Resumo da novela “Triunfo do Amor” em 10/02: no capítulo 063(*) da novela, Vitória chora. Vitória cai no peito de Max e chora por sua filha. João Paulo está orando por Vitória quando sente uma mão em seu ombro. É a mãe dele e ela veio entregar seu último discurso: “Toda a tragédia que Vitória sofreu é um castigo por você deixar o sacerdócio.” João Paulo enterra o rosto nas mãos e depois tenta corajosamente falar com a mãe como se ela fosse uma pessoa normal, talvez um pouco lenta para entender. Ele explica que não abandonou o sacerdócio. Ele saiu apenas temporariamente para cuidar de sua filha.
Um fino fio de esperança. O médico explica a Vitória e Max que a medula espinhal de Fernanda está gravemente danificada. “Mas nada pode ser feito?” pergunta Max, com alguma insistência. O médico admite que existe um tênue fio de esperança: Sua irmã tem a chance de andar novamente, após vários tratamentos e algumas cirurgias muito dolorosas. Vitória chora. O médico diz que eles precisam ser fortes e corajosos.
Bernarda não ouve João Paulo: “Este negócio de licença temporária é apenas um pretexto, a cada dia se apega mais à frivolidade do mundo e fica mais afastado de seus deveres sacerdotais. Você não percebe que Deus, para punir você, está torturando Vitória?” João Paulo diz: “Deus não inflige tortura, mãe! Você está muito errada!” João Paulo fica tenso quando a mãe fica atrás dele, coloca a mão em seu ombro novamente e diz: “Se você se importa tanto com Vitória , não continue trazendo a ira de Deus sobre ela, ou você vai se arrepender por toda a vida.”
Max se senta ao lado da cama de Fernanda e chora. Vitória está na capela do hospital e chora. João Paulo se junta a ela na capela e garante que, agora mais do que nunca, Deus está com ela. Ela está incrédula: “Como pode dizer isso quando os médicos acabam de dizer que ela está paralisada?” “Mas sua filha está viva, e o menino que estava com ela está morto.” ele a lembra. Enquanto isso, Bernarda tenta consolar Padilha: “Pare de se atormentar. Seria melhor pensar que seu filho agora está descansando nos braços do Senhor.” Ele trata sua piedade com desprezo: “Você acha que isso é consolo? Quando a filha de Vitória Sandoval está viva?” Padilha jura que não vai descansar até que Vitória sinta a mesma dor que o está sufocando agora.
Bernarda entende sua sede de vingança. Ela tem um plano para ajudá-lo a se vingar! João Paulo continua a oferecer consolo e incentivo a Vitória . Ela não pode desistir agora, quando sua filha mais precisa dela: “Deixe de lado sua arrogância e orgulho. Aprenda a perdoar.” Vitória estreita os olhos e parece levar suas palavras a sério. No dormitório improvisado na igreja, Napoleão e João roncam alto. Nathy puxa um travesseiro sobre a cabeça em uma tentativa inútil de bloquear o barulho. Cruz fica parado, bem acordado. Maria segura seu medalhão de coração brilhante, que evidentemente sobreviveu ao incêndio, e pensa em Max.
Max pergunta à mãe: “Quando vamos dar a notícia a Fernanda?” Vitória diz a ele que eles não vão dizer uma palavra a ela sobre sua paralisia. Os médicos lhes deram esperança e é nisso que eles vão agir, não importa o que aconteça. Max e Vitória decidem dormir ao lado de Fernanda. Os outros decidem ir embora. Oscar pode levar Pipino para casa, sugere Guilherme, ao sair com Antonieta. Oscar sai furioso e Fabiano leva Pipino para casa. Max, enquanto acompanha João Paulo, comenta que está surpreso que Vitória pareça tão próxima de Deus. Ela nunca foi religiosa. “Ela costumava ser”, diz João Paulo. Max fica surpreso ao ouvir João Paulo falar sobre o passado de sua mãe. Ele não sabia que eles se conheciam há muito tempo. Tudo parece um pouco estranho para ele. João Paulo garante que muito em breve ele vai entender.
