Resumo da novela “Triunfo do Amor” em 02/04: no capítulo 100(*) da novela, Bernarda convence uma ex-empregada de seus pais, Mama Lulu, a cuidar do pequeno João Paulo. Ela diz que está com o bebê, já que a mãe não o quer e só o maltrata. Como Mama Lulu cuida de dois netos, Bernarda pede que a ajude nessa missão sagrada, até que seus advogados cuidem das questões legais. Ela será bem paga. Isso faz Lulu pensar e pergunta se ela pode passar apuros com a lei. Bernarda mente: “Claro que não! Você realmente acha que eu faria algo ilegal?” Lulu pondera: “Não, você sempre teve um coração justo.”
Enquanto isso, Max avisa Maria sobre o teste de DNA que prova que Osvaldo Sandoval é seu pai, mas também confirma que Osvaldinho é filho de Guilherme. Max pergunta a Maria se ela ainda está disposta a criar o filho de seu pior inimigo como se fosse seu. “Quanto mais, melhor”, diz Maria.
Milagre volta da entrega de sua revista de moda Casa Vitória e vê que Paulinho não está em seu berço. Alguém o pegou, ela grita por socorro, vê o Escorpião no meio da multidão e o acusa de sequestro, mas não tem provas.
Osvaldo fala para Vitória sobre o teste de DNA. Este é um bom exemplo de por que ele afastou o pequeno Max de sua mãe, diz ele. Nenhum dos dois quer que Osvaldinho cresça com Guilherme e Helena. Eles concordam em adotar legalmente a criança se, por algum motivo, Maria e Max não puderem mantê-lo. Maria diz a Max que ela já sabia que Osvaldinho é filho de Guilherme, desde que ele veio a sua casa mais cedo para rir da má sorte de Osvaldo, enquanto exigia seus direitos de ver Paulinho. Max furioso. Guilherme e Leandra vão até Max e Maria após a cerimônia de premiação para se gabar dela ter ganhado o prêmio. Ela diz: “Você não vai dar os parabéns à sua mãe?” Guilherme provoca: “E dizer oi para o seu pai?” Max se afasta e o acerta com um golpe. Max dá a Guilherme a verdade sobre os testes de DNA.
Guilherme arrasta Leandra para o lado para dizer a ela que está chateado por ela tê-lo feito de bobo. Ele exige saber por que ela mentiu. Ela diz a ele para acalmar! Ele diz a ela que a abomina e vai embora.
Helena reclama com Rosana sobre como todos têm inveja dela e querem tirar tudo o que ela tem. Ela diz que odeia essa Leandra por ter ficado com Guilherme e seu lugar como top model. Ela é tão má quanto Maria! Ela terá que se livrar de todos eles! Rosana diz a ela para fazer isso antes que alguém por perto ouça, somar dois e dois e adivinhar que foi ela quem matou Linda. Acontece que Fausto ouve Rosana falando sobre Helena assassinar Linda.
Guilherme se aproxima e Helena começa a acariciá-lo. Ele diz a ela para nunca mais tocá-lo! Só de vê-la o enoja! Helena jura vingança sobre ele e todos os outros que a traíram e fizeram dela o alvo de suas piadas, começando com Leandra. Max acusa a sua mãe de mentir para ele e machucá-lo. Ela admite que fez isso para se vingar do pai e desvia a conversa para Maria e como ela é linda e realizada. Maria se encanta por Leandra. Milagre liga para Max e dá a má notícia sobre o sumiço de Paulinho, enquanto Fausto escuta ao fundo. Max diz a Maria e eles correm de volta para a vila. Maria grita e chora com Milagre, sobre seu comportamento totalmente irresponsável.
Em um hotel, Padilha escuta Bernarda falar em finalmente realizar suas obras divinas. Ele pergunta se ela está se referindo ao garotinho que roubaram. Ela diz que sim; algo disse a ela que a mulher seria descuidada e lhes daria a chance de agarrar a criança e ir embora. Só há uma coisa que a preocupa agora. Seu filho, o sacerdote, se preocupar com sua filha e se esquecer novamente de seus deveres religiosos!
Padilha pergunta se ela está dizendo que o pai de Maria Desamparada é João Paulo, porque isso significa que a filha de Vitória Sandoval é Maria Desamparada! Ele diz a ela para não se preocupar por ter descoberto, porque ele prefere que Vitória não descubra quem é sua filha desaparecida.
