Resumo da novela “Triunfo do Amor” em 06/05: no capítulo 124(*) da novela, Bernarda vai para a solitária por causa de uma briga na cela. Tanto os carcereiros quanto os prisioneiros são intimidados. Bernarda diz a eles que todos são pecadores. Todos eles vão queimar nas chamas do inferno. Ela é escoltada até sua cela. Escuro e assustador. Bernarda ora e lembra de sua conversa com Eva, na ambulância. Bernarda decide que precisa descobrir quem Eva realmente é. Enquanto isso, Eva amaldiçoa Bernarda por sobreviver, mas jura que da próxima vez ela não escapará!
Heriberto está convencido de que, mais cedo ou mais tarde, a filha de Vitória a perdoará. Vitória não tem tanta certeza. Heriberto diz que Vitória é uma mulher forte e corajosa. Vitória quer saber o que isso deu a ela. De qualquer forma, ele continua a enumerar todas as coisas que Vitória suportou e superou: “Você é o alicerce de sua família, seu casamento.” Vitória esclarece: “Sou divorciada.” Heriberto impactado.
Helena e Guilherme falam de assassinato. Vitória volta para casa e conta a Osvaldo sobre sua visita ao Dr. Heriberto. Ela estava apenas falando sobre a cirurgia. Ela diz a Osvaldo que Heriberto é um cara legal e como uma mulher seria sortuda em tê-lo. Helena brinca com uma faca e depois sai da casa de Guilherme. Depois que ela sai, Guilherme liga para Nicolás e diz: “Amanhã é o grande dia”.
Vitória pede licença para ir para a cama. Osvaldo tenta impedi-la. Vitória diz a ele que seus filhos são tudo o que importa; que ele a acusou de ignorar a família por causa do trabalho. Ela não vai cometer o mesmo erro duas vezes. Osvaldo quer saber onde ele se encaixa. Ele faz parte da família. Vitória diz que não. Para ele voltar a fazer parte da família dela, seria necessário um milagre.
O João Paulo acha que foi Fausto quem entregou Bernarda. Maria odeia ver o pai tão chateado. João Paulo está preocupado com a salvação de sua mãe. Ele também está preocupado com Maria. Maria diz que Vitória lhe fez muito mal.
Eva visita seu sobrinho na prisão. Eles estão tendo um debate ético. Bernarda está presa graças ao testemunho de Fausto. Ela prefere seu próprio tipo de justiça. Fausto insiste que a prisão é o que Bernarda precisa. Eva quer vingança, Fausto está preocupado com sua alma imortal. Deixe as autoridades cuidarem disso. Salve sua alma, Eva. Bernarda precisa enfrentar a justiça do homem. Eva realmente odeia Bernarda. Ela deveria tê-la matado com suas próprias mãos. Fausto sofre por sua tia. Seu ódio vai ser sua ruína.
Bernarda ainda está em sua cela e consegue um celular. Fernanda serve o jantar para Cruz. Um noticiário passa na TV. Dona Bernarda Iturbide foi acusada de matar sua empregada doméstica. Napoleão comenta como é triste que João Paulo tenha uma mãe assassina.
Helena e Eva visitam Bernarda e ela tem algumas instruções para suas funcionárias de confiança. Eva diz que ficará feliz em cuidar das coisas. Bernarda friamente informa a ela que Helena será sua chefe. Maria diz a Alonso que está muito confusa com o noivado e com o que está acontecendo com João Paulo. Resmungando um pouco, Maria diz a Alonso que ele precisa se cuidar. Alonso promete descanso. Alguém bate, bate, bate na porta da Maria. João Paulo quer falar com Alonso a sós.
Bernarda diz que Helena precisa manter Eva sob controle. Ultimamente, a mulher tem mostrado um ar de superioridade e esqueceu que está ali apenas para servir a Bernarda. Helena entende; ela vai colocá-la em seu lugar. Para completar, Bernarda lembra a Helena que sua pior inimiga, Maria Desamparada, estará na passarela durante a bienal.
