Resumo da novela “Triunfo do Amor” em 04/05: no capítulo 122(*) da novela, Vitória dá um tapa em Helena e diz: “Maria Desamparada é minha filha.” Helena segura sua bochecha dolorida e diz a Vitória e Max: “Então você está me dizendo que ela é sua filha?! Ela é parte da família? … Eu pertencia a esta família.” Max diz a ela que Maria carrega o sangue de Vitória, que ficou separada dela por muitos anos. Vitória sorri e Fernanda começa a perceber que ela tem uma irmã. Pipino empurra Helena para fora do caminho. Fernanda gira entre mãe e filha e estende a mão. Maria pega e chora. Fernanda chora. Helena diz a Vitória: “Você me colocou contra ela. Você a intimidava. Você me sugeriu engravidar em Miami porque queria um neto!” Ela se vira para Max: “É por isso que eu fui para a sua cama. Porque sua mãe me pediu!” Max pergunta: “Isso é verdade?” Maria também quer saber: “Isso é verdade, senhora?”
Vitória confessa: “Sim, é verdade. Eu não sabia que tipo de garota Helena era. Achei que ela faria Max feliz”. Helena começa novamente: “Aí está, a grande Vitória Sandoval, a mãe perfeita. Você sabia que tipo de mulher era Maria Desamparada e por isso a condenou.” Helena se entusiasma com Vitória e a lembra de todas as coisas realmente cruéis que ela fez com Maria. Helena diz que Vitória estava apenas cuidando dos próprios interesses. Antonieta diz que Vitória se arrepende totalmente de tudo isso. Helena diz: “É tarde demais. Pergunte à vagabunda. Veja o que ela diz. Ela vai perdoá-la por todos esses anos de abandono? Os insultos?” Maria quer saber por que isso é problema de Helena e sai. Max sai. Fernanda chora. Vitória chora.
Na conferência de imprensa da televisão, destaque para o retorno de Leandra Montenegro!. Guilherme aproveita o momento para convidar a imprensa para sua produção moderna de Othello. Napoleão se lembra da filha e chora. Bernarda conversa com Luciano. Ela só quer destruir Vitória de uma vez por todas. Luciano está a bordo e Bernarda não precisa se preocupar, embora queira saber por que Eva não está dando as instruções como de costume. Bernarda diz que Eva não veio porque se sentiu mal … ela está resfriada. Eva está na casa de Bernarda e corta alguns fios elétricos. Seu plano é que Bernarda morra da mesma forma que sua irmã: queimada.
Vitória não quer ouvir o nome de Bernarda novamente. Essa mulher fez de sua vida um inferno. Vitória a amaldiçoa e espera que ela pague por todo o seu mal. Helena diz que a família está amaldiçoada e merece tudo o que está acontecendo com ela. Fernanda diz a ela para calar a boca e sair. Ela insulta Fernanda, empurra a cadeira de rodas e a derruba. Vitória vai bater em Helena e diz a ela para não mexer com sua família. Elas discutem e Oscar arrasta Helena para fora. Fabiano pega Fernanda. Ela agradece e diz que está bem. Lucy observa. Fernanda é colocada de volta em sua cadeira.
Max entra no escritório para onde Maria havia fugido. Eles se abraçam. Max diz que sabe que Maria deve estar sofrendo por causa do que sua mãe fez. As duas mulheres mais importantes de sua vida estão sofrendo. Maria não consegue ver o quanto sua mãe está sofrendo? Vitória é como uma mãe para ele e ele ama as duas.
Leandra está sendo entrevistada para um programa de entretenimento na TV. O entrevistador diz que há muitos boatos sobre seu desaparecimento da telenovela. Ele pergunta se ela vai manter isso em segredo. Ela acha que não. Porque se ela mantiver segredo, mais cedo ou mais tarde sairá e ela acha melhor se ela mesma confessar.
O Dr. Heriberto está se acomodando para assistir um pouco de TV. Parece que a entrevista de Leandra está sendo transmitida ao vivo. Ela começa sua história. Foi muito triste o que aconteceu. Ela é alcoólatra e devido a esta doença matou um homem. A multidão enlouquece. Ela explica que esteve na prisão por quase 20 anos. Agora participa de um grupo de Alcoólicos Anônimos e encontrou a paz. Ela deve dar é pedir perdão por tudo o que fez. Ela pede perdão a Max; ela voltou para ele. Ela quer recuperar sua dignidade. Guilherme assiste e faz cara feia.
Maria diz que foi um erro voltar para a Casa Vitória. Eles acabam se abraçando como de costume. João Paulo entra e pede explicação sobre ela e Alonso. Max explica que ele e Maria estão a fazer felizes os últimos dias de Alonso. Maria fala que Alonso é doente terminal. Enquanto isso, Alonso vai comprar o anel de noivado e pretende marcar a data do casamento à noite.