Vicente chega ao corpo de bombeiros para se juntar a seus novos amigos. Todo mundo fica tentando fazer com que Maria se acalme. Antonieta e Oscar passam no hospital para contar a Vitória sobre os prêmios do desfile que foram para a Casa Bernarda este ano.
Vitória se culpa por ser muito ambiciosa, muito agressiva e muito gananciosa todos esses anos. Ela percebe que nunca deveria ter deixado sua família sofrer enquanto trabalhava tanto para ver seu negócio ter sucesso. Oscar e Antonieta dizem a ela que não é hora de desistir, pela reputação da Casa Vitória e pelo sustento de todos os funcionários dedicados que a apoiaram todos esses anos. Vitória leva as palavras deles a sério.
Durante sua entrevista exclusiva com um membro da imprensa, Leandra culpa Osvaldo por sua infelicidade. A repórter pergunta se ela está namorando outra pessoa agora. Ela admite ter namorado Guilherme, um bêbado. Ela não apenas mentiu para ele sobre Max ser seu filho, mas também zombou dele na frente de Osvaldo Sandoval!116
Napoleão chora para seus amigos por ter perdido Milagre para Joel, mas afirma que é apenas fumaça em seus olhos. Fabiano fica com ciúmes quando Cruz faz outra serenata para Fernanda, por ajudá-lo a ser aceito na universidade. Max fala com um detetive na delegacia de polícia, que lhe diz para pensar em alguém com um grande rancor que possa ter levado o bebê.
Vitória diz a Antonieta que está reconsiderando como viveu sua vida até agora e a dor que causou aos outros: “Só quando enfrentamos algo sério é que percebemos como temos vivido nossas vidas.” Ela menciona que uma vez o Padre João Paulo disse a ela que Deus havia concedido a ela o milagre que ela havia pedido, mas ela não foi capaz de ver. Ela está determinada a pensar em viver em vez de morrer e no que ainda não realizou: encontrar sua pequena Maria.
Maria reza para que a virgem encontre seu filho e o devolva a ela. Max corre até o apartamento de Alonso e o acusa imediatamente. Alonso diz que de jeito nenhum ele faria algo tão podre e desmaia. Max o revive e descobre que Alonso deve estar dizendo a verdade. Ele se oferece para levá-lo ao hospital para ver um médico. Alonso se recusa porque encontrar o bebê é a prioridade número um.
Rosana e Helena ouvem Bernarda e Padilha falar sobre algo para o qual ele quer dinheiro. Maria chora no travesseiro do João Paulinho, lembra da gravidez e do parto. Max retorna e ela chora nos braços de Max. Não há notícias na delegacia, mas Max promete continuar procurando pelo filho. Max discute suas suspeitas com Osvaldo de que Bernarda levou o bebê, especialmente porque ela discutiu com Maria, que disse que ela nunca mais seria capaz de ver ou segurar seu filho novamente.
Assim que Max vai embora, Alonso faz panfletos. Milagre sofre. Helena visita Maria. Ela diz que sabe quem está com seu filho e exige que elas falem a sós, então Nathy vai embora. Osvaldo aparece inesperadamente na casa de Bernarda e exige o retorno do neto. Ela finge não saber que ele se refere a João Paulinho e nega que ele esteja lá. Osvaldo diz que isso é besteira. Claro que ela sabe tudo o que se passa naquela vila. Ela grita de volta que está cansada de todos culpando-a por tudo de ruim que acontece por lá!
Max vai ao hospital para visitar Vitória. Ele conta a ela sobre o sequestro e Vitória desmaia. Guilherme diz a Leandra que ela é uma pervertida. Leandra leva isso como um elogio. Helena diz a Maria que agora ela sabe como também se sente por não ter um filho. Maria pede que ela tenha pena. Helena se diverte muito vendo-a sofrer, especialmente depois de como Maria gostou de lhe dizer no hospital que ela ficaria com Osvaldinho. Helena quer que Maria prometa que deixará Max para sempre. Do contrário, ela não dirá quem tem João Paulinho.