Na vila, Maria elogia a nova tv de Milagre e diz que vai acompanhar João Paulo na visita à avó. Ela pede a Milagre para cuidar do bebê. Milagre fica chocada “Você vai mesmo deixá-lo comigo ?” Ela jura vigiá-lo. Ela vai carregá-lo nas costas como fez com João, se necessário. Antes que Maria possa ir embora, Milagre pergunta se ela pensou mais sobre os problemas com sua mãe. Maria diz que não. Milagre lembra que as mães precisam de todo o nosso amor e gratidão. Elas nos deram a coisa mais valiosa de todos os tempos: a vida.
Fernanda fala com Vitória ao telefone. Vitória planeja vir buscá-la para a terapia. João Paulo pergunta a Alonso se ele realmente ama Maria. Alonso diz que está louco de amor e a amará até o dia em que morrer. Diana, a produtora musical de Cruz, chega em meio a gritos e assobios. Ela cumprimenta Cruz com um beijo. Cruz apresenta Fernanda e Diana. Cruz explica que não pode comparecer à reunião, mas Fernanda diz que está tudo bem. O fato de ela perder um dia de terapia não fará mal. Ele vai embora.
João Paulo assusta Alonso. Ele não vai acabar sozinho e assustado como o bom Padre parece pensar. Ele tem o amor de sua vida. João Paulo: “Lembre-se de que Deus está sempre por perto.” Alonso diz a ele que Max é quem precisa de Deus. Max é quem perdeu Maria. Fausto recebe Max na prisão. Ele só quer que Max saiba que Helena matou Linda.
O sobrinho de Tomásia insulta João Paulo: “Você sabia o que estava acontecendo. Você sabia que eu estava procurando Tomásia e não disse nada. Você teve que proteger sua mãe.” Maria explica que João Paulo estava vinculado ao segredo do confessionário. O homem vai embora e chega Vitória: “Eu disse que Bernarda tinha feito algo horrível e você não fez nada.” Maria defende João Paulo e ele pergunta como Vitória pode pedir perdão a Maria se ela não perdoa. Maria aproveita e diz que não vai perdoar Vitória. Fernanda se vira e implora que Maria a perdoe. Vitória diz que não vai implorar. Ela terá que se contentar com o fato de Maria e Fernanda se amarem. Maria diz que sua irmã é inocente de qualquer delito. Enquanto isso, a polícia investiga a lareira da residência Iturbide.
João Paulo visita a mãe na prisão. Ele tenta explicar que foi Fausto que a denunciou. Ela não ouve e diz que o João Paulo vai derramar lágrimas de sangue por fazê-la passar por isso. Sua alma está salva. Ela estava apenas seguindo as ordens de Deus. Ela diz a ele que o renega, para ir embora e nunca mais voltar. João Paulo fala com Maria sobre o plano de fazer Alonso feliz nos últimos dias. Maria insiste que se casará com Alonso e o fará feliz.
(*) edição das novelas do SBT, “Triunfo do Amor”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “Triunfo do Amor”: Victoria é uma das estilistas mais reconhecidas do México. Mora em um casarão elegante com o marido Osvaldo, ator famoso, e os filhos Fernanda (filha de ambos) e Maximiliano (filho de Osvaldo com a primeira esposa). Em sua juventude, ela trabalhou como empregada de Bernarda, uma fanática religiosa cujo filho João Paulo estava estudando no seminário para ser padre. João Paulo conheceu Victoria, eles se apaixonaram e uma noite eles se renderam ao amor.
Quando Victoria descobriu que estava grávida, João Paulo havia voltado ao seminário e Bernarda a expulsou de sua casa. Victoria teve sua filha sozinha, mas três anos depois Bernarda, tentando se livrar de Victoria e de sua filha, causou um acidente que a mandou para o hospital e, sua filha Maria, acabou em um orfanato. Desde então, Victoria não parou de procurar sua filha.