Resumo da novela “Triunfo do Amor” em 03/02: no capítulo 058(*) da novela, Fernanda fica do lado de fora enquanto Cruz cuida das flores. Ela não consegue parar de pensar que é culpa de sua mãe que seu pai foi embora. Cruz diz que ela não pode ficar com raiva de sua mãe. Os pais são sagrados. E sim, ela gostou seriamente da serenata.
Fabiano aparece, ciumento. Fabiano é estúpido e pergunta a Cruz se ele tem sentimentos por Fernanda. Cruz admite que está apaixonado por ela e supõe que Fabiano também está: “Mas não se preocupe comigo. Sou apenas um jardineiro e ela é uma estrela distante que nunca me levará a sério.” Fabiano diz a ele para se animar: “Eu sou apenas um empregado também. Nós temos chances iguais. Vamos lutar, mas vamos lutar de forma limpa.” Cruz gosta da ideia.
João Paulo incomoda Maria por ter que sair de casa. Ela diz que precisa de um emprego. Não apenas para ela, mas para o bebê. João Paulo diz que vai apoiá-la financeiramente: “Vou ficar muito mais por perto para cuidar de você. Não sou mais um padre. Para você, filha. Porque você precisa de ajuda.” Maria estranha: “Você não pode fazer isso! Obrigado, mas eu não sou alguém por quem você deveria sacrificar sua vocação. Por que você está fazendo isso? Eu não acho que mereço.” João Paulo: “Eu jurei que protegeria e cuidaria de você e isso é o que farei. Agora, sem mais perguntas, apenas aceite. Eu cuidarei de você até que você possa fazer isso sozinha. Agora, se você me der licença eu, tenho algo muito importante para fazer.” Maria está confusa.
Max fala com Vitória. Ela pede perdão por tentar coWntrolar sua vida. Mesmo que ela não concorde, ela aceita sua decisão de se divorciar de Helena . Ela não quer que ele a culpe por sua infelicidade mais tarde. Max fica impressionado e agradece a ela. Ele sabe que é difícil admitir os próprios erros, mas ela fez grandes avanços. Ela tem um favor a pedir. Ela quer que ele espere até depois que o bebê nascer. Max diz que não. Ele não vai ceder. Ele se decidiu e o fará o mais rápido possível, para se casar com Maria, a mulher que ele ama. Max sai. Vitória diz: “Desculpe, filho, mas você não está me deixando outra opção.”
Oscar está ao telefone. Rosana o ouve dizendo a alguém que ele é o homem que está segurando os cordões da bolsa agora. Ela espera que ele desligue o telefone, então entra e usa o charme: “Por que você não me convida para um drinque algum dia?” Ela o força a um beijo e ele congela apenas o tempo suficiente para que Antonieta veja. Ele a empurra e ela sai de seu escritório. Antonieta chora no ombro de Pipino em um restaurante. Guilherme está no restaurante e ouve a conversa. Ele percebe que pode usar Antonieta para chegar até Vitória . Ele chama o garçom e manda champanhe para a mesa. João está de volta ao corpo de bombeiros.
Vitória vai para a casa de Maria. Nathy não vai tolerar Vitória a insultá-la novamente. Maria faz com que ela concorde em deixá-las falar. Vitória não vai entrar. Ela diz a Maria que ganhou. “Espero que isso faça você se sentir bem consigo mesma. Você conseguiu o que queria, Max. … Não estou interessada na sua baboseira romântica. Só me importo com Max. Já perdi Osvaldo por sua causa. Não vou perder meu filho também. Max quer deixar tudo para ficar com você. Quaisquer que sejam seus motivos, vim me humilhar diante de você. Algo que pensei que nunca faria.” João Paulo encontra Domingo em um beco, o pega pelo braço e tenta arrastá-lo para longe. Domingo diz aos amigos que não deviam machucar o Padre, ele é um cara legal. João Paulo diz que não resolve problemas com violência. Domingo é empurrado contra a parede e bate com a cabeça.
Vitória pede a Maria para convencer Max a ficar com Helena até o bebê nascer: “Estou pedindo um pouco de humanidade. Um pouco de tempo. Se você for uma mãe, vai entender minha posição. Eu quero que ele fique com Helena até que ela dê à luz, e então ele pode fazer o que ele quer.” Maria pergunta: “Senhora, pode me explicar por que dedicou sua vida para destruir a minha?” Vitória admite que não sabe. Maria diz que, se Vitória tivesse olhado para ela de forma diferente, muita dor poderia ter sido evitada. Ela pergunta se talvez haja tempo para fazer as coisas de forma diferente, mas Vitória diz que ela nunca aceitará Maria. João Paulo luta contra os delinquentes. Domingo diz que não pode ir com João Paulo. Padilha e Escorpião jogam gasolina pelo prédio de Maria. Bernarda assiste à ação. Domingo está muito envergonhado. Ele falhou com João Paulo e seus amigos. Ele roubou. Ele traiu a confiança do João Paulo. Ele pede que João Paulo se esqueça dele.