Leandra diz a Guilherme que ,depois de viver em uma prisão e ouvir os sermões de seus carcereiros por vinte anos, ela não vai ouvir os dele. Se ele não gosta do jeito que ela faz as coisas, ótimo! Ela vai sair e alguém vai pegar suas coisas mais tarde. Guilherme pede que ela o perdoe. Ela não pode ir embora! Além disso, ele tem um encontro marcado para ela com a Televisa. Isso arranca dela um sorriso. Ela diz que já tem trabalho e salário, então não precisa dele para nada. Ela está indo embora! Ele tenta impedi-la e ela avisa que ninguém jamais impediu Leandra Montenegro e ela não vai deixar que ele seja o primeiro a fazê-lo.
Max fala com o médico e o oncologista diz que Vitória tem câncer de mama. Helena admite que não sabe onde está o filho de Maria. Ela começa a balbuciar sobre pedidos de resgate e conseguir dinheiro para sequestradores. Quando pressionada por respostas, ela perde o controle e sai pela tangente selvagem sobre a criança estar morta como a dela. Maria dá um tapa na rival e Helena tenta sufocá-la até a morte. Alonso aparece bem na hora e salva Maria.
Helena começa a gritar que Paulinho está morto. Alonso e Maria expulsam Helena do prédio. Max diz a Vitória que sabe sobre o câncer e promete manter isso em segredo. Maria pensa que seu filho pode realmente estar morto e depois desmaia. Bernarda diz a Osvaldo que estava muito ocupada no desfile de moda apresentando seus novos designs premiados. Osvaldo diz a ela para tentar essa história com outra pessoa. Ele vai processá-la e então todo mundo saberá o que ele sabe: que seu filho, o Sacerdote, teve um filho ilegítimo com Vitória, que a criança estava perdida e que ela nunca se preocupou em procurá-la todo esse tempo.
Bernarda nega novamente, mas Osvaldo diz que sabe que ela condenou o filho ao silêncio e, portanto, está disposto a ir pessoalmente à imprensa e dizer que um padre prefere ficar calado a respeito do que aliviar a dor de sua ex-amante. Bernarda diz a ele para não esquecer que também exporia Vitória ao escândalo. Osvaldo diz que não se importa e nem mesmo Vitória. Então, ela foi avisada! E, se ele descobrir que Bernarda teve algo a ver com a tentativa de assassinato de seu neto e de Max no outro dia, ela vai pagar caro por isso. Bernarda diz a si mesma, depois que ele sai, que não importa se Osvaldo descobrir que ela pegou o bebê ou não, porque nada no mundo vai fazer com que ela o devolva a eles.
Fernanda diz a Osvaldo que ela pode se interessar pelo jardineiro ou por um certo funcionário do escritório de sua mãe. Fabiano reclama com Lucy sobre a serenata de Cruz. Ela lhe dá um abraço encorajador e quase se transforma em um beijo romântico. Osvaldo conta a Fernanda sobre o sequestro e como planeja ir à Televisão para pedir que o departamento de notícias o ajude a divulgar o caso. Fernanda convence Osvaldo a levá-la para ver Max e Maria para dar-lhes apoio emocional.
Alonso entrega os panfletos e os vizinhos fazem uma grande campanha para distribuí-los, na esperança de que alguém lhes dê informações que ajudem Maria a resgatar o bebê. Mama Lulu acha um pouco estranho que o nome do bebê seja o mesmo do filho de Bernarda. Padilha diz a Bernarda que quer mais dinheiro pelo que ela está pedindo a ele. Ela cede e o avisa contra mais erros. Depois que ele sai, ela está determinada a se livrar de Padilha. Padre Jerônimo tenta confortar João Paulo sobre o sequestro. Bernarda ouve sua oração.
(*) edição das novelas do SBT, “Triunfo do Amor”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “Triunfo do Amor”: Victoria é uma das estilistas mais reconhecidas do México. Mora em um casarão elegante com o marido Osvaldo, ator famoso, e os filhos Fernanda (filha de ambos) e Maximiliano (filho de Osvaldo com a primeira esposa). Em sua juventude, ela trabalhou como empregada de Bernarda, uma fanática religiosa cujo filho João Paulo estava estudando no seminário para ser padre. João Paulo conheceu Victoria, eles se apaixonaram e uma noite eles se renderam ao amor.
Quando Victoria descobriu que estava grávida, João Paulo havia voltado ao seminário e Bernarda a expulsou de sua casa. Victoria teve sua filha sozinha, mas três anos depois Bernarda, tentando se livrar de Victoria e de sua filha, causou um acidente que a mandou para o hospital e, sua filha Maria, acabou em um orfanato. Desde então, Victoria não parou de procurar sua filha.