Fernanda pergunta se Vitória tem certeza de que Maria Desamparada é sua filha. Vitória não tem dúvidas. João Paulo sabia disso todo esse tempo, mas não podia compartilhar a boa notícia porque sua mãe o havia revelado durante a confissão. Vitória descobriu sozinha que ela era sua filha, graças a um crucifixo que ela deu a João Paulo. Fernanda não vê o que isso tem a ver. Vitória diz que João Paulo é o pai, o homem proibido de sua juventude. Fernanda pergunta se Maria sabe sobre seu pai. Vitória diz que sim. Ela descobriu isso primeiro. Vitória diz a ela que Maria não a aceita. Ela a rejeitou. Fernanda promete ajudar sua mãe a reconquistar Maria. Bernarda e Helena discutem sobre Maria e Vitória. Sim. Maria rejeitou Vitória e Bernarda comemora. João Paulo fica com raiva: “Já pensaram no que acontecerá se Alonso descobrir que esconderam dele sua condição ? Que brincaram com suas emoções? Se Alonso descobrir a mentira, ele ficará infeliz.”
Alonso está pedindo anéis simples, mas elegantes e bonitos. Helena se aproxima e pergunta se ele está comprando alguma coisa. Ele não diz nada que a preocupe. Ela se ofende com a atitude dele. Ela diz que ele é obcecado pelo passado. Ele não pode esquecer que ela abortou seu bebê. Ela diz a ele para esquecer. Ele se vira para a vendedora e pergunta qual ela acha que seria bom para sua Maria Desamparada. Ela parabeniza Alonso. Ela está tão feliz! Ela quer ajudá-lo a comprar o anel. Um dos anéis que a vendedora mostrou é o mesmo anel que Max deu a Maria. Alonso decide comprá-lo.
Maria pede para ficar sozinha com João Paulo. Max a beija antes de ir embora. Maria e João Paulo se enfrentam. Max e Vitória se abraçam. Vitória diz que ela percebeu muito tarde sobre as coisas. Ela nunca pensou na felicidade dos outros. Se ela não tivesse atrapalhado o relacionamento deles, o caminho para o coração de Maria teria sido mais fácil. Alguns resmungos e Vitória descobre que João Paulo está falando com Maria.
João Paulo quer falar com Maria sobre sua soberba. Ele sabe quem é a responsável por toda essa bagunça: sua mãe. Ela é quem condenou Vitória à dor e ao desespero. O que Maria sofreu, Vitória sofreu o dobro. Maria diz que Deus não vai perdoar a mãe de João Paulo. Ele diz que é verdade. Sua mãe é excomungada.
Bernarda entra repentinamente na igreja. Padre Jerônimo pede desculpas, mas ela não tem o direito de entrar na igreja. Bernarda pergunta do que ele está falando. Ele agarra o braço dela e a acompanha para fora. Na frente de toda a congregação! Ele diz para não tentar entrar na casa de Deus novamente porque ela está excomungada. Se ela fizer isso, ele vai continuar a expulsá-la até que ela compreenda. A congregação o seguiu e está assistindo a tudo! Bernarda liga para Guilherme e diz que acabou de sofrer a pior humilhação de sua vida. Eles têm que seguir em frente com seu plano o mais rápido possível.
Maria diz que deve ser difícil ter uma louca religiosa como mãe … especialmente porque ele é um padre e tudo. João Paulo tenta fazer Maria ver que Bernarda condenou Vitória. Maria tenta fazer com que João Paulo veja que a mulher que mais a machucou na vida foi sua própria mãe. João Paulo implora a Maria que perdoe a mãe. Enquanto isso, Vitória entra … no exato momento em que Maria está dizendo coisas como “Eu não a suporto” e “Eu a desprezo”.
(*) edição das novelas do SBT, “Triunfo do Amor”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “Triunfo do Amor”: Victoria é uma das estilistas mais reconhecidas do México. Mora em um casarão elegante com o marido Osvaldo, ator famoso, e os filhos Fernanda (filha de ambos) e Maximiliano (filho de Osvaldo com a primeira esposa). Em sua juventude, ela trabalhou como empregada de Bernarda, uma fanática religiosa cujo filho João Paulo estava estudando no seminário para ser padre. João Paulo conheceu Victoria, eles se apaixonaram e uma noite eles se renderam ao amor.
Quando Victoria descobriu que estava grávida, João Paulo havia voltado ao seminário e Bernarda a expulsou de sua casa. Victoria teve sua filha sozinha, mas três anos depois Bernarda, tentando se livrar de Victoria e de sua filha, causou um acidente que a mandou para o hospital e, sua filha Maria, acabou em um orfanato. Desde então, Victoria não parou de procurar sua filha.