Vitória precisa de uma resposta. “Você pode sacrificar um pouco de tempo pelo filho de Max?” Maria diz que pode sacrificar qualquer coisa, ao contrário de Vitória, se isso significar ver Max feliz. Vitória diz a ela para não deixar Max saber que ela estava lá. “Claro. Você quer deixar outra pessoa levar a culpa por você, como sempre. Não se preocupe. As coisas serão feitas do jeito que você quiser. Eu sou uma mulher de palavra.” Vitória sai do apartamento. Nathy chega para perguntar o que aconteceu. Bernarda está chateada com a presença de Vitória: “Ela sabe que Maria Desamparada é filha dela? Se souber, vai perdê-la de novo.” Padilha e Escorpião se escondem enquanto Vitória vai embora. Bernarda os vê dar a volta e respingar na calçada e na varanda da frente. À vista da rua. Onde não há ninguém por perto. Milagre leva o jantar para as meninas. Ela conta a Maria e Nathy que João voltou ao trabalho.
Padilha diz a Bernarda que está tudo pronto e que eles têm certeza de que a jovem é uma maluca. Bernarda sai do carro e estende a mão para a caixa de fósforos. Ela risca um fósforo e olha fixamente por um momento, voltando aos incêndios anteriores: “João Paulo, você não precisa mais se preocupar. Você não vai deixar o sacerdócio. Por você …” Ela joga o fósforo e o fogo se espalha pela rua até o prédio. João pergunta a Napoleão quando ele vai se casar com Milagre. Milagre sente uma perturbação, ela vê fumaça. O corredor do lado de fora do apartamento dela está pegando fogo. Ela liga para João. Napoleão quer dar uma festa, mas sem álcool. João atende o telefone e Milagre diz que o prédio está queimando. Ela não pode sair e o corredor está em chamas.
Eva não consegue entender por que Fausto não ajudou Bernarda com o incêndio. Ele diz que não poderia ajudá-la a fazer o mesmo que fez com seus pais. Ela o lembra que é seu plano ganhar sua confiança, para que possam acabar com ela quando ela menos esperar. Bernarda e seus comparsas estão no carro, observando o incêndio. Milagre está usando toalhas molhadas para cobrir a fresta sob a porta, para que a fumaça não entre. João está ansioso com sua mãe, enquanto eles dirigem o carro de bombeiros. Milagre começa a rezar. Os policiais chegam e ajudam algumas pessoas a fugir do prédio.
Nathy olha pela janela e acorda Maria para dizer que elas precisam sair. Mas o corredor está em chamas. Os policiais tentam acalmar a todos. João Paulo tenta passar por eles. Nathy empurra Maria de volta para o apartamento. Ela pega a toalha de mesa e a usa para cobrir a fresta sob a porta. Maria joga água nela e na porta e elas vão para o quarto repetir o tratamento com um cobertor. Elas se deitam no chão e cobrem a boca e o nariz com panos molhados. João e a equipe chegam. Milagre desmaia por inalação de fumaça. As meninas estão tossindo. Maria desmaia.
(*) edição das novelas do SBT, “Triunfo do Amor”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “Triunfo do Amor”: Victoria é uma das estilistas mais reconhecidas do México. Mora em um casarão elegante com o marido Osvaldo, ator famoso, e os filhos Fernanda (filha de ambos) e Maximiliano (filho de Osvaldo com a primeira esposa). Em sua juventude, ela trabalhou como empregada de Bernarda, uma fanática religiosa cujo filho João Paulo estava estudando no seminário para ser padre. João Paulo conheceu Victoria, eles se apaixonaram e uma noite eles se renderam ao amor.
Quando Victoria descobriu que estava grávida, João Paulo havia voltado ao seminário e Bernarda a expulsou de sua casa. Victoria teve sua filha sozinha, mas três anos depois Bernarda, tentando se livrar de Victoria e de sua filha, causou um acidente que a mandou para o hospital e, sua filha Maria, acabou em um orfanato. Desde então, Victoria não parou de procurar sua filha.