porque eles nunca mais falarão. Se ela quer que ele escolha, tudo bem, ele escolhe Maria. Ela é sua mulher e ele vai se casar com ela contra a vontade de Vitória .
Vitória grita: “Se você fizer isso, pode me esquecer!” Max diz que não pode. Ele a ama e a vê como sua mãe, mas obviamente ela nunca o amou ou não o faria ser infeliz ao lado de uma louca, em vez de estar com a mulher que ama.
Nathy fica furiosa com Maria por ela ter saído. Nathy quer ligar para Max e contar a ele, mas Maria implora que ela não o faça. Ela não sabe como impedir que Max descubra que ela está grávida. Nathy insiste que é hora dele saber.
Max diz que seu coração pertence a Maria. Ele recebe uma ligação e diz que está indo. Maria sofreu um acidente. Vitória tenta impedi-lo de ir, mas Max diz a ela para não falar assim sobre sua futura esposa ou ela nunca o verá novamente. Max sai e Vitória se vira para ver que Fernanda ouviu tudo. Ela está olhando para a mãe de forma acusadora: “Você vai acabar sozinha, porque eu pretendo apoiar meu irmão e, se Maria o fizer feliz, então eu o ajudarei a se separar de Helena … sua Helena .”
Fausto volta para a cozinha com o café. Eva pergunta a ele o que está acontecendo. Fausto explica: “Eu sei por que Dona Bernarda matou meus pais. Meu pai a enganou e a deixou grávida. Padre João Paulo é filho de meu pai. Ele é meu meio-irmão.” Eva diz que ele não é filho de Gonçalo. Quando Rosália o conheceu, ele já tinha nascido.
Bernarda olha a foto de Gonçalo e Rosália: “Você pagou caro por sua traição. O fogo purificou o pecado que você me obrigou a cometer com seu engano. O fogo purificou minha alma. Fogo. Fogo. O fogo deve acabar com todos os pecadores. Todas as mulheres desonestas que se entregam a homens proibidos.”
João Paulo chora para o Padre Jerônimo que sua mãe não é a pessoa que ele pensava. Ele não percebeu que ela estava tão cheia de rancor e ódio. Ele acha que ela está prestes a perder a alma e tem que ajudá-la a voltar para Deus. Bernarda convoca Padilha.
(*) edição das novelas do SBT, “Triunfo do Amor”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “Triunfo do Amor”: Victoria é uma das estilistas mais reconhecidas do México. Mora em um casarão elegante com o marido Osvaldo, ator famoso, e os filhos Fernanda (filha de ambos) e Maximiliano (filho de Osvaldo com a primeira esposa). Em sua juventude, ela trabalhou como empregada de Bernarda, uma fanática religiosa cujo filho João Paulo estava estudando no seminário para ser padre. João Paulo conheceu Victoria, eles se apaixonaram e uma noite eles se renderam ao amor.
Quando Victoria descobriu que estava grávida, João Paulo havia voltado ao seminário e Bernarda a expulsou de sua casa. Victoria teve sua filha sozinha, mas três anos depois Bernarda, tentando se livrar de Victoria e de sua filha, causou um acidente que a mandou para o hospital e, sua filha Maria, acabou em um orfanato. Desde então, Victoria não parou de procurar sua filha.