Pouco antes de João Paulo partir, Max pergunta a ele sobre Maria. Max não precisa se preocupar, diz ele. Ela está bem e todas as pessoas afetadas pelo incêndio encontraram um lugar para morar. João Paulo fica grato quando Max diz que também sente necessidade de estar mais perto de Deus. Guilherme e Antonieta tomam vinho em seu apartamento. Ela não sabe como Vitória conseguiu suportar tudo o que aconteceu. “Vitória é uma mulher muito forte,” diz Gui. “E admirável,” acrescenta Antonieta. Guilherme aproveita a oportunidade: “Existem muitas mulheres admiráveis, e você é uma delas. Desde que te conheci, você tem sido a sombra de Vitória . Você não percebe que brilha tanto quanto ela? Não estou lisonjeando você, estou apenas dizendo a verdade. Por que você nunca se casou, Antonieta?” Seus lábios tocam brevemente e então Guilherme se desculpa timidamente. Ele não resistiu!
Helena diz a Rosana que está cansada de ouvir Vitória chorar e gritar o dia todo. Ela quer tirar algum dinheiro de Max. Rosana diz: “Francamente, bochechas doces, não acho que você tenha o instinto maternal. Se você continuar casada, Vitória e Max vão cuidar da criança e você pode fazer o que quiser da sua vida.” Helena confessa que esteve grávida antes e se livrou da criança. Quem o diabo deixou esta mulher em minha casa ?
Bernarda visita Vitória e diz: “Seu castigo não termina aqui; tudo o que você está sofrendo é resultado de ter provocado a ira de Deus. … É sua culpa que João Paulo tenha deixado o sacerdócio. Deus vai punir você, Vitória, e se Ele não castigar, eu vou! Com minhas próprias mãos! Fique longe de João Paulo!” Vitória reage: “Vou te mostrar que sou uma mãe melhor do que você. Um dia você vai me ver com minhas filhas, todas nós cheias de amor e felicidade enquanto você vai estar submerso em sua solidão . Agora saia da minha casa!”
É de manhã no hospital e Maria se junta a Max. Eles se abraçam. Fernanda está muito mal. Bernarda não está feliz em ver João Paulo empacotando todas as suas roupas para doar às pessoas que perderam tudo no incêndio. Ela fica ainda menos satisfeita quando ele menciona de passagem: “Alguns de nós estão se mudando para uma comunidade na paróquia. João Paulo tenta mais uma vez falar com Bernarda como se ela fosse uma pessoa normal. Ele conta que estava com Maria Desamparada para seu primeiro ultrassom pré-natal: Ele viu seu neto. E ele percebeu o quão grande é a obra de Deus. “Seu neto,” ele repete. E depois dessa experiência, ele não consegue entender como ela pode deixar de amar sua neta, Maria Desamparada. Ela responde: “Você não sabe meus verdadeiros sentimentos por aquela garota, que é tão parecida comigo.” Max e Maria se abraçam. “O amor é o que nos ajuda nos momentos mais difíceis,” diz ela.
(*) edição das novelas do SBT, “Triunfo do Amor”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “Triunfo do Amor”: Victoria é uma das estilistas mais reconhecidas do México. Mora em um casarão elegante com o marido Osvaldo, ator famoso, e os filhos Fernanda (filha de ambos) e Maximiliano (filho de Osvaldo com a primeira esposa). Em sua juventude, ela trabalhou como empregada de Bernarda, uma fanática religiosa cujo filho João Paulo estava estudando no seminário para ser padre. João Paulo conheceu Victoria, eles se apaixonaram e uma noite eles se renderam ao amor.
Quando Victoria descobriu que estava grávida, João Paulo havia voltado ao seminário e Bernarda a expulsou de sua casa. Victoria teve sua filha sozinha, mas três anos depois Bernarda, tentando se livrar de Victoria e de sua filha, causou um acidente que a mandou para o hospital e, sua filha Maria, acabou em um orfanato. Desde então, Victoria não parou de procurar sua filha.